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Erro ao clonar HD para SSD gerou partição RAW


Remido

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Boa noite,

 

Instalei um Patriot M.2 256GB novo no meu notebook Lenovo Y530, em que havia apenas o SO na unidade C (HDD 1TB) instalado além dos programas de fábrica.

Instalei a unidade SSD no notebook, formato GTP, em seguida NTFS padrão.

Utilizei o programa HD Clone para clonar o HD de 1TB (com menos de 50GB ocupado) para o SSD. Por volta de 14% aparece mensagem de erro e finaliza.

Agora o SSD possui uma partição NTFS de 47GB, uma partição UEFI e outra Microsoft reserved partition.

Tirando a parte NTFS, uma parte aparece como RAW.

Não consigo editar as partições pelo gerenciador do Windows 10.

Como faço para o SSD voltar ao formato de fábrica? Não preciso de nenhuma dado que esteja nele, apenas recuperar o espaço.

 

Por favor, me ajudem, estou desesperado.

 

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11 horas atrás, mick.07 disse:

Pode postar uma foto do Gerenciador de Discos?

Até postaria, mas o notebook não está ligando, nem mesmo acendendo o led traseiro quando conectado ao carregador.

 

Estava funcionando perfeitamente. Já havia desligado e religado e estava ok.

Do nada quando fui desligar através do menu windows ele apresentou a mensagem de desligando, a tela ficava escura e então ia para a tela de bloqueio. Tentei mais algumas vezes e repetiu a mesma coisa. Chequei as configurações dos botões do windows e estavam corretas. Desliquei pressionando a tecla power por 5 segundos. Quando tentei religar deu tela azul, abri o UEFI, ele estava reconhecendo o HDD e o SSD. Desliquei novamente. Tentei remover o SSD e o HDD (apenas um e ambos) e não ligou depois disso, nem acendeu led do carregador, nem ligou ventoinhas.

Também tentei usar o botão de reset na lateral do notebook e nenhuma resposta.

 

Já havia desmontado meu notebook antigo diversas vezes e nunca tive problemas. 😤

3 dias e este já está me dando dor de cabeça.

 

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15 minutos atrás, mick.07 disse:

Cara, aciona logo a garantia. Provavelmente isso foi algum notebook já bichado que despacharam na BF. Aciona a garantia pra eles trocarem a placa-mãe.

O meu Dell G3 chegou hoje, to aqui torcendo pra não ser bichado também kkk

Após remover a bateria ele ligou, mas trava na tela azul, com a mensagem:

"Um dispositivo necessário não está conectado ou não pode ser acessado."

Testei também retornando a bateria e segue a mesma mensagem.

 

Vou acionar a garantia. É o melhor a fazer.

 

Obrigado pela ajuda, Mick.

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10 horas atrás, mick.07 disse:

Pode ser problema de energia na placa-mãe. Procure no manual ou no Google se esse modelo tem um botão pequeno que descarregar a energia acumulada - normalmente é um pequeno orifício que você enfia uma agulha ou clips de papel.

No manual não encontrei nada sobre isso. Procurei no google também e não encontrei.

Deixei alguns minutos sem bateria e testei mas o problema persistiu.

@Henrique - RJ já havia feito esse teste.

Vou testar com um pendrive de boot.

 

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Embaixo dele, veja se tem algum buraco pequenino. Posta uma foto.

 

Além disso, contacte logo a assistência técnica, pode ser que eles já saibam como resolver esse problema e peçam pra você fazer alguns procedimentos sem precisar enviar pelos Correios. 

adicionado 4 minutos depois

Só uma curiosidade: após abrir a tampa, você colocou todos os parafusos de volta antes de tentar ligar? 

 

Alguns fabricantes deixam um parafuso que se não estiver colocado, impede o notebook de ligar. Tive um Acer que tinha esse parafuso de segurança, eu só conseguia ligar se colocasse ele de volta. 

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Mick, testei com os parafusos e também sem nenhum parafuso, ele aparentemente não possui nenhum sistema relacionado a isso. Imagino que seja problema no boot.

 

Utilizando o disco de boot consegui abrir o command.

sfc /scannow não encontrou erros

No disk part todos os discos aparecem como íntegros

Executei o Startrep.exe e ele informa que não foi possível reparar.


Vou descrever em detalhes o que ocorreu até o início do problema, talvez ajude.

 

Alguns pontos que eu não havia dito, mas que agora talvez sejam importantes.

Executei os comandos abaixo após primeiro erro (da unidade RAW).

O SSD ficou zerado e reconhecido corretamente pelo notebook.

Em 03/12/2018 às 23:11, mick.07 disse:

Abra o CMD e execute os comandos abaixo:

 

diskpart

list disk

select disk "x" (numero do SSD)

clean

convert GPT

create partition primary

active

format fs=ntfs quick

assign

exit

3

 

Então utilizei o programa Macrium Reflect para clonar o HDD (1TB) para o SSD (256GB).

O programa é excelente e fácil de usar e ele redimensiona as unidades para caber no espaço do SSD.

A clonagem de todo o HDD levou 30min e ocorreu sem erros.

 

Reiniciei o notebook e troquei a unidade de boot para o SSD e funcionou perfeitamente.

Executei alguns testes desligando e religando o notebook e navegando na internet e funcionou ok.

Formatei o HDD para usar como drive secundário numa partição única D. O SSD ficou como partição C.

 

Queria recuperar dados do HDD de um notebook antigo que morreu, então desliguei o notebook, efeituei a troca dos HDDs, liguei e transferi uma parte para o SSD. Recoloquei o HDD do notebook novo e trasferi para ele os dados.

Até este momento tudo correu perfeitamente.

Como havia mais dados para copiar, repeti o processo.

 

Ainda com o HDD do notebook antigo, não consegui desligar o notebook (não lembro se consegui acessar o HDD antigo dessa vez).

Quando usei o menu iniciar para desligar ele apresentou mensagem de desligando (tela escura) e então ia para a tela de bloqueio, como se apenas tivesse feito logoff. Tentei mais algumas vezes e continuou não desligando.

Pressionei o botão de desligar por 5 seg e quando reiniciei o notebook apresentou tela azul com o erro 0xc000000e.

 

Revendo os fatos com calma me parece que houve algum problema na escrita de dados na hora de desligar e arquivos relacionados ao boot possivelmente se corromperam.

 

Segue imagem dos discos e volumes atuais.

P_20181206_142712_vHDR_Auto_1.thumb.jpg.c021f7d847cf5abca61bf54a06fb975d.jpg

P_20181206_142849_vHDR_2.thumb.jpg.630a9e029de4058ee6ccf93601ecd06d.jpg

 

Disco 0 = HDD original do notebook

Disco 1 = SSD que instalei

Disco 3 = Disco de Boot (pendrive)

 

Volume 0 = HDD

Volume 1 / 2 / 3 = SSD

 

Executei o bootrec, segue imagem:

P_20181206_150113_vHDR_3.thumb.jpg.9ea35c10c1b15a7ec65b18e897457e77.jpg

 

Obs: consigo acessar os arquivos do SSD e do HDD pelo cmd aparentemente sem erros.

 

Não sei se isso é uma informação importante, tentei renomear as partições C e D trocando as letras.

Na hora que faço a troca funciona e consigo acessar os dois diretorios com as novas letras. Mas quando reinicio o notebook e reabro o prompt de cmd o HDD retornou para unidade C e o SSD para unidade D.

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