Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alterar a curva de FAN desgasta a placa mais cedo?


Posts recomendados

Amigos, como estou achando minha placa meio esquentadinha e as fans estabilizada em 60%, pensei em alterar a curva para ela ir para 80% em 70° e 100% em 80°.

 

Porém, fazer as Fans trabalharem mais aumenta a velocidade de desgaste da minha VGA?

 

Não sou um gamer hardcore, jogo de 2 a 4h no máximo umas 2 ou 3x na semana.

 

Lembrando que barulho não é um problema pra mim, pois só jogo de headset.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Wilian Braga disse:

Acredito que se fosse necessário fazer essa curva os engenheiros da própria marca já teriam tido essa brilhante ideia.

Minha opinião.

 

Meu amigo, essas placas não são projetadas para funcionar no calor do nosso Brasilzão e a minha está mantendo 85° com Fan a 63%. Até onde sei eles deixam mais baixo por conta do barulho. E sua resposta foi irônica, se tiver algo útil a acrescentar ou algum conhecimento técnico eu agradeço, mas ironia travestida de opinião eu passo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Bat :] disse:

 

Meu amigo, essas placas não são projetadas para funcionar no calor do nosso Brasilzão e a minha está mantendo 85° com Fan a 63%. Até onde sei eles deixam mais baixo por conta do barulho. E sua resposta foi irônica, se tiver algo útil a acrescentar ou algum conhecimento técnico eu agradeço, mas ironia travestida de opinião eu passo.

 

Quem sabe você não é o grande engenheiro perdido nesse brasilzão querendo fazer uma gambiarra.

Dei a minha opinião querendo te ajudar,agora se tu quer fazer isso também to nem ai, mas é a pura verdade. 

Não é só no Brasil que faz excessivo calor. Não estamos falando de um carro e comparando com estradas por exemplo.

Os engenheiros que não entendem e você que entende.

Se por um acaso tua placa for da AMD em alguns jogos a temperatura é natural de VGA oscilar entre 80º e 85º.

Em jogos pesados a minha já chegou a 83º.

Mas vai lá a placa é sua e só quis ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao vai desgastar a placa em si mas sim o fan dela. Vai diminuir o tempo de vida. Agora, o TANTO que vai diminuir depende de fatores como qual o design do fan da placa de video, o material que e feito, o quão velha ou nova ela e atualmente. Pois tem gente rodando gpu fan a 100% direto sem curva por 3 anos e o trem ainda gira. (so tem q aguentar o barulho extra que ela faz rodando na potencia de RPM máxima. Ao meu ver, pela quantidade de tempo e frenquentidade, nao vejo mal algum na curva que planeja fazer. 2-4 horas por volta de 3x na semana... Pra mim e de boa. Claro que ainda sim vai diminuir o tempo da fan mais nada extremo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Wilian Braga disse:

 

Quem sabe você não é o grande engenheiro perdido nesse brasilzão querendo fazer uma gambiarra.

Dei a minha opinião querendo te ajudar,agora se tu quer fazer isso também to nem ai, mas é a pura verdade. 

Não é só no Brasil que faz excessivo calor. Não estamos falando de um carro e comparando com estradas por exemplo.

Os engenheiros que não entendem e você que entende.

Se por um acaso tua placa for da AMD em alguns jogos a temperatura é natural de VGA oscilar entre 80º e 85º.

Em jogos pesados a minha já chegou a 83º.

Mas vai lá a placa é sua e só quis ajudar.

 

48 minutos atrás, leo3D disse:

qual o modelo exato da sua placa de video, atraves do modelo posso ver qual tipo de rolamento tem seu fan, e posso responder de maneira clara

 

38 minutos atrás, .Solutionn. disse:

Seu gabinete tem um bom fluxo de ar? qual seu gabinete?

 

A placa é uma XFX RX 580 8GG OC+

 

Gabinete é um Gamemax G506 1 fan atrás e duas na frente, inclusive o topo dele é aberto o fluxo de ar. Acho ele bem ventilado, porém a CPU fica no chão no canto do quarto, numa pequena base de madeira que fiz (não é um casulo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bat :] disse:

 

 

 

A placa é uma XFX RX 580 8GG OC+

 

Gabinete é um Gamemax G506 1 fan atrás e duas na frente, inclusive o topo dele é aberto o fluxo de ar. Acho ele bem ventilado, porém a CPU fica no chão no canto do quarto, numa pequena base de madeira que fiz (não é um casulo).

 

Você sabe dizer se essa temperatura sempre chega em todos os jogos ou somente em algum especifico?

