Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade Processador Intel LGA1150


Posts recomendados

Fala Galera, Boa Noite.

 

Visitei algumas discussões hoje porém não consegui chegar a uma definição clara.

 

Hoje meu setup é o seguinte:

 

MoBo: Gigabyte GA-B85M-D3PH

Proc: i5 - 4440 (stock)

RAM: 8Gb DDR3 1333

VGA: GTX 950 TI Mini OC

Fonte: CX650

 

Estou encontrando alguns gargalos tanto para jogos quanto para trabalho (minha noiva usa SketchUp, AutoCad, Pacote Adobe, etc)

 

Infelizmente não estou com condições para realizar um upgrade total (sonho) porém vi que o meu processador é relativamente fraco.

Dessa forma busquei algumas opções tanto aqui no fórum quanto fora, porém não foram muitas as opções que achei e talvez vocês possam me ajudar com novas possibilidade.

 

Designei um orçamento de R$1000 para isso, é pouco mas vamos lá.

 

Pensei em trazer um i7 para o setup atual com isso cheguei em 2 opções:

i7 4770k - ultrapassa mas esta próximo do orçamento; (Só encontrei um anuncio por menos de 1000 e fiquei meio receoso)

i7 4970k - ultrapassa consideravelmente o valor;

 

Com isso busquei o melhor i5 que pudesse se comparar com os i7 ai encontrei o 

i5 4690k - R$700 - 800

 

Dessa forma gostaria de saber o que vocês acham sobre a troca do processador, mesmo que sendo para a mesma familia.

 

Fora isso, imaginando que o 4690k seja uma boa opção, com o restante e talvez interando pouco a mais, o melhor complemento seria aumentar a RAM para 16GB ou deveria vender minha VGA e buscar alguma GTX 10X0 no mercado? (vale a pena pesquisar uma usada?)

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Cherubim Junior n vale a pena investir em um procs com terminação "k" pois são desbloqueados para OC e a sua placa-mãe n suporta, como você tá com 1k você já pensou em colocar um r5 1600 + b350 + 8gb ddr4, você gastaria 1k na placa-mãe e procs e o restante do dinheiro você obteria da venda do procs+mobo+ram.

 

Procure a mobo na kabum, o procs na cissa magazine e a ram olhe no ML, vai da uns 1400 +-, ae do seu kit você manteria a fonte,hd e vga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entao, pro 4690k ser um upgrade significativo, ele precisaria estar em uma mobo z370 (e fazer overclock).

Fora isso, fico pensando onde voce deve sentir gargalo maior depende do tipo de tarefa realizada. Acredito que nos programas da Adobe e no autocad a maior diferença seja o numero de threads da cpu, já em jogos, deve ser sua gtx 950 (eu acho que ela não deve ser ti porque eu nunca ouvi ffalar de uma gtx 950ti).

Então, se voce esta atras de desempenho, eu acredito que o seu orcamento so seja o suficiente pra uma das duas coisas.

Se a sua preferência é pra melhorar a qualidade do trabalhho, eu te indicaria juntar um pouco mais (ou vender o seu pc atual pra ajudar) e comprava um computador com ryzen 5 1600. Ou ir atras de um i7 4790 ou um 4990 (sem o k)

agora se a sua prefferencia é melhorar a jogabilidade do seu pc, eu só trocaria essa placa de vídeo por uma rx 580, que ta uns 980 na terabytte

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9867/placa-de-video-sapphire-radeon-rx-580-nitro-4gb-11265-31-20g-256bit-gddr5-chdmi-pci-exp

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quesito processador: Você citou apenas modelos K. Acho completamente desnecessário o investimento nesses processadores, visto que a sua placa-mãe não tem recursos de overclock. Trata-se de uma b85, ou seja um modelo intermediário.

 

Troca de processador: Um i7 4770 ou 4790 (sem o K) seria a melhor escolha nesse caso.

 

Memória: 16gb seria uma boa opção, visto que você e sua noiva vão trabalhar com programas robustos e que necessitam de mais memória.

