Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com meu pc aqui após ter formatado ele faz 2 dias,e acredito estar com um problema de superaquecimento.

Estou com algumas abas do chrome nada de mais, e o processador está cerca de 50°C a 60°C com a ventoinha chegando a 6300 RPM algumas vezes,

ou seja...(barulho do cão sem estar jogando nada,apenas no youtube).

Ja olhei os processos pra ver se tem algo puxando CPU de mais, e nada,tudo normal.

Jogando ta batendo 70°C até 80°C que foi o máximo que registrou segundo o programa CPUID HWMonitor.

Não sei se devo ficar preocupado pois ultimamente está muito quente mesmo aqui onde moro,

e todos esses dados foram obtidos hoje após eu ter efetuado a troca da pasta térmica.

Se alguém tiver alguma solução ou uma possível ideia agradeço desde já!! 

Minha config:

Placa-mãe :M5A78L-M LX/BR

Processador AMD FX-6300

RAM: 8GB

Placa de vídeo: GTX 750ti 2GB

SSD: 250GB

HD: 500GB

Fonte: 600W.

Postado

@Vinilow Seu processador já é esquentatinho de natureza mesmo, logo ele bater temperatura alta pode acabar sendo normal para ele, e em clima de calor isso tende a piorar.

Caso possível, abaixe o gabinete a um nível bom, tipo no chão, além de melhorar a refrigeração interna.

Uma outra boa opção seria Water cooler, mas sairia um pouco caro e dependendo do modelo tem que trocar gabinete as vezes.

21 minutos atrás, Vinilow disse:

Fonte: 600W.

600W né, bom ok, mas qual é a marca e modelo ? Dizer potencia não diz nada do equipamento em si.

• Curtir 1
Postado
17 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Vinilow Seu processador já é esquentatinho de natureza mesmo, logo ele bater temperatura alta pode acabar sendo normal para ele, e em clima de calor isso tende a piorar.

Caso possível, abaixe o gabinete a um nível bom, tipo no chão, além de melhorar a refrigeração interna.

Uma outra boa opção seria Water cooler, mas sairia um pouco caro e dependendo do modelo tem que trocar gabinete as vezes.

600W né, bom ok, mas qual é a marca e modelo ? Dizer potencia não diz nada do equipamento em si.

A Fonte é a unica peça que não lembro marca nem modelo. Se eu for abrir amanhã eu passo certinho.

O Gabinete realmente não tinha notado,ele é bem antigo,tanto que tem uma alça embutida nele,bem feio e mal refrigerado pelo visto haha.

O Pior que eu só me incomodo no verão,o resto do ano não tem problema.

E colocar o PC no chão ajuda mesmo ? Vou acabar testando.

Postado

@Vinilow Não deixe de verificar a fonte.

Já que o gabinete é antigo, se a fonte for dessas novas, ou até as antigas, ela está trabalhando quente, e isso é péssimo para a fonte.

Alça embutida no gabinete não é muito sinônimo de que seja um gabinete moderno, eu tive um gabinete da positivo e tinha alça, mas mal refrigerado.

Colocar o gabinete no chão pode ajudar sim, ainda mais quando tem fans extras no gabinete, o problema é quando a casa não se mantem limpa constantemente, pois o pó irá entrar no gabinete.

• Curtir 1
Postado

Ao trocar a pasta você limpou o dissipador do cooler e a ventoinha? Pode ter uma camada de pó no dissipador igual uma "lã" que impede o resfriamento. Limpe bem o dissipador e fan, aplique novamente pasta de qualidade que deve resolver. Mas tenha em mente que seu CPU é quente mesmo, mas não ao ponto de chegar  a 60ºC com o navegador apenas aberto e essa rotação absurda aí. Tem coisa errada e acho que é sujeira mesmo. Boa sorte!

Postado

Existe mais dois problemas nisso tudo:

1) Por um acaso você está utilizando o cooler original que acompanha o processador? Se sim, aquele cooler realmente só serve para aqueles semprons e athlons am1 de tão fraquinho (dissipador de alumínio) e barulhento que só. Pelo quesito 6300rpm, talvez seja ele mesmo. Nesse caso a troca do cooler por outro de melhor eficiência traria melhores resultados. Um bom cooler para esse esquentadinho seria o zalman cnps10x performa.

2) A m5a78 tem alguns bugs como preza qualquer placa com esse chipset. É meia dor de cabeça!

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Rolando Caio da Rocha disse:

Existe mais dois problemas nisso tudo:

1) Por um acaso você está utilizando o cooler original que acompanha o processador? Se sim, aquele cooler realmente só serve para aqueles semprons e athlons am1 de tão fraquinho (dissipador de alumínio) e barulhento que só. Pelo quesito 6300rpm, talvez seja ele mesmo. Nesse caso a troca do cooler por outro de melhor eficiência traria melhores resultados. Um bom cooler para esse esquentadinho seria o zalman cnps10x performa.

2) A m5a78 tem alguns bugs como preza qualquer placa com esse chipset. É meia dor de cabeça!

Eu na hora de formatar selecionei a opção "Load defaut setup".Sera que isso de alguma forma desconfigurou a placa em relação aos coolers ?

Postado

Ao colocar em default, geralmente a bios ativa o "cool and quiet" e o controle das fans...  mas isso nao vem ao caso, pois o seu cooler chega a 6300 rpm indicando que o processador está super quente (o barulho se assemelha a um aspirador de pó ligado). Novamente eu lhe indico a troca do cooler, você deve estar usando cooler original e sendo assim, o mesmo se não dá conta do fx4300, muito menos do fx6300.

• Curtir 1
Postado

Seu processador já é conhecido por esquentar bastante, a linha de processadores FX são bem quentes. Recomendo que mude o sistema de refrigeração para que possa pelo menos reduzir as taxas de temperaturas. De mais, não há mais nada a ser feito.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...