Eu tenho uma RX580 e a temperatura de 80º a 85º é a temperatura dela praticamente quando é exigida ao máximo em determinados jogos. Já pesquisei isso e me informaram que é o natural dela,entre tanto, isso não acontece em jogos mais leves. Fica tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wilian Braga

 

Pra GPU, na casa inicial dos 80C também acho tranquilo. Mais indo acima de 85C eu pessoalmente ja acho problemático. Eu procuraria em investir numa bom resfriamento pois estaria diminuindo o tempo de vida da placa se estiver rodando nessa temp constantemente... Nao sei muito de pecas AMD dai não se elas são "melhores" na sustentação de temperaturas altas do que as Nvidia... So meus 2 centz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Wilian Braga disse:

 

Você sabe dizer se essa temperatura sempre chega em todos os jogos ou somente em algum especifico?

Eu tenho uma RX580 e a temperatura de 80º a 85º é a temperatura dela praticamente quando é exigida ao máximo em determinados jogos. Já pesquisei isso e me informaram que é o natural dela,entre tanto, isso não acontece em jogos mais leves. Fica tranquilo.

 

29 minutos atrás, OGSnow disse:

@Wilian Braga

 

Pra GPU, na casa inicial dos 80C também acho tranquilo. Mais indo acima de 85C eu pessoalmente ja acho problemático. Eu procuraria em investir numa bom resfriamento pois estaria diminuindo o tempo de vida da placa se estiver rodando nessa temp constantemente... Nao sei muito de pecas AMD dai não se elas são "melhores" na sustentação de temperaturas altas do que as Nvidia... So meus 2 centz...

 

Willian a sua é da XFX? Andei notando que ela é mais esquentadinha mesmo, no PUBG no alto que ela tá mantendo 85°.

 

Mas notei que ela mantém essa temperatura meio que conscientemente, porque se ela pula pro 86° a FAN aumenta pra 77% pra manter.

 

Mas de fato, prefiro ela rodando abaixo dos 80°, por isso pensei em puxar a FAN um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bat :] disse:

 

 

Willian a sua é da XFX? Andei notando que ela é mais esquentadinha mesmo, no PUBG no alto que ela tá mantendo 85°.

 

Mas notei que ela mantém essa temperatura meio que conscientemente, porque se ela pula pro 86° a FAN aumenta pra 77% pra manter.

 

Mas de fato, prefiro ela rodando abaixo dos 80°, por isso pensei em puxar a FAN um pouco.

 

A minha é uma Powercolor 8Gb.

lnBcRJd.jpg

Que software você está acompanhando as temperaturas e velocidade de rotação do cooler?

Te adianto que se ela se mantiver até uns 85º isso é o padrão de funcionamento de uma VGA RX580.

Convenhamos também que o PUBG não é o jogo mais otimizado também.

 

1 hora atrás, OGSnow disse:

@Wilian Braga

 

Pra GPU, na casa inicial dos 80C também acho tranquilo. Mais indo acima de 85C eu pessoalmente ja acho problemático. Eu procuraria em investir numa bom resfriamento pois estaria diminuindo o tempo de vida da placa se estiver rodando nessa temp constantemente... Nao sei muito de pecas AMD dai não se elas são "melhores" na sustentação de temperaturas altas do que as Nvidia... So meus 2 centz...

 

Placas da AMD esquentam bastante,são realmente uma usina nuclear dentro do gabinete kkk

Até uns 85º é o funcionamento padrão de uma RX580.

No manual e na internet você encontra bastante coisas relacionados a isso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Wilian Braga disse:

 

A minha é uma Powercolor 8Gb.

lnBcRJd.jpg

Que software você está acompanhando as temperaturas e velocidade de rotação do cooler?

Te adianto que se ela se mantiver até uns 85º isso é o padrão de funcionamento de uma VGA RX580.

Convenhamos também que o PUBG não é o jogo mais otimizado também.

 

 

Placas da AMD esquentam bastante,são realmente uma usina nuclear dentro do gabinete kkk

Até uns 85º é o funcionamento padrão de uma RX580.

No manual e na internet você encontra bastante coisas relacionados a isso.

 

 

Entendi, fico mais tranquilo.

É que ouco relatos de outras pessoas falando que ela fica na casa dos 75° mas tô achando balela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 25/12/2018 às 21:19, Felipe-Bat disse:

Entendi, fico mais tranquilo.

É que ouco relatos de outras pessoas falando que ela fica na casa dos 75° mas tô achando balela.

Eu tenho um setup simples, i5 4670, RX580 4G, gabinete de desktop simples com a lateral aberta e a RX580 chega a 70~75 graus jogando Cod Warzone q eh mundo aberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!