Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, galera! Tudo beleza?

Vou ser bem direto! Sem enrolação.
É possível ou não usar o Windows 7 no Ryzen 5 2400G?
Tentei instalar no meu e quando vai para a tela de carregamento do Windows 7 ele trava e mostra o seguinte:

"The BIOS in this system is not fully ACPI compliant. Please contact your system vendor for an updated BIOS."

A BIOS já está atualizada para a versão mais recente. ASUS TUF B350.

Notei que os processadores Ryzen são assim. Há uma maneira de resolver isso?

Não perguntem o motivo de querer por o Windows 7, apenas preciso saber se é possível (sendo, por favor, ajudem com alguma dica ou tutorial em português) ou se terei de vender meu Ryzen e comprar outro processador compatível.

Abraço, galera!

Postado

Eu imagino que não seja possível não. Na própria página da AMD, falando sobre o processador Ryzen, diz alguns sistemas compatíveis e da Microsoft só o Windows 10 especificado, nenhum mais.

Na página de drivers da minha placa-mãe nem tem drivers para Windows 7 ou Windows 8.1, apenas o Windows 10. O que já sugere que esse tipo de plataforma não suporte um sistema operacional lançado a quase 10 anos, em 2009. Na real nunca testei aqui, montei meu Ryzen 7 e de cara já instalei o Windows 10 que uso desde 2015 e não tive problemas.

Porém acho realmente complicado você conseguir essa de instalar o 7 num Ryzen que tem uma arquitetura bem diferente. Já fica difícil instalar o 7 num Intel Skylake (tive um 6700k e tentei certa vez instalar o Windows 7 mas ficou horrível, isso que era um CPU lançado em 2015), imagina num Ryzen de segunda geração ainda.

• Coordenador
Postado

@PandaEuropeu Sim, você pode instalar o Windows 7. Contudo, é necessário verificar o procedimento no manual da placa-mãe. Aí nessa página você também encontra os drivers para Windows 7.

É importante reforçar que não faz sentido utilizar tal sistema operacional.

adicionado 4 minutos depois

Experimente seguir estes procedimentos: https://www.asus.com/support/FAQ/1016356

• Curtir 2
Postado
44 minutos atrás, KairanD disse:

í os drivers para Windows 7.

Realmente estão lá. De enfeite, porque é impossível instalar o W7. Nem o W8.1, eu tentei e dá erro logo de cara, minhas cópias são todas originais da Microsoft.

adicionado 5 minutos depois

Lendo alguns artigos gringos até dá para instalar W7 e W8 usando alguns truques, mas tem um problema: a Microsoft não permite atualizações de segurança no W7 e W8, o que hoje em dia é suicídio devidos ás brechas de segurança  que se abrem no sistema.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@PedraX É possível sim instalar o Windows 7 e funciona normalmente. Assim como a Asus dá suporte ao sistema e os drivers também funcionam. E parece que também já descobriram maneiras de continuar instalando todas as atualizações de segurança.

Contudo, reforço, novamente, que concordo que não faz sentido usar o Windows 7. Seria interessante que o @PandaEuropeu explicasse o motivo de querer usar. Talvez algum programa específico para fins empresariais dependa de tal sistema?

adicionado 5 minutos depois

Por mais que as "gambiarras" funcionem, recomendo o Windows 10, sem dúvidas.

• Curtir 1
Postado

@KairanD , obrigado pelas dicas, mas você teria como me passar como fazer para conseguir instalar o W7 de tal maneira que não apresente o erro de incompatibilidade? Estou pensando até em comprar outro processador da séria A, como o A10-9700. Li sobre o UEFI e já tinha feito isso antes nas configurações da placa-mãe. Caso não tenha mesmo como instalar o W7 no Ryzen, terei que partir para outro processador.

