Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito divisor de tensão


Albertow.

Posts recomendados

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

é

Oi, Isadora. Eu tô tendo dificuldade pra achar a corrente de base. Por exemplo, a tensão que vai na base é a tensão de R2, não é?

A lei de Ohm pra corrente diz: I=V/R. Se a minha tensão de base é 1,9 eu vou dividir 1,9 por R2? Ou será  a tensão da fonte Vcc dividida por R1+R2? Essa é minha dúvida. 

Estou querendo saber o valor correto da corrente de base, pois o valor que tenho achado para a corrente de base, quando eu multiplico esse valor pelo ganho do transistor (25), não dá o valor da corrente Ic que é 20mA, e pela fórmula da corrente de coletor (Ic = Ib.Bcc), deveria dar, não é. Então estou achando que, talvez, eu esteja calculando errado a corrente de base, por isso pedi a fórmula p/ eu saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Se ic=20mA e você sabe o ganho, então a corrente de base já está achada. Para + informações você vai ter que ir um pouco além da lei de ohm. Vá de lei de kirchhof. Infelizmente (ou felizmente) esta teoria não me pertence mais.

Teoricamente, a corrente (Ic) pelo ganho (25), daria uma corrente de base de 0,0008 micro, mas se eu calcular a corrente através de R1 e R2, corrente essa que chega a base, o valor dá outro. 

Mas obrigado assim mesmo 😊 

adicionado 3 minutos depois
3 horas atrás, rjjj disse:

Aqui está a equação que relaciona a corrente de base com a de coletor, conforme a análise em corrente contínua F5Rua4D.gif:

 

 

 

S7EgHg5.gif

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

 

adicionado 3 minutos depois
3 minutos atrás, Albertowl disse:

Teoricamente, a corrente (Ic) pelo ganho (25), daria uma corrente de base de 0,0008 micro, mas se eu calcular a corrente através de R1 e R2, corrente essa que chega a base, o valor dá outro. 

Mas obrigado assim mesmo 😊 

adicionado 3 minutos depois

 

Obrigado pela ajuda!

adicionado 4 minutos depois
6 horas atrás, rjjj disse:

Uma maneira de achar a corrente de base é encontrar o equivalente de Thévenin do divisor de tensão, assim ficando com um circuito série a ser abordado com a Segunda Lei de Kirchhoff. Se necessário, deve-se analisar o lado do coletor também.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...