Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O clock do meu i7 2600 está caindo para 1,6 GHz no jogo Shadow of the Tomb Raider, a temperatura está ficando no máximo em 65~67 °C, pois eu coloquei um gammaxx 400, eu não sei o motivo destas quedas de clock, talvez o problema seja a placa-mãe ou o processador não tenho certeza.

Minha configuração é essa: CPU - I7 - 2600 3,4 GHz, VGA - GTX 1070 Zotac amp! edition, MOBO - H61M E22/W8, 8GB DDR3 1333MHz (2x4), Fonte: Seasonic S12II 520w.

Alguém teria ideia do motivo, ou tem ou teve uma mobo igual a minha e ela aguentava de boa o i7-2600?

Postado

A primeira pergunta que me vem em mente é, isso já acontecia antes?

Postado
38 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

A primeira pergunta que me vem em mente é, isso já acontecia antes?

Sim, mas como os jogos eram mais leves não me incomodava tanto.

Eu estou em duvida se problema é do processador ou da placa-mãe.

Postado
3 horas atrás, lnpott disse:

@atds Já tentou fazer um teste de stress ? Verifica se em condição de uso 100% ele vai cair o clock também.

Fiz o teste com o wPrime210 e verifiquei o clock através do gerenciador de tarefa do windows 10, e o clock cai para 1.6 GHz da mesma forma.

Postado
agora, Lenon_Fernandes disse:

@atds

Como está a temperatura do VRM ? Tem cara de ser thermal throttling. 

Faz um teste de strees novamente e verifica pelo HWinfo a temperatura do VRM.

Eu também achei que pudesse ser os vrm, pois com o cooler box o clock variava menos, e eu deduzi que devia ser pelo ar que o cooler box sopra na placa, já o gammaxx 400 que é do tipo torre não sopra ar na placa.

Eu não encontrei a temperatura dos vrm no HWinfo, porém tem um valor com a descrição aux na seção da placa-mãe que quando bate 82°C o clock cai para 1,6 GHz, e quando fica a uns 65°C o clock volta para 3.4 GHz, e quando bate os 82°C cai novamente.

Esse valor AUX seria dos VRM?

yyQTdKA.png

Postado

@atds

Brother pode e não pode ser. Esse aux já li relatos que era algum bug do sensor porém como o seu vai aumentado conforme vai estressado por ser sim. Se tiver como faz um teste colocando um cooler em cima do vrm e verifica se diminui alguma coisa a temp.

Postado
5 minutos atrás, Lenon_Fernandes disse:

@atds

Brother pode e não pode ser. Esse aux já li relatos que era algum bug do sensor porém como o seu vai aumentado conforme vai estressado por ser sim. Se tiver como faz um teste colocando um cooler em cima do vrm e verifica se diminui alguma coisa a temp.

Eu abri o gabinete e liguei o ventilador jogando ar dentro do e o clock não caiu para um 1,6, e esse aux se manteve em 69°C, eu tenho uma ventoinha de um cooler de athlon xp e vou ver se consigo colocar em cima dos vrm.

Postado
24 minutos atrás, Lenon_Fernandes disse:

Show. Faz esse teste ai e verifica como fica.

Realmente o clock não caiu para um 1,6Ghz quando eu coloquei a ventoinha apontada para os vrm.

Eu coloquei dessa forma

5lWPY19.png

Se o problema for aquecimento de vrm só trocando a placa para resolver?

Postado

Boa Tarde 

Só ocorre com um jogo ?

Parece ser Throttling mesmo.

Já tentou reduzir as temperaturas ?

Bom seria estabilizar em 60 graus. Esse Cooler é bem bom, já verificou se está tudo certo ?  (pasta térmica,Fixação do cooler).

Postado
13 minutos atrás, LuisFGH disse:

Boa Tarde 

Só ocorre com um jogo ?

Parece ser Throttling mesmo.

Já tentou reduzir as temperaturas ?

Bom seria estabilizar em 60 graus. Esse Cooler é bem bom, já verificou se está tudo certo ?  (pasta térmica,Fixação do cooler).

Sim está tu certo e bem fixo, o cpu não passa de 63°C com esse cooler, antes com o cooler box chegava a 80°C.

Aparentemente parece ser o vrm, pois eu coloquei uma ventoinha apontada para ele e o clock não caiu.

O clock também caiu quando eu testei com o wPrime210, mas com a ventoinha apontada para o vrm ele segurou 3.4GHz, mas sem ventoinha cai para 1,6GHz.

Postado

@atds

Te fazer uma pergunta esse cooler que você está usando no processador tem como colocar uma outra fan nele ?

Pensei aqui se der você coloca uma outra fan nele jogando o ar para cima ai no top do gabinete você coloca uma outra fan jogando o ar para fora acredito que isso pode refrigerar o vrm.

Postado

Se for VRM mesmo, só fazendo a troca da Placa mãe.

Um teste interessante seria pegar uma PLM emprestada e ver se o problema ocorre.

