Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa solar para carregar dispositivo


Posts recomendados

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-866207552-regulador-de-tenso-lm2596-step-down-buck-frete-1000-reais-_JM?quantity=1

 

encontrei esse bem bacana aqui no ML, agr a duvida que eu tenho, por ele ser step down, mesmo se entrar uma tensão de por exemplo 4v, ele vai conseguir sair 5v?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não falha a memória tem que colocar um dissipador nele se não pode não funcionar adequadamente. 

adicionado 1 minuto depois

"step down" vai para baixo e não um "step up" que aumenta a tensão ^^ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Matheus Honório disse:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-866207552-regulador-de-tenso-lm2596-step-down-buck-frete-1000-reais-_JM?quantity=1

 

encontrei esse bem bacana aqui no ML, agr a duvida que eu tenho, por ele ser step down, mesmo se entrar uma tensão de por exemplo 4v, ele vai conseguir sair 5v?

 

Ola.

 

Feliz ano novo a todos !

 

...

 

Este aparato que voce viu no anúncio não vai atender sua necessidade.

Para obter uma saída de 5V nele voce precisaria ligar os seus painéis em série, e isso resultaria em uma corrente insuficiente. 

 

Ligando os painéis em série voce soma a tensão ( terá um pico de 10V ) mas mantém a corrente ( apenas os 250 mA ) , que no caso é muito baixa para conseguir carregar a bateria. 

Esta corrente pode ser suficiente para manter o aparelho funcionando, isso é fato. Mas a sua intenção é repor a carga da bateria enquanto ele está ligado, então não vai rolar.

 

Se ligar os painéis em paralelo vai somar a corrente, que teoricamente no pico de 0,5A  poderia atender sua necessidade, mas o regulador consome alguma tensão para fazer seu trabalho e voce obteria na saída um valor menor que 5V,  e o dispositivo não concorda , ele precisa dos 5V .

 

Caso voce disponha do carregador original do seu aparelho seria interessante olhar as especificações dele. Como falou que ele se comporta de forma semelhante a um celular então imagino que a corrente requerida seja acima de 0,5A.  Por exemplo, o meu smartphone tem uma bateria interna de 3,7V  e o carregador é de 5V por 1A.

 

As opções possíveis então....

 

1 -  após descobrir qual a corrente ele precisa basta adquirir mais painéis iguais os que voce já possui ( caso não queira descartar estes )  e fazer uma grade série/paralelo que consiga suprir 10V com a corrente especificada no manual do seu aparelho.

 

2 - adquirir painéis ( ou  1 painel ) de 12V com uma corrente pomposamente maior  e  então plugar ele na entrada deste regulador do anúncio.

 

3 - ... to pensando aqui, mas preciso aguardar a sua informação sobre a especificação técnica do aparelho a ser alimentado.

 

'_'

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu pensei que estava em outro post. Pensei que estava no tópico da fonte huahuahuahua 

Mas mantenho o negócio do step down que é para baixa a tensão de entrada... no caso desse projeto não seria muito legal pois a tensão de saída varia e na mão do criador do post poderia dar uma tremenda dor de cabeça colocar mais tensão em coisa que é para 5V... 

 

Eu falei sobre colocar um dissipador porque esse ai já é conhecido e tem esses problemas ^^ 

 

mas para aplicação de placa solar não promete ganho de corrente... só garante a tensão mínima do outro componente que postei aqui. O dono do tópico já reclamou de que não quer comprar uma placa solar de 12V e com corrente maior de 0,5A e imagine comprar duas para colocar em paralelo ^^ 

 

O circuito que postei aqui do bang é capaz de gerar uma corrente maior e baixar a tensão ^^ 

 

 

Aqui um vídeo que a corrente que saí é até maior que a corrente nominal da placa solar. que é de 520mA leitor está em mais de 600... pode ser um pequeno erro... mas a corrente é aproveitável ^^ para corrente mínima de usb 2.0

 

 

adicionado 2 minutos depois

lembrando que no sol a corrente lida é bem maior... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um carinha usando o mesmo sistema, mas com uma placa solar de 5V e pot 2.5W apenas (abaixo do recomendado para o circuito que é no mínimo 6V de entrada) e com sol direto saída de  320mA e ainda funciona mal e porcamente, mas funciona... Por isso se colocar em série para manter a tensão mais alta e mesma corrente funcionaria melhor... pois é ... enfim... esperar a evolução do tópico... fuizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz saindo do post até o dono do tópico se resolver X) 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!