Ir ao conteúdo

Outro Investimento Inicial em Microcontroladores

Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Sou novo no fórum e estou entrando nesta de microcontroladores de cabeça. Gostaria de comprar algo para começar mas não sei exatamente o que. Tenho experiência com microprocessadores da TI e gostaria de pular o Arduino para começar direto com o próprio AVR ou PIC, porém não sei em que gastar dinheiro.

Logicamente terei que comprar uma protoboard, jumpers. A minha questão é sobre comprar um programador e desenvolver na própria protoboard? Comprar uma dessas placas com periféricos para me acostumar antes de tudo. Vale a pena começar não pular o arduino e comprar um kit para ele? Qualquer opinião e dica é superválida.

Gostaria de algo que vai durar na minha experiência e que seja o mais versátil possível. Eu particulamente gostaria dos periféricos para testar, mas não sei se é a melhor das soluções. Além de começar com PIC ou AVR.

Obrigado,
Luiz Felipe.

• Membro VIP
Postado

Se vai programar em c, pode ser qualquer um. Micro-resumo personalizado dos mc's que tive contato...

-51: antigo mas ainda ativo e com bom suporte

-PIC: há quem torça o nariz mas atende projetos profissionais

-AVR: usado no arduino e cia. Mais barato e mais recurso que pic

-ST: Meu preferido. Pena que não tem no proteus.. ainda. Baratíssimo, excelentes recursos, programador de baixo custo. Stlink tem no m.l. por menos de U$10,00.

-LPC: 32bits... mais pra aplicação mais exigente

Todos: programador é mandatório; todos tem como adicionar periféricos;  vai ter que dar uma olhadela no datasheet do seu escolhido; vai precisar por a mão na massa e não se deitar sobre o sw; vai precisar conhecer quase zero de assembly.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@luizfelipecss ,

Eu começaria com um velho e bom Arduíno Uno. Pelos seguintes motivos :

1 - Pode programar em qualquer linguagem, não precisa ser na IDE do Arduíno.

2 - Já tem programador literalmente embutido, mas nada te impede de comprar um baratíssimo USBASP e ligar diretamente no conector ICSP.

3 - Tem práticamente todos os recursos de um Atmega328P livres, o que permite fazer muiiiita coisa...

4 - Existem centenas de Shields prontinhos que encaixam direto no

formato do Arduino Uno.

5 - Baixo custo inclusive dos Shields.

6 - Farta documentação sobre hardware e programação, além do compilador para os Atmega ser free.

7 - tem boa potência e recursos, claro que não é um ARM, e nem vai virar videogame, mas vai te deixar aprender muita coisa com ele.

Como exemplo, eu uso o Arduíno Uno como minha plataforma de desenvolvimento, e programo em

Basic e Assembler. Facilita muito o desenvolvimento de um produto.

Paulo

• Curtir 1
Postado

@aphawk

Sobre o que comprar, o que você julga necessário comprar para começar e quais lojas são boas para pesquisar preço?

Seria o arduino, protoboard, jumper, o shield de wifi e relé(esses são necessários para o projeto que pretendo fazer primeiro).

13 horas atrás, aphawk disse:

5 - Baixo custo inclusive dos Shields.

Mas meu desenvolvimento seria para embarcar e deixar lá rodando. Não é caro ficar comprando arduino para largar pela casa?

Postado

Acho que os colegas ja responderam com os investimentos, deixe - me complementar apenas com uma coisa algo que me chamou a atenção sobre o fato de algo que vai durar na sua experiência.

Foque nos conceitos e não no dispositivo, usar PIC, AVR, ST ou mesmo Arduino vão te levar a praticamente aos mesmos caminhos com pequenas diferenças em termos de dificuldade e produtividade, ao começar no mundo dos sistemas embarcados você sempre vai precisar entender um pouquinho de aspectos de dispositivo de forma genérica, Ex.: Um periferico de timer é praticamente o mesmo independente do device, foque em entender como ele funciona, programar é o de menos, as API fornecidas pelo Arduino ou as HALs (peças de código que abstraem o baixo nível) podem fazer o trabalho duro de lidar com as diferenças específicas de cada plataforma.

Dito isso, eu começaria sim pelo Arduino pela agilidade na assimilação de conceitos e ver funcionando, aproveite essa experiência para aprender a fazer projetos com a firmware portável, acredite nenhum ambiente é mais propicio pra te ensinar portabilidade de firmware do que Arduino, com seus projetos portáveis, foque em testar em MCU que tenham periféricos que não existam na sua Arduino, por exemplo microcontroladores ST com periferico de display gráfico, ou MCUs da TI que possuem aqueles PWMs maravilhos de altissima resolução para motores.

