Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Data desconfigura quando tiro o PC da tomada


Synnz

Posts recomendados

Então galera, essa semana fui ligar o PC e na primeira vez ele deu um erro na BIOS e o PC desligou, aí liguei ele e a data e hora estavam erradas. Por causa do trabalho que me consumiu quase meu dia todo, ele ficou sem ligar por uns 2 dias, e nesse tempo deixei ele fora da tomada. Hoje fui ligar ele de novo e a data tava errada. Tem um amigo meu que disse que o computador dele, se tirado da tomada quando liga a data e hora ficam erradas. Queria saber se alguém tem alguma ideia do que pode ser. Se ajudar minha placa-mãe é uma Gigabyte GA-78LMT-S2 (rev 1.1).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Branquinho Uss disse:

Pode ser a bateria da Bios, tem outra para que possa testar?

Cmg aqui nenhuma, vou ter que esperar até segunda =/

adicionado 5 minutos depois

Esse amigo que mencionei disse ja ter trocado a bateria e continuou a mesma coisa, tenho medo de ser o mesmo comigo 

 

E é normal quando a bateria estiver "pifando" aparecer uma mensagem de erro quando a bios inicia? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Daniel Vieira Way disse:

Cmg aqui nenhuma, vou ter que esperar até segunda =/

adicionado 5 minutos depois

Esse amigo que mencionei disse ja ter trocado a bateria e continuou a mesma coisa, tenho medo de ser o mesmo comigo 

 

E é normal quando a bateria estiver "pifando" aparecer uma mensagem de erro quando a bios inicia? 

Dar erros na data e hora além de carregar as configurações padrões é a bateria. Mas desligar assim não. Pode ser algo errado com o BIOS ou parte elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, simforoso disse:

Dar erros na data e hora além de carregar as configurações padrões é a bateria. Mas desligar assim não. Pode ser algo errado com o BIOS ou parte elétrica.

Vish. O estranho é que só foi uma vez que esse erro apareceu e ele desligar sozinho.

Mas vou comprar a bateria e rezar pra que seja só ela mesmo kk' porque acabei de comprar uma placa de vídeo nova (que ainda chega essa semana) e tô totalmente no vermelho agora 😣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto tempo esse PC tem de uso? Chega a ficar semanas/meses desligado quando você e sua família viajam e tal?

 

Aqui minhas placas desde 2002 nunca precisei trocar bateria, pois estão sempre ligados meus PCs hehehe

 

De repente se você precisar deixá-los desligados, deixe a régua (Filtro) de tomadas ligado e a chave da fonte ligada, energizando a placa, mas sem ligar o PC. Isso deve fazer a bateria durar mais, porque se é um computador novo, existe alguma fuga de 3V ou um pouco menos vindo dessa tua bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então 

Em 02/12/2018 às 10:47, simforoso disse:

Quanto tempo esse PC tem de uso? Chega a ficar semanas/meses desligado quando você e sua família viajam e tal?

 

Aqui minhas placas desde 2002 nunca precisei trocar bateria, pois estão sempre ligados meus PCs hehehe

 

De repente se você precisar deixá-los desligados, deixe a régua (Filtro) de tomadas ligado e a chave da fonte ligada, energizando a placa, mas sem ligar o PC. Isso deve fazer a bateria durar mais, porque se é um computador novo, existe alguma fuga de 3V ou um pouco menos vindo dessa tua bateria.

Então, esse PC eu comprei ele usado em Agosto, e tô dando uns upgrades nele aos poucos, por exemplo, a fonte e HD ja coloquei novos e tô esperando a placa de vídeo e o gabinete chegarem também (que comprei na Black Friday). Quando peguei ele, eu perguntei para o antigo dono, e ele disse que montou ele em 2014.

 

Sobre tempo desligado... Nos dias que chego tarde em casa nem ligo ele, isso deve acontecer umas duas ou três vezes na semana, nesses dias eu deixo ele fora da tomada e com o filtro de linha desligado.

 

E um fato curioso é que ontem eu liguei ele e tava com a hora normal =x. Mas hoje é um daqueles dias que o trabalho me fez ficar até mais tarde então não liguei, mas amanhã com certeza irei olhar novamente. 

 

Então, tô pensando na mesma coisa, deixar ele plugado direto na tomada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Vieira Way Se às vezes segura o horário é a bateria mesmo. E bateria como essas às vezes duram 10 anos mesmo tirando o computador da tomada e às vezes mal duram 1 ano.

 

Agora, tem placa-mãe que estraga a parte do circuito que mantém a alimentação da bateria para a BIOS, nesses casos mesmo com bateria nova a placa não segura o horário ao tirar da tomada. Se levar em alguém que mexe com eletrônica deve dar para arrumar (geralmente é alguma besteirinha que queima).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/12/2018 às 21:57, domingos87 disse:

@Daniel Vieira Way Se às vezes segura o horário é a bateria mesmo. E bateria como essas às vezes duram 10 anos mesmo tirando o computador da tomada e às vezes mal duram 1 ano.

 

Agora, tem placa-mãe que estraga a parte do circuito que mantém a alimentação da bateria para a BIOS, nesses casos mesmo com bateria nova a placa não segura o horário ao tirar da tomada. Se levar em alguém que mexe com eletrônica deve dar para arrumar (geralmente é alguma besteirinha que queima).

Ah, poxa obrigado por explicar! Vou ter que comprar uma bateria nova e testar pra ver se dá pra descobrir se é a bateria ou esses circuitos que tu mencionou rsrs'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!