Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, Pessoal. Vi um circuitinho de três componentes na internet e queria entendê-lo melhor. É uma bateria daquelas redondinhas, tipo de relógio de parede, ligada em transistor que está  ligado numa bobina (a bobina ele fez um circulo com fio de cobre, acho que 16 voltas) e tudo isso gerava um campo magnético na bobina que acendia um led (é um wireless rudimentar). Só que ele deu uma explicação sobre a função do transistor que eu fiquei sem entender. Ele disse que o transistor ficava abrindo e fechando pra poder gerar o campo magnético na bobina.

A pergunta é:  Corrente contínua pura pode fazer o transistor abrir e fechar?  Pois eu li que, para o transistor fazer o chaveamento, precisa ser uma corrente que varia. Alguém pode me ajudar na explicação? Obrigado

• Membro VIP
Postado

Olá. você tem algum motivo pra não publicar o esquema ou pelo menos onde viu isso? Provavelmente o circuito é um auto-oscilador simples e sim basta um transistor e alguma bobina e um capacitor. P.ex., certa feita fiz algo parecido com este...

MONITOR-DE-EVENTOS-SEM-FIO-EM-FM-5.gif(não consigo explicar como oscila com palavras humanas)

com BD135. A potência era bem boa que fazia acender uma lampadazinha numas 6 voltas de fio perto de L1

Postado

Oi Isadora

é um vídeo que vi no youtube, esse é link 

Eu queria entender como a corrente contínua pura consegue fazer a bobina chavear, pois sempre achei que precisava ser uma corrente, no mínimo pulsante.

adicionado 2 minutos depois

@Isadora Ferraz

Oi Isadora

adicionado 5 minutos depois
29 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Olá. você tem algum motivo pra não publicar o esquema ou pelo menos onde viu isso? Provavelmente o circuito é um auto-oscilador simples e sim basta um transistor e alguma bobina e um capacitor. P.ex., certa feita fiz algo parecido com este...

MONITOR-DE-EVENTOS-SEM-FIO-EM-FM-5.gif(não consigo explicar como oscila com palavras humanas)

com BD135. A potência era bem boa que fazia acender uma lampadazinha numas 6 voltas de fio perto de L1

Oi Isadora

Eu queria entender como a corrente contínua pura consegue fazer a bobina chavear, pois sempre achei que precisava ser uma corrente, no mínimo pulsante.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Ok amigo... Aquilo é algo como um oscilador de bloqueio. Falha do autor do video. Devia ter colocado o esqueminha. Algo como...

Blocking_oscillator.jpg (sorry não achei rápido nada idêntico àquilo no google imagens)

mas sem o capacitor. Funciona sem ele. É +- simples de entender. Estaca zero... Quando liga, o transistor vai conduzir pois está sendo saturado pela corrente à base que vem de cima. Mas isso gera um campo eletromagnético na de baixo que é aplicado do na parte de cima do indutor só que invertido - corrente invertida - tensão invertida o que faz V- na base e o transistor bloquear. Mas não por muito tempo pois este campo é efêmero. Terminado seu efeito, nos leva a estaca zero.

Satura/bloqueia... vulgo abre/fecha/abre/fecha... perceba que a corrente é alternada mesmo. então fica tranquilo, seus conceitos estão corretos e nenhuma lei da física foi burlada

Sei lá.. acho que nem eu me entendi direito ...

Postado
48 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Ok amigo... Aquilo é algo como um oscilador de bloqueio. Falha do autor do video. Devia ter colocado o esqueminha. Algo como...

Blocking_oscillator.jpg (sorry não achei rápido nada idêntico àquilo no google imagens)

mas sem o capacitor. Funciona sem ele. É +- simples de entender. Estaca zero... Quando liga, o transistor vai conduzir pois está sendo saturado pela corrente à base que vem de cima. Mas isso gera um campo eletromagnético na de baixo que é aplicado do na parte de cima do indutor só que invertido - corrente invertida - tensão invertida o que faz V- na base e o transistor bloquear. Mas não por muito tempo pois este campo é efêmero. Terminado seu efeito, nos leva a estaca zero.

Satura/bloqueia... vulgo abre/fecha/abre/fecha... perceba que a corrente é alternada mesmo. então fica tranquilo, seus conceitos estão corretos e nenhuma lei da física foi burlada

Sei lá.. acho que nem eu me entendi direito ...

hahaha, fico feliz das leis não terem sido burladas rss.. Ótima explicação Isadora, entendi perfeitamente, me esclareceu muito.Eu tinha uma pulga atrás da orelha quando falavam "corrente contínua chaveando transistor" rss..Agora ficou claro. Obrigado pela ajuda!!

adicionado 1 minuto depois

hahaha, fico feliz das leis não terem sido burladas rss.. Ótima explicação Isadora, entendi perfeitamente, me esclareceu muito.Eu tinha uma pulga atrás da orelha quando falavam "corrente contínua chaveando transistor" rss..Agora ficou claro. Obrigado pela ajuda!!

Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Sobre esse circuito, a oscilação dele é feita pelo capacitor de 5p6. Quando aumenta a V no emissor do transistor ele entra em corte, o capacitor carrega através da bobina e do resistor de 47R aí a V do emissor diminui, fazendo saturar e curto-circuitar o capacitor fazendo aumentar a V do emissor e repetir o ciclo. 

Como esse circuito é usado pra transmissão de rádio frequência em FM, ao colocar o sinal na base mudamos a referência de tensão para corte e saturação do transistor tem-se a modulação do sinal, pois dependendo do sinal vai cortar o oscilador ou mesmo alterar a frequência principal. 

Meio off... 

Quando eu tinha uns 13 anos fazia esse circuito pra ficar causando interferência na TV aqui em casa, frequência de aproximadamente 80 MHz cortava o sinal da Rede Globo. 

Cheguei também a falar no rádio da sala usando um piezoelétrico retirado de um telefone. 

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!