E não menos importante: C ou Assembly? Ambos! E Basic, e Java, e C++, Python, o que vier, cada linguagem ensina um paradigma diferente na hora de abordar seu projeto, e quanto mais você as conhece mais consegue implementar as particularidades de cada linguagem para resolver uma limitação que outra tem...

Por ora é isso, qualquer coisa, pergunta ae.

• Curtir 3
Postado

@luizfelipecss ,

Procure também os famosos módulos ESP8266 , são fantásticos para uso caseiro, dá para programar também na IDE do Arduíno, e são bem baratos !

Eu uso um Arduino Uno ligado a um ESP8266 para fazer controle via  Wi-fi entre vários módulos, até o meu modem da Net tem um desses módulos que uso para dar um reboot quando a porcaria trava kkk !

Acrescente na sua lista uma fonte de 12V / 3A , um regulador de tensão 7805, um display LCD ou gráfico, uns rotary encoder, alguns Leds, e o que mais você achar interessante ok ?

Paulo

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, aphawk disse:

Eu uso um Arduino Uno ligado a um ESP8266 para fazer controle via  Wi-fi entre vários módulos, até o meu modem da Net tem um desses módulos que uso para dar um reboot quando a porcaria trava kkk !

Isso é genial!

13 horas atrás, Felipe Electronic disse:

E não menos importante: C ou Assembly? Ambos! E Basic, e Java, e C++, Python, o que vier, cada linguagem ensina um paradigma diferente na hora de abordar seu projeto, e quanto mais você as conhece mais consegue implementar as particularidades de cada linguagem para resolver uma limitação que outra tem...

Isso era outra dúvida que eu tinha. Vou tentar variar um pouco.

13 horas atrás, Felipe Electronic disse:

ou MCUs da TI que possuem aqueles PWMs maravilhos de altissima resolução para motores.

Estou fazendo mestrado em Eng. Elétrica e estou trabalhando com ele usando pra simulação embarcada. Um delfino f28377s e é isso que me fez cair nesse mundo.

10 horas atrás, aphawk disse:

Procure também os famosos módulos ESP8266 , são fantásticos para uso caseiro, dá para programar também na IDE do Arduíno, e são bem baratos !

@aphawk

Eu esbarrei com isso na minha pesquisa, tava querendo entender. Não é necessario embarcar um arduino inteiro quando se tem um desse? Ouvi falar também de app pra celular, ou pagina em browser, é simples fazer isso? (Tenho conhecimento de html e javascript)

Postado

@luizfelipecss ,

Esses ESP8266 tem um processador quase 10 vezes mais potente que os usados nos Arduínos comuns !  

Tem bastante Ram, alguns módulos mais completo tem memória Flash de programa de mais de 1 Mb, e tem bastante periférico embutido também, o que eu considero fraco neles é a parte de conversão A/d, um canal apenas...

Como eu só sei programar em Basic, eu rodo alguns programas neles pois existe um interpretador Basic muito bom, com comandos bem poderosos e que facilitam muito a implementação de aplicações IoT . Veja mais aqui :

https://www.esp8266basic.com

Se precisar de mais recursos tipo mais canais A/d , ou D/A, aí eu faço comunicação serial com um simples Atemga328, usando ele como escravo do EsP8266 . 

Acho que dá para você perceber o quanto de poder existe dentro desses pequenos módulos !

Paulo

Postado

@luizfelipecss ,

Esses ESP8266 tem um processador quase 10 vezes mais potente que os usados nos Arduínos comuns !  

Tem bastante Ram, alguns módulos mais completo tem memória Flash de programa de mais de 1 Mb, e tem bastante periférico embutido também, o que eu considero fraco neles é a parte de conversão A/d, um canal apenas...

Como eu só sei programar em Basic, eu rodo alguns programas neles pois existe um interpretador Basic muito bom, com comandos bem poderosos e que facilitam muito a implementação de aplicações IoT . Veja mais aqui :

https://www.esp8266basic.com

Se precisar de mais recursos tipo mais canais A/d , ou D/A, aí eu faço comunicação serial com um simples Atemga328, usando ele como escravo do EsP8266 . 

Acho que dá para você perceber o quanto de poder existe dentro desses pequenos módulos !

