Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com Arduino e motor Trifásico 220V


Robsonco91

Posts recomendados

Ola pessoal.

Estou com um problema que está me dando uma grande dor de cabeça.

estou desenvolvendo uma pequena máquina para gravação de placas.

Nessa máquina tenho um motor trifásico 1CV, 200V, ligado a um inversor de frequência da WEG CFW-10 e esse inversor é recebe comando via o módulo relé 5V ligado ao arduino.

O problema é que quando ligo o motor o Arduino não realiza a programação corretamente, ele reinicia  e fica acionando os reles aleatoriamente, o sistema está aterrado, já tentei trocar a fonte de alimentação do Arduino e já até tentei por um filtro de linha mas nada resolve.( os dois primeiros reles da esquerda para a direita controlam o inversor os demais controlam lampadas e bobinas de válvulas eletropneumáticas)

DSC03291.JPG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, a solução deste tipo de problema é que diferencia "criança de adulto" do mundo eletroeletrônico claro. Seja bem vindo à ele.

Me fale se o controlador recebe algum sinal, sensor e algo do gênero e de onde, como ele chega. Me fale também se usa a mesma fonte pra algo mais potente, p.ex. solenóide, resistẽncia e etc. Me fale sobre a proximidade destas peças com os fios de sensores.. espero que não estejam amarrados juntos.

 

Depois destas preliminares, vou te dar uma dica também preliminar: coloque o seu controlador numa gaiola de faraday: vulgo uma simples blindagem. você pode tentar até cortar uma latinha de cerveja. Tome antes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Bom dia kkkkkkk, o Arduino recebe sinais apenas de contatos de botões , utilizei os resistores de Pull Up internos do Arduino, a fonte do Arduino está alimentando apenas ele, a máquina não possui sensores eletrônicos, apenas fim-de-curso (no lugar dos fins de curso antes eram sensores capacitivos porém eles apresentavam o mesmo problema  do Arduino). Os fios que estão presos juntos ao lado do inversor são os fios dos botões que saem do GND e das entradas do Arduino (dois primeiros conjuntos de bornes da esquerda para a direita).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você não respondeu se os sinais teclado e fim de curso estão amarrados juntos com os de potência ou controle do inversor ou pior: nos fios que vão pro motor...

 

pullups: use externos. mas antes ponha um capacitor 10nF entre entrada e gnd lógico. E não conecte o gnd lógico diretamente no chassi. Que os gnd's do sensor e teclado não se unam em nenhum outro lugar a não ser no gnd lógico: entrada do arduíno. Fios blindados nas entradas é uma boa pedida.

 

Por fim, técnicas de programação podem evitar que sinais do além entrem no processamento. Mas isso é outra estória...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!