Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Novo sofrendo com Micro-Stuttering


Posts recomendados

Bom, antes de começar a ler, saiba que esse é um problema antigo e tem uma longa história, eu quero tentar solucionar isso de uma vez agora, então vou deixar tudo que eu já fiz aqui também.

 

Eu tinha um PC prebuilt da Dell (Dell XPS 8700), que veio com uma GT635 e 8GB de RAM (DDR3 1600), além de um i7 4770. Eu troquei a GT635 por uma GTX 1050 de 2GB e comecei a sofrer com microstuttering (os jogos travavam toda hora). Então comprei 2 pentes de RAM adicional e fiquei com 16GB. Também não adiantou, comprei um HDD novo, também não adiantou. Então eu achava que era a placa-mãe (por 3 motivos: o áudio tava falhando, a placa de rede ficava reiniciando e também se eu botasse as memórias em dual channel dava tela azul.)

 

O que eu fiz? Comprei um Gabinete novo, uma fonte CX550 e uma Gigabyte B85M-D3PH. Fiz a montagem de um computador novinho, a única coisa que realmente sobrou daquele PC foi o processador (i7 4770). Eu deixarei anexado a foto do PC novo inclusive.

E pra minha surpresa, não adiantou de nada. Todos os jogos continuam travando, não dá nem pra jogar Fortnite no mínimo. E olha que, no ultra roda a 60fps direitinho, como deveria, mas travando a cada 3 segundos parece mais uma apresentação de slides. Eu também já tentei trocar os pentes de memória de posição, não muda nada.

 

Bom, na parte de software, o que eu tentei fazer também foi MUITA coisa. Desde tweaking do Windows 10, formatar a máquina milhões de vezes e voltar pro OS antigo, mexer com overclocking da GPU, monitorar tudo no MSI Afterburner (e por favor, eu já tentei monitorar tudo mesmo, mas não parecia ter nada de anormal, o que me irrita ainda mais.)

Com a BIOS nova, tentei reduzir os timings da RAM, infelizmente não dá pra dar OC nesse processador (ele não é um K-model), mas tentei ativar o modo de ultra perfomance, botar em extreme speed. Tudo no CPU-Z parece normal, inclusive os dados da Placa de Vídeo.

É importante dizer que todos os jogos travam, até mesmo os mais simples como Terraria, e não importa a configuração. Só percebi um maior travamento quando se utiliza toda a VRAM da Placa de Vídeo.

 

Alguém tem mais alguma ideia do que pode ser?, estou aberto a repetir alguma coisa, qualquer coisa que eu possa ter deixado pra trás, só queria uma luz.

De qualquer forma, a nova build do PC ficou irada e em questão de desempenho realmente melhorou, os jogos tão rodando com mais frames, então não me arrependo. Porém as travadas ofuscaram isso.

 

274632ef-cfbb-4c2f-bce7-6723d1f3b783.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi No PC antigo, até que a CPU chegava aos 75°C. Mas nesse, eu fiz um cable managment e com pasta térmica prateada e só com 1 das 2 fans do cooler ligadas (pois o outro fio não alcança o sys_fan, vou comprar adaptador ainda), o proc não passa de 63°C. GPU nova também nunca esquentou muito, o máximo que eu vi foi 69°C.

 

Usava estabilizador, comprei uma fonte CX550 pra esse novo PC e agora é direto no filtro de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!