Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador apresentando tela azul com o sem PV.


Posts recomendados

Boa noite amigos do CdH!

 

O texto vai ser longo então prepara o cafézinho antes de ler. Tl;Dr ao final.

 

Possuo o seguinte computador:

 

Mobo: Asus b350-f Gaming

Ram: 16GB(2x8GB) 3200Mhz G.Skill Flare X 

CPU: Ryzen 2400G

GPU: RX 580 8GB Sapphire Nitro+

SSD: SanDisk Ultra (boot)

HD: Western Digital Blue 1TB

Fonte: TX850M Corsair 850w 80 Plus Gold

 

Algumas respostas rápidas:

Por que a fonte tão alta?

O plano inicial era outro, um pc mais potente e eu também gosto de manter a fonte em seu pico de eficiência.

 

A placa-mãe está com a última BIOS e testei diversos drivers ao longo desse processo, o relato a seguir se passou durante 3 meses.

 

Vamos aos problemas:

Inicialmente este computador estava dando muitas BSOD. Isso quando ainda não tinha a RX580, estava usando a vega 11 do 2400g

 

Quando jogava Destiny 2 era direto. As vezes o jogo só fechava e as vezes ele dava BSOD. 50/50

 

Utilizando o google chrome também podia dar BSOD simplesmente lendo notícias.

Quando analizava o dump da tela azul sempre dizia ser o driver de vídeo: atikmpag.sys

 

Nisso eu estava com o infame windows 10 de outubro. Instalei a versão anterior, reinstalei os drivers de vídeo, chipset, mouse, teclado... Padrão.

 

As telas azuis não pararam.

 

Então a pouco eu peguei a RX580 e fiz uma reinstalação limpa do windows 10 bem bonitinho.

 

Primeira BSOD foi no sunset overdrive, depois destiny e cs:go.

 

O interessante era os programas e arquivos que o winDBG acusava: Steam, SunsetOverdrive, Hidclass.sys, dxgkrnl.sys e outros.

 

A cada Bsod parecia pegar no aleatório o culpado. Suspeitei da RAM e passei o memtest86 com as duas juntas. Nenhum problema. Depois testei com elas separadas e em slots diferentes. Nenhum problema

 

Tres dias atrás fiz uma descoberta: Se eu ligasse a minha TV e o monitor ao mesmo tempo na GPU e iniciasse o cs:go: O pc ficava com tela preta pra sempre. Mesmo desligando o PC e ligando de novo, a tela continuava preta. A única forma de resolver era desligando o pc, retirando todos os cabos de vídeo, ligar o pc e daí plugar o cabo do monitor na gpu após o windows iniciar.

Outro detalhe: o monitor não acusava estar sem sinal, ele entrava em modo de espera.

 

E tudo isso culminou hoje:

Estava jogando CS:GO e o pc deu tela azul, reiniciou na tela preta infinita, desliguei ele pra fazer aquele esquema de tirar os cabos, computador não ligou mais. Nisso o pc ficou num loop de ligar e desligar em questão de segundos (não chegava a dar nem a checagem completa da bios). Após um tempo o pc ligou ainda na tela preta infinita. Retirei a gpu e o computador passou a mostrar vídeo, mas obtive uma tela azul (winDBG acusou o Hidclass.sys)

 

Após tudo isso devo chamar um exorcista ou existe alguma maneira melhor de prosseguir?

 

Tl;Dr: Computador dava diversas telas azuis com e sem gpu, acusava diversos programas diferentes. De vez em quando o pc ficava sem vídeo e hoje ele resolveu dar tela azul e ficar sem vídeo. Mais detalhes no livro ali em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, bucoskifernando disse:

Quando analizava o dump da tela azul sempre dizia ser o driver de vídeo: atikmpag.sys

Esse erro pelo jeito parou né, conheço bem o atikmpag.sys e as soluções encontradas na internet e que nunca funciona, exceto 1.

 

Eu tive esse erro com meu Ryzen 3 2200G, a solução para mim foi a troca da memória ram por uma que consta na lista de rams testadas pelo fabricante, só assim o meu problema foi solucionado, talvez possa solucionar o seu também, caso ainda tenha essa problema.

 

PS: Sei que muitos vai falar que não é a ram, porém vídeo tdr failure(atikmpag.sys) é sim memória ram incompatível com a placa-mãe, esse problema não é nada de processador e mobo, é apenas incompatibilidade, não consta no QVL, mas funciona, só que tem esse problema que vez ou outra aparece e só soluciona trocando de memória ram, enquanto muitas soluções achadas na internet não funciona, tais como formatar, atualizar bios, atualizar drivers e afins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

Esse erro pelo jeito parou né, conheço bem o atikmpag.sys e as soluções encontradas na internet e que nunca funciona, exceto 1.

 

Eu tive esse erro com meu Ryzen 3 2200G, a solução para mim foi a troca da memória ram por uma que consta na lista de rams testadas pelo fabricante, só assim o meu problema foi solucionado, talvez possa solucionar o seu também, caso ainda tenha essa problema.

 

PS: Sei que muitos vai falar que não é a ram, porém vídeo tdr failure(atikmpag.sys) é sim memória ram incompatível com a placa-mãe, esse problema não é nada de processador e mobo, é apenas incompatibilidade, não consta no QVL, mas funciona, só que tem esse problema que vez ou outra aparece e só soluciona trocando de memória ram, enquanto muitas soluções achadas na internet não funciona, tais como formatar, atualizar bios, atualizar drivers e afins.

 

Então, continua tendo mas ficou bem raro.

 

Já tive video_tdr_failure, system_service_exception, system_thread_not_handled, Page Fault In Nonpaged Area , IRQL not less or equal, memory_management (esse tive só uma vez)

 

O que acho estranho agora é o pc não dar vídeo com a GPU. A mobo passa pelo teste da gpu (q-led branco na placa-mãe) e trava no boot (q-led verde). Mas ela dá vídeo com a iGPU do 2400g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bucoskifernando Desconheço dos demais erros, pois não tive nenhum.

 

Porém, o vídeo tdr failure, como foi o unico que tive, é realmente relacionado a incompatibilidade de ram e mobo, que se dá quando a ram não consta no QVL da mobo, no caso da sua, tem que ver o QVL para processador Raven Ridge que é o seu.

 

A solução é a troca de ram, assim pelo menos o vídeo tdr failure some, e caso tenha outros relacionados a ele, também irá sumir.

 

Raven Ridge são os processadores de segunda geração Ryzen, neles está o Ryzen 3 2200G e o Ryzen 5 2400G, que possuem vídeo integrado.

 

O meu problema de vídeo tdr failure começou depois que comprei o kit upgrade da pichau, composto por uma Asus Prime A320M-K/BR + Ryzen 3 2200G + 8gb 2400Mhz DDR4 Corsair, depois de muito pesquisar e até ver tópico no fórum da amd de pessoas com o mesmo problema, cheguei na conclusão, vídeo tdr failure só se resolve trocando a memória ram, e antes de concluir ainda fiz vários procedimentos como até mesmo re-instalar o único jogo onde tinha maior ocorrência do erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!