 

Placa de video: Você citou uma 10x0, mas ao mesmo tempo citou também programas como autocad, etc... Você teria de definir qual o foco: Jogos ou Renderização. Sendo a escolha pelos jogos, faz sentido a troca por uma 1060, 1070 ou 1080. Caso for renderização, o mais indicado embora meio oneroso seria a Geforce Quadro ou Ati FirePro.

adicionado 2 minutos depois
1 minuto atrás, Di bp disse:

entao, pro 4690k ser um upgrade significativo, ele precisaria estar em uma mobo z370 (e fazer overclock).

 

Um momento: 4690k é processador 1150 portanto a placa-mãe indicada para fazer over seria a z87 ou z97.

 

Quanto a z370, ela pertence a processadores ix 8xxx.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Cherubim Junior

 

Como o orçamento é reduzido, precisa ser um tiro certo.... Pra esse tiro ser certo, você precisa ver o que anda limitando seu PC, nessas aplicações..

 

Pra jogos, acho meio difícil uma GTX 950 pesar pra um Core i5, mesmo de 4ª Geração.. Pra programas de edição, dependendo do que é feito, sim, o Core i5 não seria exatamente um gargalo, mas tornaria certas tarefas mais demoradas.. Como pode ser falta de RAM ou até de VRAM, dependendo bem do que está sendo feito..

 

Dê uma olhada nisso, antes de gastar essa grana..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Angern disse:

@Wagner Cherubim Junior n vale a pena investir em um procs com terminação "k" pois são desbloqueados para OC e a sua placa-mãe n suporta, como você tá com 1k você já pensou em colocar um r5 1600 + b350 + 8gb ddr4, você gastaria 1k na placa-mãe e procs e o restante do dinheiro você obteria da venda do procs+mobo+ram.

 

Procure a mobo na kabum, o procs na cissa magazine e a ram olhe no ML, vai da uns 1400 +-, ae do seu kit você manteria a fonte,hd e vga

@Angern Eu pensei em realizar algumas alterações sim. Porém o ponto principal é que como também é utilizado para trabalho, eu teria um "gap" entre a venda e compra dos novos itens já que dessa forma não poderia reutilizar nada. Então neste momento não consigo fazer isso.

 

10 horas atrás, Di bp disse:

entao, pro 4690k ser um upgrade significativo, ele precisaria estar em uma mobo z370 (e fazer overclock).

Fora isso, fico pensando onde voce deve sentir gargalo maior depende do tipo de tarefa realizada. Acredito que nos programas da Adobe e no autocad a maior diferença seja o numero de threads da cpu, já em jogos, deve ser sua gtx 950 (eu acho que ela não deve ser ti porque eu nunca ouvi ffalar de uma gtx 950ti).

Então, se voce esta atras de desempenho, eu acredito que o seu orcamento so seja o suficiente pra uma das duas coisas.

Se a sua preferência é pra melhorar a qualidade do trabalhho, eu te indicaria juntar um pouco mais (ou vender o seu pc atual pra ajudar) e comprava um computador com ryzen 5 1600. Ou ir atras de um i7 4790 ou um 4990 (sem o k)

agora se a sua prefferencia é melhorar a jogabilidade do seu pc, eu só trocaria essa placa de vídeo por uma rx 580, que ta uns 980 na terabytte

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9867/placa-de-video-sapphire-radeon-rx-580-nitro-4gb-11265-31-20g-256bit-gddr5-chdmi-pci-exp

@Di bp Como eu falei, infelizmente a troca total não esta sendo uma opção atualmente. O que estou vendo é que por mais que sejam bons processadores o custo não está valendo a pena (visto que minha MoBo não pode suportar o OC para que a mudança fosse extremamente significante) e o unico componente que eu posso ter e utilizar em um novo setup seria a VGA e isso poderia dar um folego pelo menos nesse inicio.

A placa que passou é a 4gb eu encontrei a 8gb no ML usada:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1155679170-gpu-powercolor-red-devil-rx-580-8gb-perfeita-promoco-_JM

Será que vale a pena?

10 horas atrás, Rolando Caio da Rocha disse:

Quesito processador: Você citou apenas modelos K. Acho completamente desnecessário o investimento nesses processadores, visto que a sua placa-mãe não tem recursos de overclock. Trata-se de uma b85, ou seja um modelo intermediário.

 

Troca de processador: Um i7 4770 ou 4790 (sem o K) seria a melhor escolha nesse caso.