O motivo para a instalação do Windows 7 é sobre um trabalho que preciso fazer e preciso ter instalado (sem ser por máquina virtual) o Windows 7. Outro motivo é por eu não gostar do Windows 10, por ser um sistema que ele que escolhe o que fazer no computador e não o usuário. No W7 o que você dá ordem pra fazer, acontece.

Postado
37 minutos atrás, PandaEuropeu disse:

@KairanD , obrigado pelas dicas, mas você teria como me passar como fazer para conseguir instalar o W7 de tal maneira que não apresente o erro de incompatibilidade? Estou pensando até em comprar outro processador da séria A, como o A10-9700. Li sobre o UEFI e já tinha feito isso antes nas configurações da placa-mãe. Caso não tenha mesmo como instalar o W7 no Ryzen, terei que partir para outro processador.

O motivo para a instalação do Windows 7 é sobre um trabalho que preciso fazer e preciso ter instalado (sem ser por máquina virtual) o Windows 7. Outro motivo é por eu não gostar do Windows 10, por ser um sistema que ele que escolhe o que fazer no computador e não o usuário. No W7 o que você dá ordem pra fazer, acontece.

Entendo seu lado, mas tem que ver que o Windows 7 tem brechas enormes de segurança que foram corrigidas no Windows 10 (quase todas, sempre há alguma exceção).

Mas como no seu caso em específico precisa ser o SO da máquina sem estar numa VB da vida, vai ter que dar uma olhada nas "artimanhas" que tem pela internet de como instalar o 7 nos Ryzen. Como disse antes até no i7 6700k que tive foi um parto para instalar o Windows 7 só pra teste mesmo e não deu pra usar, e era um CPU de 2015, imagina o Ryzen que é uma arquitetura totalmente diferente da Intel, muito mais eficiente e moderna.

• Coordenador
Postado

@PandaEuropeu Que tipo de trabalho você precisa fazer? Explique melhor e podemos procurar alternativas.

Sobre a questão de "não gostar do Windows 10", eu também tinha essa visão há algum tempo. Quando comecei a usá-lo, percebi a enorme besteira que estava fazendo ao insistir em ficar com o Windows 7, um sistema operacional lançado em 2009, obsoleto, mais feio, mais lento e sem otimização para SSD. Nunca mais volto a usá-lo.

4 horas atrás, PandaEuropeu disse:

Outro motivo é por eu não gostar do Windows 10, por ser um sistema que ele que escolhe o que fazer no computador e não o usuário. No W7 o que você dá ordem pra fazer, acontece.

Que tipo de coisas "ele escolhe o que fazer"? A experiência que tenho com ele é exatamente a mesma que tinha com o Windows 7, mas melhorada.

3 horas atrás, PandaEuropeu disse:

Obrigado por tentar ajudar! Está difícil mesmo conseguir uma solução, talvez terei de arrumar um processador que dê suporte ao sistema operacional.

Então você precisará arrumar um kit obsoleto. E vai pagar caro, sendo que terá menos desempenho e vai cortar o potencial de upgrades. Ao invés de corrigir o problema no sentido correto, você vai estar indo para o lado oposto.

Você consegue instalar o Windows 7 (os tutoriais que encontrei estão em Inglês), mas precisa realizar algumas manobras para isso. Aparentemente também é possível manter o Windows Update funcionando, conforme os links que enviei acima. Instalar você pode, mas não vai deixar de ser completamente inapropriado (mesmo que fosse em uma configuração mais antiga ainda não seria interessante). Já chegou a hora do Windows 7 descansar.

Postado

Também concordo com o pessoal que recomenda o Windows 10 ou até o Windows 8.1.

Quando ao Windows 7 SP1 x64 primeiro adicione novos drivers SATA e USB 3.x a imagem ISO com a ferramenta MSI Smart Tool, veja como neste tuto:

https://postsinfo.blogspot.com/2018/07/injetar-drivers-sata-raidahcinvmemsata.html

Depois grave a ISO em um DVD, use teclado e mouse PS/2

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...