Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD funciona normalmente, mas não boota o Windows.


GNDawg

Posts recomendados

Comprei recentemente um SSD Kingston e 120GB, e após conectá-lo no PC, consegui criar uma partição e utilizá-lo facilmente. Ele é detectado no Windows e consigo transferir arquivos, ler arquivos dele, e formatá-lo normalmente. Quando fui instalar o Windows tive uma breve dificuldade que foi resolvida sobre o formato da partição, GPT ou MBR, quando formatei no formato correto (não lembro qual agora hahaha), pude instalar normalmente o Windows. Quando instalo o Windows 10 nele através de um pen-drive, a instalação ocorre normalmente (dura uns 10 minutos, pelo que me lembro), porém ele não boota após a instalação acabar. Ele simplesmente é ignorado pela BIOS, suponho eu, pois aparece a mensagem "Reboot and Select Proper Boot Device". Já instalei o Windows com o HD conectado, sem o HD, e acontece a mesma coisa. Quando booto o Windows 10 pelo HD e abro o SSD, os arquivos do Windows estão lá (pastas Arquivos de programas, Arquivos de programas (x86), Windows, etc...). Já tentei mudar de port, acontece o mesmo no SATA 0 e SATA 1 (só tenho o HD e o SSD). Fiz vários testes com meu primo há alguns dias, então não lembro tudo o que testamos mas pelo que me lembro, já tentei outros modos na BIOS (AHCI e IDE) e (Legacy e UEFI), sem sucesso. Também não boota com Boot Override.

help, please. 😕
Meu PC:

i5-2310 - 2.9GHz (tenho há uns 6 anos)

GA-Q77M-D2H GigaByte (nova, comprei há 1 semana)

2x pentes de 2GB RAM (não sei a marca ou modelos, vieram com o PC, funcionando normalmente)

HDD de 1TB

SSD Kingston 120GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, recomendo no caso instalar só com o SSD ligado inicialmente, no modo AHCI, UEFI e partição deve ser GPT se não me engano.

 

Aqui eu já instalei diversas vezes o Windows, não tem muito segredo e nunca tive esse problema.

 

Também uma resposta interessante no fórum super user pode ajudar:

 

 

boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A partição de boot atualmente é separada da C

 

Se o disco está no formato GPT então a partição responsável pelo boot é a EFI, 100MB e em FAT32

Se o disco está no formato MBR então a partição responsável pelo boot é a Partição do Sistema, entre 100MB e 500MB e em NTFS.

 

Coloque aqui no fórum a imagem do seu Gerenciamento de Disco, com os dois discos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.thumb.png.fe5ab97c1db83ce9513414dbf7c26e53.pngEstá aqui, meu HD está dividido em duas partições (C: e E:). já o SSD está dividido conforme a instalação do Windows dividiu.
Outra coisa que penso ser curiosa é como o Windows detecta após a formatação:
image.png.57dad99c3c2be69a5ad1096dce633f57.png Ele o detecta com o símbolo do PowerISO, como um CD?
Abaixo está o diretório do SSD com o Windows instalado:

image.thumb.png.b72f64cd2f06f4fab5c383ca5184b6d8.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelas imagens estão normais.
O Disco 1 está no formato MBR pois tem a Partição Reservado pelo Sistema que é a responsável pelo boot
O Disco 2 está no formato GPT pois tem a Partição EFI que é a responsável pelo boot, a única coisa estranha é o tamanho dela que deveria ser de 100MB.
Ou a Partição EFI está com problemas ou é apenas questão de configurar no BIOS, na aba Boot o SSD omo primeira opção de boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então a partição EFI está com problema, provavelmente não tem os arquivos de boot (bcdboot)

 

Ou voce faz uma nova instalação do Windows ou tenta recuperar a EFI, tem que ser através de um DVD/USB de instalação do Windows.

 

Pelo DVD/USB de instalação ir em Reparar Computador, Reparar Setor de Inicialização.

 

Ou, ainda pelo DVD/USB de instalação, recuperar a partição EFI pelo Prompt.

Basicamente seria atribuir uma letra a partição EFI

Formatar ela

Copiar os arquivos de boot para ela

Depois pode remover a letra atribuída a ela pelo Gerenciamento de Disco

 

Tem um tutorial para isso:

https://postsinfo.blogspot.com/2016/07/recuperar-boot-efi-no-windows.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como está fazendo a reinstalação?

Recomendo deixar somente o SSD no computador

Recomendo fazer uma instalação totalmente limpa, ou seja, desde zerar a unidade com o diskpart.

Na primeira tela selecione o teclado ABNT2 e Avance

Na segunda tela pressione as teclas SHIFT + F10 para chamar o Prompt e digite:

diskpart

list disk

select disk x (onde x é a unidade desejada)

clean (zera a unidade)

convert mbr (recomendo a mbr pois é mais simples de usar que a gpt)

create partition primary

format fs=ntfs quick

exit (sair do diskpart)

exit (sair do Prompt)

 

Avançar na Instalação Personalizada

Na tela das partições exclua a partição criada no diskpart

Não crie nenhuma partição e Avance

O instalador do Windows irá criar automaticamente as partições necessárias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...