Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compensa usar o Chill?


Hoozak

Posts recomendados

Não sei se é a área correta, mas acredito que seja...

Andei lendo sobre a função Chill mas ainda fiquei com algumas dúvidas em relação a desempenho dos jogos.

Eu configurei meu Chill com o mínimo 60 e máximo 144.

 

Configuração do meu PC é:

  • Placa-mãe AM4 Asus Prime A320M-K
  • Processador Ryzen AMD AM4 R5-2600X 4.2GHz / 19MB / 3.6GHz Base (Com Cooler)
  • Placa de Vídeo/VGA Sapphire RX570 Pulse OC de 8Gb / 256Bit / GDDR5 / DVI / HDMI / DP (11266-36-20G)
  • HD Interno SATA3 de 1TB Western Digital WD - WD10EZRX - 5400 64MB Pull
  • Memória Kingston Hyperx Fury kit de 8GB 2666Mhz DDR4
  • Fonte ATX Corsair 550W TX550M Series 80 Plus Dourado Modular
  • Monitor LED de 24" Mtek Gamer/Gaming M24C144 Full HD Curvo com HDMI / DVI / DP e USB
  • Gabinete Gamer/Gaming Satellite K352

 

Eu notei que quando estou jogando a FPS fica oscilando na necessidade que é exigido da composição.

Porém, notei que o Jogo fica no máximo 144 fps (que foi o tanto que configurei no Chill) sendo que antes o mesmo jogo pegava em torno de 350 fps.

A dúvida é a seguinte:

  1. Além de economizar energia, o Chill ajuda na vida útil das composições? (Placa de vídeo, Processador e CPU).
  2. É vantajoso usar o Chill para limitar a FPS a uma quantidade menor do que a composição consegue alcançar?
  3. De modo geral, quais seriam as vantagens e desvantagens de usar o Chill?

 

Na verdade eu tenho mais dúvidas sobre o Chill, mas pra perguntar, precisaria saber se o Chill só tem vantagem na economia de energia ou se tem vantagem em algo mais que eu desconheço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O Radeon Chill adapta o uso da placa de vídeo de tal forma que economize energia, gerando menos calor, aliviando também a carga exigida da fonte. Quanto menor a temperatura que um componente é submetido maior será sua vida útil porém outras coisas podem acontecer antes que o desgaste por aquecimento "mate" o componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, grievous disse:

porém outras coisas podem acontecer antes que o desgaste por aquecimento "mate" o componente.

Tava contente na leitura até chegar nessa parte '-'

Será que devo usar o Chill ou aproveitar melhor o desempenho da placa de vídeo sem o Chill?

Outra coisa, jogar a 144 fps qualquer jogo é o suficiente ou ter mais que 144 fps é melhor?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Hoozak Outras coisas eu quero dizer, descarga elétrica (raios), derrubar o gabinete no chão, deixar água cair dentro, etc.

 

Existe toda uma teoria usada por jogadores de CS profissionais que mesmo que o monitor não mostre todos os FPS você consegue ter alguma vantagem mínima (quase nada) em relação ao input lag ou coisa do tipo, não lembro de cabeça. Como estão as temperaturas do seu sistema? Se sua GPU estiver um pouco quente por volta dos 80ºC ou mais eu ativaria o Radeon Chill, caso contrário pode deixar desativado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, grievous disse:

Como estão as temperaturas do seu sistema?

Nunca testei, mas pelo programa CPU-Z que baixei na intenção de ver a especificação da placa de vídeo, ela (a placa de vídeo) estava em torno de 45º.

Se tiver algum programa específico para indicar a medir a temperatura, eu aceito a dica.

 

Falando nisso, eu precisaria saber se minha placa de vídeo que está tendo o desempenho para manter os jogos com boa qualidade ou se isso está sendo forçado pela placa-mãe ou processador.

Na verdade eu não entendo sobre essa questão de atividade do PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Hoozak Você pode baixar o Hwmonitor e fazer algum teste de estresse com outro programa como Furmark e averiguar o pior caso porque testes de estresse usam 100% do componente o tempo todo enquanto em jogos isso não acontece tão facilmente.

 

Ou pode baixar o MSI Afterburner e ativá-lo antes de jogar. Configure para monitorar o uso e temperatura da CPU, GPU, RAM, VRAM, FPS, etc. Esse teste é mais realista, com ele você saberia as condições que seu PC opera enquanto joga.

 

Com o MSI Afterburner você terá uma noção de como está o uso geral dos recursos do PC, podendo identificar possíveis gargalos. Se sua placa de vídeo rodar perto de 100% (com o radeon chill desativado) é um indicativo que ela está sendo utilizada ao máximo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...