Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fio neutro com tensão


Posts recomendados

Depois de minha placa de som e meu ps4 queimarem em 1 ano, resolvi dar uma geral na rede elétrica aqui de casa... fiz um teste e gostaria de saber de quem entende de elétrica o que significa o resultado:

 

Desliguei tudo da tomada, me assegurei de que os interruptores estavam desligados, abri o QDC, desconectei o fio neutro do barramento e fiz a medição com o multímetro. Para a minha surpresa, deu 30v.

 

Se o neutro não está servindo de retorno para nenhum equipamento conectado à tomada nem lâmpada nenhuma, de onde pode estar vindo essa energia?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leo Faria disse:

Desliguei tudo da tomada, me assegurei de que os interruptores estavam desligados, abri o QDC, desconectei o fio neutro do barramento e fiz a medição com o multímetro. Para a minha surpresa, deu 30v.

Essa medição foi feita como? Entre Terra e Neutro?

 

Assim, numa instalação elétrica ideal, entre Neutro e Terra terá 0 Volts.. Numa instalação elétrica real, não será zero, mas deve ser algo próximo à zero.. 30 Volts é sinal de coisa errada.. Pode ser um problema em um circuito da instalação.. Como é a instalação aí? Fase, Neutro e Terra, 127 Volts?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, RS Faria disse:

Essa medição foi feita como? Entre Terra e Neutro?

 

Assim, numa instalação elétrica ideal, entre Neutro e Terra terá 0 Volts.. Numa instalação elétrica real, não será zero, mas deve ser algo próximo à zero.. 30 Volts é sinal de coisa errada.. Pode ser um problema em um circuito da instalação.. Como é a instalação aí? Fase, Neutro e Terra, 127 Volts?

 

127v, só fase e neutro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, RS Faria disse:

Não tem aterramento aí? Ou o aterramento não é distribuído pra casa??

 

O prédio aqui é antigo, da época das tomadas de 2 pinos. Pelo que pesquisei, o que pode estar acontecendo é quebra de isolação, já que dizem que a validade dos cabos é 30 anos e a construção deve ter isso já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leo Faria

 

Pode ser problema na isolação, o próprio cabo de neutro rompido, alguma instalação errada, em algum ponto.. Prédio complica a coisa, pois pode ser algo maior, onde outros moradores possam estar sendo afetados..

 

Sabe se mais alguém tem esse tipo de problema? Pois, nesse caso, seria hora de falar com a Administração do prédio..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, RS Faria disse:

@Leo Faria

 

Pode ser problema na isolação, o próprio cabo de neutro rompido, alguma instalação errada, em algum ponto.. Prédio complica a coisa, pois pode ser algo maior, onde outros moradores possam estar sendo afetados..

 

Sabe se mais alguém tem esse tipo de problema? Pois, nesse caso, seria hora de falar com a Administração do prédio..

 

O jeito vai ser chamar um eletricista porque a coisa tá muito louca aqui. A primeira coisa que eu fiz depois de comprar o multímetro foi testar se fase e neutro estavam do lado certo nas tomadas de 3 pinos, e várias estavam com inversão. O pintor instalou de qualquer jeito.

 

Então descobri que há anos a geladeira e a máquina de lavar funcionavam perfeitamente com pino de neutro conectado à fase e o fase ao neutro na tomada. Resolvi desinverter e parece que nenhuma das duas gostou da ideia de funcionar conforme o certo. A máquina superaqueceu e a geladeira ficou com o compressor ligado sem parar como se não estivesse conseguindo nunca chegar na temperatura ideal. Comprei um sorvete e 24h depois ele continuou mole.

 

A gente lê muita coisa por aí, assiste vídeos, e parece que é bem simples. Mas na prática algumas situações são bem misteriosas... só com muito conhecimento na área para diagnosticar.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!