Paulo

• Membro VIP
Postado

Paulão pode 'repetir'? kk. Por acaso este do m.l. de 17 conto tem algo de bom?

modulo-wifi-esp8266-esp-12e-para-arduino

Meio que torcia o nariz pra ele mas depois de sua insistencia e ver aquele artigo e o preço, quase que vislumbro algumas aplicações wireless pessoais legais pra ele.

Como assim interpretador basic? Já vem com ele? Ou tenho que baixar nele? Os programas rodam na ram ou grava na flash? Ele conversa com o mundo exterior só via serial?

Mostra aí pra mim um exemplo de pisca led. Pode ser em basic mesmo. Um pouco mais complexo, algum de como o navegador enxerga e fala como ele. tipo aperto um botão no navegador e acende o led.. ok ... não precisa apontar pro link sobre ele no cdh... já sei onde tá, tá?!

Postado

@aphawk ,

Tava procurando aqui sobre os modulos ESP8266 e queria saber uma opinião. O que eu devo comprar essas mais parrudas, como a NodeMCU ESP-12E ou o básico como ESP-12E e me virar com solda e implementação? Se eu quiser apenas controlar um relé, eu consigo com uma 12E fazendo as conexões corretas, usando fonte e tal?

To tentando fazer um carrinho no Aliexpress pra fazer uma boa compra enquanto eu dependo do Arduino que peguei emprestado de um amigo. Como não estou por dentro de preços, não sei quanto gastar ou o que vale a pena ou não. Eu tenho a impressão que dá pra comprar o mais básico de tudo e montar a mesma coisa que o completo, só tendo mais trabalho, mas não sei mensurar esse trabalho em reais para ver se é mais viável comprar ele pronto.(Essa é a minha principal questão)

Luiz Felipe.

Postado

@luizfelipecss ,

Bom, sobre os Módulos ESP8266, se seu objetivo é apenas controlar um relé com um programa pequeno, pode pegar os mais simples mesmo.

Já se pretende algo bem sofisticado, em vez do módulo simples ESP8266E eu pegaria o Nodemcu que já está com pinagem padronizada, regulador de tensão, tudo bem montadinho, mas isso você escolhe....

Eu comprei 10 módulos ESP8266E e mais 10 plaquinhas adaptadoras para transformar eles em uma pinagem padrão 0.1 "  , e soldei um regulador de tensão neles, já tem local reservado para isso, assim posso alimentar com 5V direto. Ficou bem mais barato do que comprar isso pronto, e substitui quase direto o Nodemcu.

Mas em minha casa tenho 3 desse ESP8266 de primeira geração para controle remoto de relés usando minha rede Wireless, e funcionam muito bem...

adicionado 11 minutos depois
4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Paulão pode 'repetir'? kk. Por acaso este do m.l. de 17 conto tem algo de bom?

modulo-wifi-esp8266-esp-12e-para-arduino

Meio que torcia o nariz pra ele mas depois de sua insistencia e ver aquele artigo e o preço, quase que vislumbro algumas aplicações wireless pessoais legais pra ele.

Como assim interpretador basic? Já vem com ele? Ou tenho que baixar nele? Os programas rodam na ram ou grava na flash? Ele conversa com o mundo exterior só via serial?

Mostra aí pra mim um exemplo de pisca led. Pode ser em basic mesmo. Um pouco mais complexo, algum de como o navegador enxerga e fala como ele. tipo aperto um botão no navegador e acende o led.. ok ... não precisa apontar pro link sobre ele no cdh... já sei onde tá, tá?!

Isa, você baixa o interpretador e instala nele, e pronto, já pode usar oi seu navegador para programar diretamente no módulo, salvar programas, tudo direto nele. Os programas você grava na flash, o próprio interpretador trata como se fosse um cartão SD... tem Autorun, tem Debugger, tudo direto nele !

Você também pode conversar com ele via serial, eu uso assim com o Arduíno, como se ele fosse uma simples modem que suporta os comandos "At" , mas para isso uso eles no modo nativo mesmo, sem instalar o Basic.

Já que você achou o tópico, logo no inicio eu coloquei um exemplo de programinha simples, mas no site do Basic tem muitos exemplos também, e tem um Fórum com muitos projetos legais !

Vale a pena esse brinquedo !!!!

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, aphawk disse:

Bom, sobre os Módulos ESP8266, se seu objetivo é apenas controlar um relé com um programa pequeno, pode pegar os mais simples mesmo.