 

Memória: 16gb seria uma boa opção, visto que você e sua noiva vão trabalhar com programas robustos e que necessitam de mais memória.

 

Placa de video: Você citou uma 10x0, mas ao mesmo tempo citou também programas como autocad, etc... Você teria de definir qual o foco: Jogos ou Renderização. Sendo a escolha pelos jogos, faz sentido a troca por uma 1060, 1070 ou 1080. Caso for renderização, o mais indicado embora meio oneroso seria a Geforce Quadro ou Ati FirePro.

adicionado 2 minutos depois

 

Um momento: 4690k é processador 1150 portanto a placa-mãe indicada para fazer over seria a z87 ou z97.

 

Quanto a z370, ela pertence a processadores ix 8xxx.

 

@Rolando Caio da Rocha Mas vale a pena esse investimento agora mesmo em stock? Pois a diferença para os modelos K chega a ser de apenas 100R$ e neste caso não seria um impecilio. Eu não consigo imaginar um futuro mas encontrei uma z87 usada por 610R$ (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1152440216-placa-mãe-asrock-z87-fatal1ty-killer-socket-1150-ddr3-_JM#reco_item_pos=0&reco_backend=machinalis-gauss&reco_backend_type=function&reco_client=navigation_trend_homes&reco_id=6a2d4ef3-a4fb-4a67-8b51-990b7706b960&c_id=/home/navigation-trends-recommendations/element&c_element_order=1) e é um preço razoavel.

De qualquer forma o que estou tentando entender é para eu ter esses processadores com full performance eu teria que gastar cerca de 1700 - 1800. Com esse valor não seria possivel montar um setup mais atual com poder de processamento parecido?

Em relação a placa de vídeo. Só conheço as placas Quadro e FirePro de nome então não sei muito bem de especificações, porém a meu ver essas placas costumam ser mais caras e como não conheço não sei se o desempenho de uma placa dessas de "entrada" e mais cara seria interessante no momento.

10 horas atrás, RS Faria disse:

@Wagner Cherubim Junior

 

Como o orçamento é reduzido, precisa ser um tiro certo.... Pra esse tiro ser certo, você precisa ver o que anda limitando seu PC, nessas aplicações..

 

Pra jogos, acho meio difícil uma GTX 950 pesar pra um Core i5, mesmo de 4ª Geração.. Pra programas de edição, dependendo do que é feito, sim, o Core i5 não seria exatamente um gargalo, mas tornaria certas tarefas mais demoradas.. Como pode ser falta de RAM ou até de VRAM, dependendo bem do que está sendo feito..

 

Dê uma olhada nisso, antes de gastar essa grana..

@RS Faria Eu não vejo muita oscilação no tempo de renderização por exemplo. Hoje se mantém na faixa de 6-8hrs dependendo do detalhamento da imagem. Tendo uma estimativa de um projeto grande cerca de 15-20dias para renderizar tudo. Olhei alguns tutoriais e 99% deles pede para configurar a renderização na VGA (o que eu fiz claro) então não sei te dizer exatamente o que falta. Na renderização eu sei que CPU e VGA ficam a 100%, memória não parece ser um problema. Dificilmente passa de 75% de utilização. Para jogos sinto muito FPS drop. E isso em qualquer jogo. Dependendo do jogo consigo fazer outras tarefas na internet (ler tutoriais, buscas diversas, etc) é com certeza mais lento mas da pra fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Wagner Cherubim Junior disse:

O que estou vendo é que por mais que sejam bons processadores o custo não está valendo a pena (visto que minha MoBo não pode suportar o OC para que a mudança fosse extremamente significante) e o unico componente que eu posso ter e utilizar em um novo setup seria a VGA e isso poderia dar um folego pelo menos nesse inicio. 

A placa que passou é a 4gb eu encontrei a 8gb no ML usada:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1155679170-gpu-powercolor-red-devil-rx-580-8gb-perfeita-promoco-_JM 

Entao, o preço pra usado ta meio careiro ( eu a cheguei a ver uma de 8gb por volta de 800 reais usada), mas nao deixa de ser um preço bom (e eu adoro esse modelo reddevil), só lembra que tem 0 garantia. Se voce tiver paciencia, dá pra procurar um pouco mais. E lembra que parte da grana volta quando voce vender a sua 950.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!