Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperar dados em Raid 5


Posts recomendados

Tenho um Drobo 5 com 5HDs de 4TB em Raid 5. Um ano atrás, o equipamento avisou que uma das unidades estava com problema. Providenciei uma nova e troquei a defeituosa com o equipamento ligado. Deu tudo certo, em 10 minutos o equipamento estava funcionando perfeitamente, todos os dados estavam intactos. Uma semana atrás, um outro disco foi diagnosticado pelo Drobo com problemas. Troquei a unidade, mas dessa vez TODAS as 5 luzes ficaram vermelhas. Um amigo que entende disso me disse que talvez um segundo HD tenha pifado enquanto eu fazia a troca. Estou procurando quem possa diagnosticar e, se possível, recuperar os dados que lá estão (ainda me recuso a usar o verbo no passado). Alguém faz esse trabalho profissionalmente? Grato pela ajuda.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 5 semanas depois...

@Sergok2811 tive o mesmo problema com um Iomega em RAID5 que era usado como servidor NAS.

 

Depois de procurar muito, um colega DBA Oracle nos indicou a Hosco Tecnologia. Optei por ela porque os proprietários são formados e um deles é perito digital. Mas prepare o bolso porque esse tipo de trabalho costuma ser caro.

 

Espero que de tudo certo.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Obrigado por compartilhar! Da mesma forma, fico o comentário e a sugestão feita e eu pessoalmente acredito que, se os dados são importantes, então é necessário investir neste tipo de recuperação, mas o mais importante é ter um backup se esta informação não puder ser obtida da Internet.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Seagate Temos uma cultura de não investir em prevenção. No próprio Raid 5 é possível configurar discos reservas para recuperação instantânea (sugestão que recebemos da própria Hosco), mas quase ninguém faz isso. Minha própria empresa só passou a investir em backup e redundância depois de passar por sufocos desse tipo. 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só quando o desastre acontece, percebemos que o prejuízo pode ser muito maior do que custos com backup. Na época fomos orientados a pelo menos trocar os discos convencionais por HDs Enterprise. Inclusive o pessoal da própria Hosco recomendou HDs Constellation ES, da Seagate.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, HDDs de nível corporativo sempre serão preferidos devido à sua resistência em vez de HDDs para computadores desktops, existem várias características e benefícios que podem tornar essa decisão uma decisão fácil, mas um dos mais importantes é o custo por GB. O custo por GB é importante na maioria dos casos para grandes empresas e não tanto para usuários domésticos, portanto, não é difícil começar a acreditar que esse comentário foi focado em clientes que compram HDDs em grande escala para seus datacenters. O Seagate Constellation foi uma unidade projetada especificamente para organizações corporativas com um orçamento de capital apertado para dados de baixa prioridade (dados acessados muito poucas vezes por ano), mas não querem o risco de usar unidades de consumo como HDDs para computadores desktops para cargas de trabalho corporativas. As unidades Constellation ofereciam o menor custo por gigabyte no mercado corporativo valendo a pena considerar a implantação.

Sem um design muito estilizado e meramente focado na funcionalidade, esse HDD ainda é usado por construtores de PC que buscam "Valor" em vez do melhor desempenho a qualquer custo. HDDs ao longo do tempo não só evoluíram em sua densidade ou capacidade de armazenamento, apenas 5-8 anos atrás HDDs de so entre 3TB ou 6TB foram vistos, mas esse tamanho triplicou hoje em dia, além da taxa de falha também foi melhorada, e essa é a única constante que caracteriza a indústria, que a densidade continua a aumentar e as falhas devido a melhorias na tecnologia também diminuíram e um HDD que falha muito pouco é o Constellation da Seagate, obviamente, a tecnologia é ainda melhor hoje, e já existem HDDs como o IronWolf ou HDDs com uma resistência muito alta, como o Seagate Exos Enterprise que são melhores que o Seagate Constelação (e por sinal mais bonitos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!