Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Drops de fps em games (acho q é fonte)


Posts recomendados

Galera, recentemente adquiri a seguinte configuração:

Ryzen 7 1800x 

Pcyes sangue frio 240mm (watercooler)

B350 gaming k4 fatality

Corsair vengeance 8gb ddr4

Msi Rx 580 8gb armor OC 1366MHZ

Sdd 240gb

HD 500gb (catei do note estragado)

Bg015 gabinete 

Lg led 24 polegadas 60hz full HD

Coloquei toda a configuração porque minha fonte é uma EVGA 430W e estou com medo de que os gargalos que estou experimentando estejam sendo ocasionados pela fonte.

Geralmente sinto esses gargalos no multiplayer, tipo bf1 e pubg.

Fiz o cálculo no site lá que indica fonte e a recomendação foi de uma fonte de 650w, seria esse o motivo do gargalo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Allander Pelo que eu saiba fonte não causa problemas de queda de FPS, somente instabilidade no sistema como resets, desligamentos e coisas do tipo. Sugiro baixar o MSI Afterburner e monitorar o uso dos recursos do seu PC enquanto joga para ver se não consegue detectar algo anormal.

Por via das dúvidas sugiro tirar esse OC da GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous uma coisa q noto com frequência é instabilidade no uso da gpu (ela está oscilando demais) tem vezes que vai a 0 e volta a 100, nunca fica estável só a 100%, alem disso ela está esquentando muito (85 graus a 89 dependendo do game), mas mesmo ela estável na temperatura da essas oscilações, mas apenas em jogos online. O que pode ser isso ?

adicionado 0 minutos depois

@grievous pensei q fosse a fonte porque ela poderia estar demandando energia e a fonte n entregava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Allander Mas é normal o uso dos componentes não ficarem em 100% o tempo todo, somente em testes de estresse isso acontece. Agora sua GPU está bem quente, o overclock foi você quem fez ou é daqueles de fábrica? Se foi você sugiro retirá-lo e você também pode mexer na curva de rotação da ventoinha no painel de controle da AMD para deixá-la mais fria.

 

Seu gabinete é bem ventilado? Possui ventoinhas criando fluxo de ar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous esse OC da gpu é de fábrica.

Meu gabinete é horrível de fluxo de ar (bg015 bluecase) e o radiador do watercooler apenas cabe na frontal, vou adicionar 2 fans em cima para ver se consigo algo melhor pois já tenho uma de  exaustão atrás.

Nos games offline a performance tá invejável, rodando liso sem travamento de qualquer tipo, só multiplayer q isso acontece (e é o que eu mais jogo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho esse gabinete o fluxo de ar e horrível mesmo! a melhor solução foi colocar duas fans frontais jogando ar pra dentro e uma atrás e uma em cima fazendo a exaustão dor ar quente!

Coloque apenas uma fan em cima nunca coloque duas pois vai matar todo o fluxo que você conseguir

 

Essas temperaturas estão muito altas e pode acontecer que quando ela sobe a gpu diminui os cloks pra tentar o resfriamento causando a queda de fps, isso pode ser uma das muitas causas possíveis !

Baixe o msi afteburne e monitore a frequência da GPU pra ver se ela está mantendo o padrão que veio de fábrica se houver quedas bruscas pode ser a gpu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, TRULIONS disse:

Tenho esse gabinete o fluxo de ar e horrível mesmo! a melhor solução foi colocar duas fans frontais jogando ar pra dentro e uma atrás e uma em cima fazendo a exaustão dor ar quente!

Coloque apenas uma fan em cima nunca coloque duas pois vai matar todo o fluxo que você conseguir

 

Essas temperaturas estão muito altas e pode acontecer que quando ela sobe a gpu diminui os cloks pra tentar o resfriamento causando a queda de fps, isso pode ser uma das muitas causas possíveis !

Baixe o msi afteburne e monitore a frequência da GPU pra ver se ela está mantendo o padrão que veio de fábrica se houver quedas bruscas pode ser a gpu !

Acabei de olhar aqui e as frequências e memory clock n variam nada, apenas o uso mesmo, mas tá parecendo q o bf1 q tá pesado, do nada cai pra baixo de 60 e depois vai pra 70, 80. Talvez seja o game, mas é muuito estranho essas quedas, pois acompanho o cabal peperaio e ele conseguiu 80fps de média no ultra.

