Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, recentemente eu comecei a ter um problema com minha GPU, constantemente recebo o erro "Display driver stopped responding and has recovered', em que a tela fica preta e volta após um tempo. Bem, eu acredito que eu tenha descoberto o motivo do problema, um Trojan que o MalwareByte classifica como "Trojan.BitCoinMiner" (Sempre que o Driver para de funcionar o uso da GPU sobe para um valor perto de 100%, mesmo na área de trabalho/browser), enfim, eu ja queria formatar o computador faz um tempo e não consigo retirar esse vírus do sistema, portanto decidi unir o útil ao agradável. Minha dúvida é sobre qual procedimento seguir, quero fazer uma formatação completa do Sistema/HD (Não vou fazer backup de nada).
Obrigado!
Ps:Sei criar o pendrive bootável e configurar o sistema, ja fiz algumas vezes, mas não sei se é a forma mais efetiva de limpar o Sistema para a situaçao que eu descrevi acima.
Obrigado

Postado

Na hora da instalação deleta todas as partições de forma a deixar todo o espaço no HD como livre/não alocado. Aí cria uma nova partição, manda o windows instalar nela e voilà.

Postado
30 minutos atrás, Shaman93 disse:

Na hora da instalação deleta todas as partições de forma a deixar todo o espaço no HD como livre/não alocado. Aí cria uma nova partição, manda o windows instalar nela e voilà.

Foi isso que eu pensei a fazer a príncipio, mas não tenho certeza se é a melhor forma de "zerar" o HD, mas vou tentar dessa forma mesma, valeu!

• Curtir 1
Postado

Zerar, zerar totalmente, com o intuito de que ninguém nunca consiga recuperar qualquer informação, exige que dados aleatórios sejam escritos e apagados múltiplas vezes em todo o HD, o que leva muitas (muitas mesmo!) horas. Se o intuito é só reinstalar o sistema e fazer rodar como novo, basta apagar a partição e recriar mesmo (mas os dados antigos ainda podem ser parcialmente recuperados, com a expertise necessária e os programas adequados). Eu quando descarto HD pifado antigo cravo uns pregos nele mesmo 😅

Postado
7 minutos atrás, Shaman93 disse:

Zerar, zerar totalmente, com o intuito de que ninguém nunca consiga recuperar qualquer informação, exige que dados aleatórios sejam escritos e apagados múltiplas vezes em todo o HD, o que leva muitas (muitas mesmo!) horas. Se o intuito é só reinstalar o sistema e fazer rodar como novo, basta apagar a partição e recriar mesmo (mas os dados antigos ainda podem ser parcialmente recuperados, com a expertise necessária e os programas adequados). Eu quando descarto HD pifado antigo cravo uns pregos nele mesmo 😅

Então, eu queria zerar só pra garantir que o malware não continue no sistema, você acha que com a formatação (apagando as repartições) é suficiente?

Postado

Algumas infecções extremamente hardcore (rootkits e bootkits) são capazes de sobreviver a essa formatação, por exemplo criando partições escondidas e reinfectando o sistema limpo depois de formatado. Dito isso, esses tipos de vírus são específicos para determinados hardwares e muito raros. O método de apagar as partições e recriar vai dar conta de 99,99% dos malwares. Caso não funcione (difícil) você abre um tópico na parte de remoção de vírus e o pessoal profissa te ajuda 👍

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Shaman93 disse:

Algumas infecções extremamente hardcore (rootkits e bootkits) são capazes de sobreviver a essa formatação, por exemplo criando partições escondidas e reinfectando o sistema limpo depois de formatado. Dito isso, esses tipos de vírus são específicos para determinados hardwares e muito raros. O método de apagar as partições e recriar vai dar conta de 99,99% dos malwares. Caso não funcione (difícil) você abre um tópico na parte de remoção de vírus e o pessoal profissa te ajuda 👍

Show de Bola, muito obrigado!

Postado

@chico24628 independentemente de infecção ou não, a melhor forma de reinstalar um sistema operacional é apagando a partição antiga e criando uma nova. Muitos usuários reclamam que acabaram de formatar o dispositivo e ele continua apresentando problema. Muitas vezes esse problema está na partição, o que uma simples formatação não resolve.

Postado

Primeiro manda formatar cada uma das partições (algumas não vai dar), depois exclui todas e deixa tudo como espaço livre. Daí vai em novo, cria uma partição e manda instalar, o Windows mesmo faz os paranauê de dividir as partições necessárias. Se quiser ter uma partição separada do sistema, digamos só pra armazenar dados e não precisar formatar tudo da próxima vez, é só dividir um pedaço pra ela e usar a função 'novo' também.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!