Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Ontem pela manhã meu PC desligou em utilização normal, com emulador android ligado e umas páginas de internet abertas.

Após alguns testes simples, cheguei na fonte Corsair CX600M (que deve ter mais ou menos 5 anos), tirei ela do gabinete e fiz o teste do jumper (fio verde com preto) e nada, o cooler da fonte nem deu sinal, peguei meu multímetro e testei os pinos, aparentemente tudo normal, mas ainda assim nada da fonte funcionar.

Fiquei bem chateado, pois não faz muito tempo que atualizei o PC (com exceção da fonte, placa de vídeo e HDs) e planejo trocar a última peça "obsoleta" que é a placa de vídeo, estou para pegar um RTX 2070... imaginem eu aguardando desde setembro do ano passado para os preços dessa placa de vídeo cair e agora que começam a cair, tenho que ter um gasto também com uma fonte nova! Fiquei realmente muito frustrado, para não falar outra coisa.

Agora a noite, por desencargo de consciência fiz um novo teste de jumper e para minha surpresa funcionou, após novos testes, remontei tudo e o PC ligou, reiniciou sozinho algumas vezes, mas ligou. Quis tirar a prova o teste do multímetro e verifiquei as voltagens pela BIOS e estava tudo OK! Reiniciei o PC e loguei no windows, mas percebi que esqueci de ligar o cabo modular dos HD's, fiquei receoso em desligar o PC, desliguei e novamente o mesmo problema... fonte não liga por nada e nem da sinal de vida.

Já desconectei tudo novamente e refiz o teste de jumper... nada, nenhum sinal, ficou que nem estava de manhã.

Li em algum lugar que a fonte podia desarmar por questão de segurança, ficar desligada um tempo e ligar novamente depois, mas pesquisando novamente, não achei mais nada.

Perguntas:

Existe solução para essa Corsair CX600M ou alguém já viu algo parecido e sabe atestar o que seja?

Qual a maior e melhor garantia/RMA para fontes aqui no Brasil?

Qual fonte comprar até R$400,00* (posso passar se realmente valer a pena), levando em conta a RTX 2070?

*vou comprar pelo Boadica (Boadica: Fontes ATX acima de 500W), porque não aguento ficar mais de 1 dia sem PC.

Agradeço desde já a qualquer um que possa me dar uma luz com esse problema e as perguntas feitas. 👍

Minha configuração:

Processador: i7 8700K
Water Cooler: Cooler Master MasterLiquid Lite 120
Placa-Mãe: Gigabyte Z370M Aorus Gaming
Memórias (2): Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz - HX424C15FB2/8
SSD: Mushkin Source (500GB)

HDs (2): Seagate ST2000DM001 (2TB) + Seagate ST325062AS (250GB)
Placa de Vídeo: Radeon R9 270X (será substituída por uma RTX 2070)
Gabinete: DT3 Sports Edge Glass

Coolers (2): Cooler Master 120

Fonte: Corsair CX600M - 75-002018 (4~5 anos de uso)

Postado

Olá pessoal.

Um adendo, ontem depois que desligou pela segunda vez e não voltou mais, após o teste de jumper, refiz o teste com Multímetro e nada, somente o cabo cinza (+5) deu sinal, o resto tudo morto. 😭

Para mim já está certo a troca do fonte, alguém teria algum maca/modelo específico (considerando minha configuração com uma RTX 2070) para me indicar??? 🤔

Obrigado pela ajuda. 👍

Abraço.

Postado

@leandrobp

Bom, 5 anos de vida foi um bom tempo de uso.. Ela cumpriu seu dever e merece o descanso...

Pelo link do Boa Dica que passou, tem 3 opções boas apenas, no valor que você pediu: Corsair CX550 / CX 650 ou a Cooler Master MWE 650..

Postado
21 minutos atrás, RS Faria disse:

@leandrobp

Bom, 5 anos de vida foi um bom tempo de uso.. Ela cumpriu seu dever e merece o descanso...

Pelo link do Boa Dica que passou, tem 3 opções boas apenas, no valor que você pediu: Corsair CX550 / CX 650 ou a Cooler Master MWE 650..

@RS Faria muito obrigado pela sua ajuda!

Sobre os modelos, comentei que poderia subir um pouco e depois de pesquisar, resolvi subir para R$550,00 pensando na Corsair RM550X, principalmente pela garantia/RMA de 10 anos... fiquei impressionado com este tempo, além é claro de ouvir falar muito bem.

Então aumentando um "pouco" a margem de valores para uns R$550,00, acha que essa fonte é a ideal ou teria alguma melhor no Boadica???

Postado
18 minutos atrás, RS Faria disse:

@leandrobp

Melhor, não.. Aliás, só tem opções boas da Corsair ali, então não tem muita alternativa.. A outra, um nível abaixo, seria Corsair TX, que tem 7 anos de garantia..

E a Corsair RM550X seguraria tranquilamente essa configuração?

Processador: i7 8700K
Water Cooler: Cooler Master MasterLiquid Lite 120
Placa-Mãe: Gigabyte Z370M Aorus Gaming
Memórias (2): Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz - HX424C15FB2/8
SSD: Mushkin Source (500GB)

HDs (2): Seagate ST2000DM001 (2TB) + Seagate ST325062AS (250GB)
Placa de Vídeo: RTX 2070 OC
Gabinete: DT3 Sports Edge Glass

Coolers (2): Cooler Master 120

Postado

Por incrível que pareça, novamente testei a fonte após o trabalho, refiz o teste de jumper e funcionou, não satisfeito, testei fio a fio com Multímetro e tudo bateu!

Liguei tudo do PC, tirei o cabo, liguei o cabo, a fonte e liguei o PC e foi! Depois deixei um bom tempo ela desconectada sem cabo de força (quase 1 h) e voltou a ligar, depois deixei conectada no cabo de força, mas desligada no chaveamento, mais 30 min e voltou a ligar, soltei o cabo de 24 pin um tempo, repetindo os processos anteriores e ao ligar, em todas as vezes foi... simplesmente não sei mais o que testar nela, para saber o que se passou com ela ou se o problema pode voltar a acontecer. 😵😵😵

Por desencargo, dessa vez printei tudo quanto é tensão, na BIOS e no sistema da Gigabyte, para atestar as voltagens medidas com o multímetro e tudo está batendo. Seguem abaixo as imagens.

BIOS:
CPU.thumb.jpg.adba850e882fb80aa5d8d9faab5c4f90.jpg
VOLTAGENS.thumb.jpg.164aab107c87a735c992284cc9feb4d0.jpg

WINDOWS:
SYSTEM.thumb.jpg.a7f80dae42b3e7eb9b179b4c487393e5.jpg 
Realmente não sei mais o que pensar, irei procurar algum programa que possa estressar a fonte ou testar mais a fundo um possível erro, pois os que podia fazer já fiz. Alguém teria algum programa ou sabe de algum teste que possa fazer com essa fonte Corsair CX600M, para atestar a segurança da mesma??? 🤔

O lado positivo é que SE nestes momento não precisar trocar, já sei qual comprar (Corsair RM550X) em caso de falha crítica...

Enquanto isso ganho mais um folego para a compra da RTX 2070. 😁

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!