Vi  que em alguns lugares estão dizendo q memoria ram de 8gb já n é suficiente, será?

adicionado 30 minutos depois

Pessoal, o msi afterburner tá dizendo q o clock de memoria da minha placa é de 2000, já na internet diz 8000, nunca reparei isso, será  q veio capada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Allander disse:

@grievous uma coisa q noto com frequência é instabilidade no uso da gpu (ela está oscilando demais) tem vezes que vai a 0 e volta a 100, nunca fica estável só a 100%, alem disso ela está esquentando muito (85 graus a 89 dependendo do game), mas mesmo ela estável na temperatura da essas oscilações, mas apenas em jogos online. O que pode ser isso ?

adicionado 0 minutos depois

@grievous pensei q fosse a fonte porque ela poderia estar demandando energia e a fonte n entregava.

Sobre a temperatura passando de 85º é algo que você tem que prestar bastante atenção.

O funcionamento padrão de uma RX580 é elas esquentarem bastante mas ficam entre 80º a 85º.

A sua ta quase chegando perto dos 90º ¬¬ Vai diminuir bastante a vida útil dela desse jeito.

Tente melhorar a ventilação dentro do gabinete e considere até mesmo trocar o gabinete.

Percebi que você usa um watercooler de 240mm ocupa espaço dentro desse seu gabinete, isso já exige um gabinete grande e bem ventilado

As RX580 são umas usinas mesmo kk

 

13 horas atrás, Allander disse:

Galera, recentemente adquiri a seguinte configuração:

Ryzen 7 1800x 

Pcyes sangue frio 240mm (watercooler)

B350 gaming k4 fatality

Corsair vengeance 8gb ddr4

Msi Rx 580 8gb armor OC 1366MHZ

Sdd 240gb

HD 500gb (catei do note estragado)

Bg015 gabinete 

Lg led 24 polegadas 60hz full HD

Coloquei toda a configuração porque minha fonte é uma EVGA 430W e estou com medo de que os gargalos que estou experimentando estejam sendo ocasionados pela fonte.

Geralmente sinto esses gargalos no multiplayer, tipo bf1 e pubg.

Fiz o cálculo no site lá que indica fonte e a recomendação foi de uma fonte de 650w, seria esse o motivo do gargalo?

 

Eu não sei como tua máquina ta se aguentando.

O recomendável pelo fabricante da tua placa(você pode consultar o próprio manual dela) é uma PSU de 500w.

Você tem que levar em consideração os demais itens do setup, mas só tua placa de vídeo já está sobrecarregando a sua fonte. Se não fosse uma Corsair, com certeza já tinha dado pt.

Não continue correndo esse risco e troque essa fonte.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo do amigo a cima dizendo que o problema está na fonte.

Uso i5 7400, h110, 8gb ddr4 2400, Rx 580 4gb, SSD, Cooler com led, HD 1 TB. Tudo numa CX 430V2.

O consumo não chega a 360w, a fonte não esquenta, nem mesmo o fan gira mais rápido, ou seja trabalha folgadissima..

Tem vídeo no yt puxando mais de 500w da corsair cx 430 sem perder eficiência.

Os fabricantes da placa de vídeo superdimensionam uma fonte pois os mesmos não sabem o que você vai utilizar no PC, por exemplo uma CPU FX 9xxx que são usinas..

Você ainda está com uma boa margem, esquece de trocar a fonte. O problema tende a ser outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Uso i5 7400, h110, 8gb ddr4 2400, Rx 580 4gb, SSD, Cooler com led, HD 1 TB. Tudo numa CX 430V2.

 

Não esqueça que ele está a usar watercooler, consome mais energia que nao usando.. no caso dele, uma cx 550 80 plus bronze seria o bastante e ainda sobrava, pois como tem watercooler a 430 é pouco, a margem é muitíssima curta 

adicionado 1 minuto depois

e os Ryzen consomem mais que os intel, apesar de nao esquentar.. normal a sua 430 segurar sua config mas a dele nao segura quase nada 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, aeonflux513 disse:

 

Não esqueça que ele está a usar watercooler, consome mais energia que nao usando.. no caso dele, uma cx 550 80 plus bronze seria o bastante e ainda sobrava, pois como tem watercooler a 430 é pouco, a margem é muitíssima curta 

adicionado 1 minuto depois

e os Ryzen consomem mais que os intel, apesar de nao esquentar.. normal a sua 430 segurar sua config mas a dele nao segura quase nada 

 

Fiz um calculo no site psu calculator, a cfg dele deu

Load Wattage:399 W

Consome um pouco a mais sim, realmente..

