Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Bom dia pessoal. Estou atualmente com essa build ali do lado.

Consigo estabilizar a CPU a 3.9 GHz subindo a tensão pra 1.3v (cooler box, aquele wraith spire)

Porém no AC Odyssey a CPU tá passando de 75 graus. Vi no site do fabricante que a temperatura limite de operação é 95º mas achei (por falta de experiência ou porque pela primeira vez vi ficar mais quente que a VGA) que 75 já é bastante alto.

Ressalto que não deixo acumular poeira, desmonto, limpo, passo pasta térmica, etc todo mês.

O que vocês acham? Devo comprar um cooler melhor? Se sim, qual? Tenho medo dos air coolers por causa do tamanho do dissipador, minha placa-mãe é pequena e só tem dois slots de memória, não posso arriscar inutilizar um deles.

Dei uma olhada nesses modelos
Cooler Master - Master Air

Mas acho que até o menor deles poderia atrapalhar os slots de memória

Pensei nesse tb:

DeepCool Maelstrom 240mm

Postado
7 minutos atrás, Hanner disse:

Bom dia pessoal. Estou atualmente com essa build ali do lado.

Consigo estabilizar a CPU a 3.9 GHz subindo a tensão pra 1.3v (cooler box, aquele wraith spire)

Porém no AC Odyssey a CPU tá passando de 75 graus. Vi no site do fabricante que a temperatura limite de operação é 95º mas achei (por falta de experiência ou porque pela primeira vez vi ficar mais quente que a VGA) que 75 já é bastante alto.

Ressalto que não deixo acumular poeira, desmonto, limpo, passo pasta térmica, etc todo mês.

O que vocês acham? Devo comprar um cooler melhor? Se sim, qual? Tenho medo dos air coolers por causa do tamanho do dissipador, minha placa-mãe é pequena e só tem dois slots de memória, não posso arriscar inutilizar um deles.

Dei uma olhada nesses modelos

Mas acho que até o menor deles poderia atrapalhar os slots de memória

Pensei nesse tb:

DeepCool Maelstrom 240mm

Se o seu gabinete tiver espaço para o radiador de 240mm seria uma bola escolha o Maelstrom que atualmente vem sendo o melhor custo x beneficio dos wc. E ficaria tranquilo em relação as temps do cpu com esse wc.

• Membro VIP
Postado

@y4g0  Tem espaço sim. O projeto dele tem dois fans frontais de 120mm e dois laterais 120mm

Provavelmente a mangueira não chegaria até a frente do gabinete, então eu teria que montar na lateral.

Eu sei que ele teria a melhor performance entre esses que linkei, mas minha dúvida gira em torno da necessidade. Preciso mesmo trocar de cooler ou acredito no fabricante e sigo com essas temperaturas na casa dos 70 graus?

Ah, só mais uma informação: Não estou monitorando as temperaturas dos VRMs, mas percebi que mesmo acima de 70 graus em momento algum eles baixaram o clock de 3.9 ainda que não tenham dissipador

Postado
2 minutos atrás, Hanner disse:

@y4g0  Tem espaço sim. O projeto dele tem dois fans frontais de 120mm e dois laterais 120mm

Provavelmente a mangueira não chegaria até a frente do gabinete, então eu teria que montar na lateral.

Eu sei que ele teria a melhor performance entre esses que linkei, mas minha dúvida gira em torno da necessidade. Preciso mesmo trocar de cooler ou acredito no fabricante e sigo com essas temperaturas na casa dos 70 graus?

Ah, só mais uma informação: Não estou monitorando as temperaturas dos VRMs, mas percebi que mesmo acima de 70 graus em momento algum eles baixaram o clock de 3.9 ainda que não tenham dissipador

70° é uma temperatura aceitável, porém se quiser uma folga boa nas temps pode trocar o cooler. Tem excelentes air coolers no mercado. Uma pessoa que a uns anos atrás tive problema com coolers e que tirou todas as dúvidas aqui foi o @Contiusa. Se puder dar uma ajuda, to por fora desses ryzen no momento.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@lnpott TG-3 da Thermaltake.

Eu acabo trocando só porque ao tirar o dissipador pra limpar sempre fica meio 'fora do lugar', aí passo um isopropanol e pingo mais um pouquinho de pasta.

• 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Olá pessoal.

Comprei o DeepCool Maelstrom porém modelo de 120mm e não 240mm porque radiador+ventoinhas na lateral do gabinete não caberia junto com a VGA. Então vou instalar na parte traseira.

Mas fiquei com uma dúvida. Eu preciso ligar a bomba e o fan, porém não tenho certeza qual devo ligar onde. Já vi recomendações pra ligar a bomba no conector de CPU_FAN e a ventoinha no conector SYS_FAN.

É isso mesmo ou tem outra configuração melhor?

• Membro VIP
Postado

@lnpott @y4g0

Bom dia pessoal. Só pra dar um retorno pra vocês, e falar um pouco da experiência que tive. Instalei sábado passado o Maelstrom 120mm e o resultado foi muito bom!

Montei o radiador com as mangueiras posicionadas para baixo, conforme manda o manual, e o fan para fora (parte traseira do gabinete). A instalação foi incrivelmente fácil na plataforma AM4, mas se faz necessária uma chave phillips (fenda deve servir). São apenas 3 kits de 4 parafusos (um prendendo o backplate da placa-mãe, um prendendo semi-círculos metálicos à bomba e o último kit é apertado com os dedos mesmo, fixando a bomba no primeiro kit da backplate). O conjunto é bastante compacto e a mangueira é flexível, então ficou adequado ao meu gabinete mid e placa-mãe micro-ATX.

Com relação aos conectores (minha principal dúvida) o manual traz uma lista de "prioridades". Seguindo-a, conectei a bomba no CPU_FAN e a ventoinha no SYS_FAN. Feito isso, procedi um ajuste básico na BIOS, deixando o CPU_FAN com o máximo de sensibilidade térmica e agressividade no funcionamento. Já no SYS_FAN, acatei a sugestão de um perfil moderado/agressivo feita pelo calibrador de fan da BIOS mesmo.

Finalmente, aos resultados: com o cooler box do 1500X (Wraith Spire No Led) rodando o teste In-place large FFTs do Prime95 as temperaturas estavam chegando facilmente aos 91 graus em cerca de 10 minutos (eu encerrava o teste por precaução já que a temperatura máxima de operação  é 95 graus). Já com o Maelstrom deixei o teste rodando por quase uma hora e a temperatura ficou estável entre 70 e 72 graus, num pico de 74 graus nos primeiros 4 min. Lembrando que o processador estava trabalhando em overclock a 3900MHz e 1.4v! Já nos jogos (AC Odyssey por exemplo) mesmo no calor danado que fez esse fim de semana aqui no Rio, a temperatura máxima que registrei foi 52 graus.

Resumindo, super recomendo!

Um abraço.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!