Paulão, abri um dos reles sonfoff ...

3-reles-sonoff-D_NQ_NP_601028-MLB2768182

... que comprei no m.l. e adivinha o quem tem dentro? Acertou! Algum tempo depois achei uma maneira se dizia simplíssima de reprogramar o bicho (mas claro não me senti a vontade em fazer isso ... ainda). Pena que perdi o link pois se não, poderia ser mais uma referência pro garoto.

12 horas atrás, aphawk disse:

Vale a pena esse brinquedo !!!!

de fato comprei alguns destes relés pra dar de presente de natal mesmo! Sério! kk. Pra amigo geek. Pra este lance bobo de amigo secreto. aff . Mas é um presente diferente, Inusitado, barato, fácil de instalar e etc... Um pouco diferente de um.. par de meias kk

• Curtir 1
Postado

"Não quero começar com arduino".... ou algo do tipo... olha... se você quiser pode montar seus próprios circuitos e isso já lhe diferencia de um simples utilizador da placa de circuito "tudo bonitinho" que todo mundo compra como solução pronta e é introduzido nas faculdades com o arduino.  A maioria só sabe ligar no USB e a "mágica acontece" huahuahua 

Se você trabalhar só com atmega dos mais diversos tipos e até ir para o lado do smd dá para estudar muita coisa... inclusive tem controles de voo de drones feitos com atmega (controlando* giroscópio, bussula, pressão e o que você quiser a mais, coisa de chinês), claro uma mais portas e interrupções do que o atmega 386p. 

Quanto mais conhecido mais fácil você achar bibliotecas para você aplicar sua atividade e não ter que inventar a roda toda vez que quiser ligar um led. Divertido, mas até certo ponto e contra producente se você tiver um projeto que precise desenvolver rápido.

Tem o povo da St microcontroladores... é um ótimo chip, capaz até de tocar vídeos coloridos e o caramba, mas é um luta se você quiser fazer algo novo... se você quer realmente estudar algo do nada pode ser eles. Esses já foram idicados para min um dia aqui também.

O que comprar: Microcontrolador+programador que possa programar dentro de um circuito. Compra conjuntos básicos de resistores, capacitores e se quiser se divertir com bugigangas vai no aliexpress e procura por sensores. Se tiver algum dia um projeto você pode achar uns já prontos lá e você pode fazer engenharia reversa e se divertir fazendo circuito. 

Fora isso mexer com circuito vai ser coisa de plugar o UBS e nada mais. 

Postado

Eu olho o Arduíno como uma plaquinha de desenvolvimento, pode ser programada em qualquer linguagem, pode usar bibliotecas de monte em várias linguagens, ou para quem gosta de aprender muito, reinventar a roda, fazendo as suas próprias bibliotecas para os diversos hardwares.

Dá uma boa performance, tem muita coisa pronta que encaixa direto nos pinos dele, e custa bem barato.

Para um iniciante, eu diria que é a escolha perfeita.

Paulo

Postado

Isso, o Arduino não é só para aquele cara que quer um projeto rápido, é também para o iniciante mais curioso, a quantidade de coisa desenvolvida e validada pela comunidade é enorme, além disso o ecossistema tem vários sabores, com várias particularidades mas tudo sempre usando as Arduino core libraries, se achar ruim tu pode programar em C ou mesmo em inline assembly, o Arduino não impede você disso o que faz dele digamos assim bem elástico, seja você iniciante ou não.

Esses dias mesmo recebi um Arduino Vidor, que é constituido de um ARM e uma FPGA e advinha, você pode sair fazendo hardware programável ou... usar esse canhão com as core libraries do Arduino e ter seu projetinho rodando sem lag.

Arduino pelo que ando vendo vai continuar sendo a grande porta de entrada no mundo de sistemas embarcados.

"Ah mas arduino não é coisa de profissional com aquele software e memememememe" - Pra quem pensa esse tipo de coisa, da uma olhadinha aqui no Marlin Firmware, um controlador completo de impressão 3D que... roda num AVR de 8bits!
https://github.com/MarlinFirmware/Marlin

Postado

A todos, uma pergunta:
Como eu programo em C no arduino? É pela própria IDE? Consegui um arduino emprestado enquanto o meu dá a volta ao mundo.

Existe algum site grande de exemplos pra isso? No caso é um ATMEGA328P, vou procurar o datasheet e o manual, mas queria realmente saber como faz pra interagir com ele pra num futuro não depender do arduino(que é meu objetivo principal).