Ou na pior das hipóteses, ir em uma loja de informatica e pagar para fazer esse teste para você.

Postado
3 minutos atrás, Lenon_Fernandes disse:

@atds

Te fazer uma pergunta esse cooler que você está usando no processador tem como colocar uma outra fan nele ?

Pensei aqui se der você coloca uma outra fan nele jogando o ar para cima ai no top do gabinete você coloca uma outra fan jogando o ar para fora acredito que isso pode refrigerar o vrm.

Dá sim para colocar outra ventoinha nesse cooler, e meu gabinete é aberto em o que deve melhorar a ventilação fazendo isso.

Agora é eu comprando outro cooler e testar.

Postado
4 minutos atrás, LuisFGH disse:

Se for VRM mesmo, só fazendo a troca da Placa mãe.

Um teste interessante seria pegar uma PLM emprestada e ver se o problema ocorre.

Ou na pior das hipóteses, ir em uma loja de informatica e pagar para fazer esse teste para você.

Eu não conheço ninguém que tenha uma 1155, eu até estava olhando o preço de umas no ml.

Essa placa já tem quase 6 anos, será que eles já estão esquentando por já estarem no fim da vida útil?

• Membro VIP
Postado

@atds Faz o seguinte!

Compra no ML alguns dissipadores de alumínio e poe nos mosfets do VRM, isso deve melhorar um pouco. Se você tiver como adaptar essa ventoinha pra soprar em cima dos dissipadores sem dúvida seu problema vai ser solucionado.

Postado

Já experimentou dar um clear na BIOS através do jumper ou removendo/colocando a bateria? Esse teu Windows faz tempo que instalou? Eu faria uma instalação limpa, do zero para evitar qualquer programinha malicioso mexendo no clock/desempenho da máquina.

Postado
4 horas atrás, simforoso disse:

Já experimentou dar um clear na BIOS através do jumper ou removendo/colocando a bateria? Esse teu Windows faz tempo que instalou? Eu faria uma instalação limpa, do zero para evitar qualquer programinha malicioso mexendo no clock/desempenho da máquina.

Já fiz clear de CMOS, a instalação do windows é recente, pois para eu testar eu instalei já o windows 7 sp1, windows 10 - 1809, 1803 e 1709, e em todos o resultado foi o mesmo, mesmo eu colocando nas opções de energia em alto desempenho.

Nesse windows praticamente eu só instalei o office 2007, steam, firefox e o thunderbird, e eu instalei ele essa semana, devido os testes com outros windows.

adicionado 27 minutos depois
6 horas atrás, lnpott disse:

@atds Faz o seguinte!

Compra no ML alguns dissipadores de alumínio e poe nos mosfets do VRM, isso deve melhorar um pouco. Se você tiver como adaptar essa ventoinha pra soprar em cima dos dissipadores sem dúvida seu problema vai ser solucionado.

Eu teria que ver se encontro algum dissipador bem fino pois nessa placa não tem muito espaço para fazer essa adaptação.

Postado

Eu fiz outro teste, coloquei como exaustor nessa foto, e no tomb e no wPrime segurou o clock em 3,4ghz. Eu acho que deve ser algo aquecendo nessa posição, deve ser os vrm mesmo.

O4H6QOe.png

Será que qualquer placa h61 aguenta esse i7 2600? Estou perguntando pois tenho receio de pegar outra e o vrm esquentar demais.

Caso eu compre outra placa-mãe, qual vocês acham melhor uma z77 usada ou uma q77 nova?

Postado

Será que uma ga-q77m-d2h aguentaria um i7-2600 sem esses problemas de aquecimento na placa? Pelo o que eu andei vendo o tdp desse i7 é 95w. Qual melhor opção essa placa da gigabyte nova ou uma com Z77 usada?

Muito obrigado pela ajuda de todos.

• Membro VIP
Postado

@atds Acho que você encontra no ML algumas placas usadas com o VRM mais parrudo sim. Não necessariamente uma Z77 pois o preço é mais elevado, mas foca no VRM. 

Postado
25 minutos atrás, lnpott disse:

@atds Acho que você encontra no ML algumas placas usadas com o VRM mais parrudo sim. Não necessariamente uma Z77 pois o preço é mais elevado, mas foca no VRM. 

O que você acha melhor uma ga-q77m-d2h da gigabyte nova ou uma asrock z77 pro usada ?

O que eu achei legal da asrock é que tem dissipador nos vrm.

Será que os vrm dessa q77m da gigabyte aguentam normalmente um i7-2600 no turbo? Eu acho que talvez os vrm dessa sejam melhores que os da minha h61m-e22/w8 que é uma placa mais simples.

Obrigado pela ajuda.

• Membro VIP
Postado

@atds A gigabyte não parece ter um VRM ruim mas bem semelhante ao seu, exceto pelos mosfets que são mais "eficientes" que os da sua atual placa.

A Z77 parece a melhor opção pois é a mais certa de tudo ficar OK.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...