Acho muito difícil ser fonte, o ideal era antes de gastar dinheiro pegar uma de 550~750w e testar, ao meu ver a evga 430 segura muito de boa ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Allander disse:

gabinete até uns 400 e fonte até 500

adicionado 1 minuto depois

boletei uma corsair cx 750w na kabum, ao que parece vou ter sobra para uma futura veja 64, o gabinete é que não sei qual tem um bom fluxo de ar.

adicionado 35 minutos depois

@Allander esqueci de mencionar você 

 

A margem na sua atual fonte está curta. Procure algo como uma de 600w já fica legal pra você.

No mercado livre com um vendedor bem qualificado você encontra uma bem mais em conta do que na Kabum.

Minha opinião foi focada tirando sua dúvida na temperatura da placa de vídeo,geral da máquina e na sua fonte que achei curta pra tua configuração.

Em todo caso, você começou esse tópico dizendo que comprou a máquina recentemente porém não disse se comprou semi-nova,bem usada ou tudo é realmente novo. Para se ter uma ideia de quando foi a ultima vez que foi feita uma intervençãozinha...trocar pasta térmica...efetuar uma limpeza geral. Formatação e instalar os drivers mais atuais.

Coloco também aqui que PUBG não é o game mais otimizado do mundo para padrão...

O que mais tem é gargalo em diversas máquinas no BF1 Online com máquinas até melhores do que a sua e em outras não.

Pode nos passar as configurações de video que está jogando esses dois jogos?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Wilian Braga disse:

 

A margem na sua atual fonte está curta. Procure algo como uma de 600w já fica legal pra você.

No mercado livre com um vendedor bem qualificado você encontra uma bem mais em conta do que na Kabum.

Minha opinião foi focada tirando sua dúvida na temperatura da placa de vídeo,geral da máquina e na sua fonte que achei curta pra tua configuração.

Em todo caso, você começou esse tópico dizendo que comprou a máquina recentemente porém não disse se comprou semi-nova,bem usada ou tudo é realmente novo. Para se ter uma ideia de quando foi a ultima vez que foi feita uma intervençãozinha...trocar pasta térmica...efetuar uma limpeza geral. Formatação e instalar os drivers mais atuais.

Coloco também aqui que PUBG não é o game mais otimizado do mundo para padrão...

O que mais tem é gargalo em diversas máquinas no BF1 Online com máquinas até melhores do que a sua e em outras não.

Pode nos passar as configurações de video que está jogando esses dois jogos?

 

Perdão pelas poucas informações.

Eu comecei com um Pentium g4560 e uma 1050, dei upgrade pra essa rx 580 e, agora q eu comprei esse kit ryzen todo novo.

Antes eu era acostumado a jogar de boa o bf1 com alguns frame drops ocasionados pelo próprio processador mesmo, mas de uns tempos pra cá, antes mesmo do upgrade o jogo começou a ficar impossível de se jogar devido aos constantes drops abaixo dos 10 fps, uma coisa absurda e sem explicação.

Em vários jogos isso estava acontecendo, com excessao do shadow of tomb raider q era pirata, mas mesmo assim dava drops até no lobby. Não estava entendendo o porque disso estar acontscentendo e ai desistanlei o Windows e formatei tudo de novo.

A máquina voltou a rodar um pouco Mas o bf1 continuou com problema, foi quando meu kit novo chegou e eu o instalei, formatando novamente o pc.

Atualizei os drivers pelo driver booster e baixei o driver de áudio da placa-mãe, atualizei a bios e instalei ambos games no ssd.

Melhorou bastante mas mesmo assim esses frames são muitíssimo estranhos, e consegui observar que acontecem quando estou olhando pro horizonte onde tem várias casas ou mesmo quando tem muitos players amontoados, e algumas vezes aleatoriamente.

Estou jogando em um lg24 full hd, as configurações do bf1 estão no ultra e as do pubg alto, ultra e efeito no médio.

Podemos dizer q o pc em si tem pouco tempo de uso.

Se faltar informações eu indico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!