Luiz Felipe

• Membro VIP
Postado

você pode tentar compilar p.ex. com o SDCC e usar a ide do arduino só

Em 30/11/2018 às 17:07, aphawk disse:

como uma plaquinha de desenvolvimento, pode ser programada em qualquer linguagem,

algo como "importar" o .hex nele só pra gravar.. chutando pois nunca tive contato com o bixo

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1145552-programa%C3%A7%C3%A3o-em-c-para-atmega328/

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, luizfelipecss disse:

A todos, uma pergunta:
Como eu programo em C no arduino? É pela própria IDE? Consegui um arduino emprestado enquanto o meu dá a volta ao mundo.

Existe algum site grande de exemplos pra isso? No caso é um ATMEGA328P, vou procurar o datasheet e o manual, mas queria realmente saber como faz pra interagir com ele pra num futuro não depender do arduino(que é meu objetivo principal).

Luiz Felipe

Sim. você baixa a ide pelo site do arduino https://www.arduino.cc/en/Main/Software 

Exemplos tem dentro da própria IDE em "exemplos", só procurar nas abas e você acha tutoriais no site do arduino para esses exemplos e outros. Exemplos na net você acha fácil digita "arduino+o que você quer" tipo arduino robô ou sei lá o que... A programação é em C mesmo se você quiser e se você olhar alguns códigos dá para pegar fácil. 

Seria interessante pegar um osciloscópio (se você tiver laboratório ou pegar um mais básico) para estudar outras coisas como pwm, interrupts... mas dá para estudar sem com o uso de controle de motores por pwm e o uso de mosfets e tal...  Tem um projetos até no youtube de você mesmo fabricar sensores e outras coisas. 

Postado
Em 01/12/2018 às 22:38, Bommu Perneta disse:

Seria interessante pegar um osciloscópio (se você tiver laboratório ou pegar um mais básico) para estudar outras coisas como pwm, interrupts... mas dá para estudar sem com o uso de controle de motores por pwm e o uso de mosfets e tal...  Tem um projetos até no youtube de você mesmo fabricar sensores e outras coisas. 

Sou aluno de mestrado em Eng. Elétrica, tenho acesso a esses equipamentos. E PWM já está no sangue, minha aula sobre Aplicação de Microprocessadores me ensinou bastante sobre interrupções, e meu projeto foi de simulação de um boost(conversor DC-DC) com um controlador PI. Então tive que usar PWM da minha placa da TI justamente para isso.

Inclusive estou medindo tempo de interrupção dela nesse momento. 

1825754182_WhatsAppImage2018-12-03at14_28_54.thumb.jpeg.fe964651a568d2c45280fb4e30416234.jpeg

• Curtir 1
Postado

Então está em casa ^^ Eng Da computação aqui e eu tinha minhas dúvidas que o povo da elétrica ia nessa parte... pelo que estou vendo só na pós... hum... 

Postado

@Bommu Perneta ,

Por essa eu não esperava ...

E eu que achava que era impossível se formar em Engenharia Elétrica sem ver a fundo os microcontroladores .....

Quer dizer que agora só na Pós se aprende de fato sobre um microcontrolador ... coitados dos pobres Engenheiros Eletricistas  recém-formados ...

Servem para quê afinal ? 

Tantos anos estudando serviram para quê, aprender Português, Biologia, Ecosistemas, Direito, Economia, administração, Calculo Diferencial e Integral, Resistência de Materiais, Mecânica, Desenho Técnico, Fisica, Quimica, Hidráulica, Polias... e nada de microcontroladores ????

Uau ... decepção total para mim.

Paulo

Postado

@aphawk  

HUuhauhauhauha Pensei* que o povo se formava para mexer com motores elétricos ir para a usina ou central de eletricidade. Não vou nem comentar as brincadeiras do Desciclopédia que se não o povo vai ficar bravo comigo ^^ mas é saudável saber de outros cursos que nem sei como funcionam kkkkkk Por exemplo só conheci eng da telecomunicações por eles terem feito vários semestres com a nossa turma ^^ enfim... não fiquem brabos por não conhecer o curso de você huahuahuahua 

adicionado 5 minutos depois

ah! não me levem para um lado ruim. Um dos moderadores já falou (um bom tempo atrás) para eu não ficar brincando por aqui ^^ sou mais espirituoso ... Desculpem ^^  

:X 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!