Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, minha fonte chegou hoje... esta nova e tal, quero cuidar ela bastante principalmente que hoje já escutei muitos casos de surtos de energia (Inclusive por raios) estarem "destruindo" muitas coisas na minha cidade, o aterramento se não me engano é direto no padrão e parece meio bem feito, pois até hoje chegou a queimar poucas coisas aqui em casa, to com um filtro de linha atualmente da Force line e queria um com DPS (Nem sei se esse é com DPS até por que não falava na embalagem e não tem nenhum lugar de fuzil e se diz aprova de raios, surtos, etc...) 

Bom quero cuidar desta fonte bastante principalmente neste tempo... Gostaria de comprar um da clamper energia 5, só que me deparo com a parte tripolar, minha fonte ela tinha o cabo tripolar (A nova não veio com cabo de energia) só que o técnico do tempo removeu para poder ligar normalmente (Inclusive estou a busca de um tripolar), porém bom... voltando ao que importa... Será que posso usar o filtro de linha tripolar para uma rede que não é feita tripolar ? (Aqui é trifásico, com as fases repartidas para os 2 banheiros, parte da casa interna e externa)

Tô com medo de comprar e terminar que não vai dar um bom efeito referente a tomada (Inclusive usarei adaptador para poder conectar nas tomadas), estou nessa duvida por que vi um vídeo que diz que na tripolar ele desvia a tensão que vem alta para o terceiro pino.

Espero que alguém possa esclarecer minha duvida ... Desde já agradeço a todos

Postado

@Arthur Guillermo Se a tomada é aterrada você precisa de um cabo de energia que tenha 3 pinos, assim o surto de tensão, que queima os equipamentos, é enviado para o Terra.

Filtro de linha  é sempre bom, mas tem que ter o Terra na tomada também.

Filtros Force line é para se evitar.

O Aterramento é para ser direto na tomada e não na caixa de disjuntores apenas, o fio Terra tem que estar presente em cada tomada e ser aterrado lá no quintal uma barra de cobre.

Postado

@Elder Nauvirth Eu sei que é necessário um fio terra em cada tomada, só que o que ta acontecendo que a arquitetura da casa não foi muito bem desenhada para ficar mexendo, então tudo esta super fechado nas paredes, tendo acesso apenas pelas tomadas e como é laje se não me engano estão até dentro da laje... Passar um fio terra e fazer o aterramento esta meio que difícil de ser realizado. Teria outra opção, poderia usar mesmo assim da maneira que se encontra?

Postado

@Arthur Guillermo Já vi dizer de Aterrar direto em algo metálico que tenha contato com o cimento, no caso seria um parafuso na parede ou até uma viga de ferro na base da laje.

Porém a melhor opção seria o Aterramento lá no terreno mesmo, não sei se os outros métodos funciona.

Você pode fazer aterramento de apenas 1 unica tomada, irá funcionar também.

Postado

@Arthur Guillermo Pior que a ideia de aterrar uma tomada apenas tem que passar o fio pra fora, tá ficando complicado.

Já não dá para passar o Terra direto com a rede elétrica que seria o indicado, agora não dá para tirar um fio único pra fora, isso tá com cara de algo meio mal planejado, o local onde passa fio nas paredes precisa ser bem feito para fazer alterações quando necessário.

Postado

@Elder Nauvirth 😅 pior que foi totalmente mal planejada ... ao tentar consertar a fuga de energia teve-se que remover o forro (Sorte que ainda é forro) da parte externa da casa... Isso por que não tava passando o fio que usam para passar pelos tubos para ver onde vai sair a conexão (muito apertado)

Postado

@Arthur Guillermo Então vai ser complicado, uma boa ideia para fazer o aterramento em uma unica tomada é o seguinte.

Pega um fio grande e coloca na tomada, faz uma marca gasta na tampa da tomada como se fosse um furo e passa o fio ali, assim você estica ele por dentro do comodo.

Ai vem a parte de quebradeira rs, pega uma furadeira e faz um furo na parede, não muito grande e nem muito pequeno, apenas o suficiente para aquele fio que vai passar ali, pronto furo feito, passa o fio.

Do lado de fora arrume bem o fio para ficar rente a parede e aterra ele com uma barra de cobre.

No furo passe cimento para que ele seja fechado, e dependendo da altura que foi feito não irá entrar água.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!