Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Instalei a internet da NET de 140mb, o Roteador é um Humax, acontece que se plugo ele diretamente no switch ele funciona legal, quando ligo todos os computadores da instituição a internet começa a cair, então comprei um Roteador Tp-Link TL-WR940N, na NET me informaram que era pra eu atualizar o roteador porque poderia dar problemas, mas o que está ocorrendo é que quando tem muitas máquinas ligadas os sites não carregam de primeira, tipo, ele não abre e quando você aperta o F5 ele abra rapidamente.

Também não achei nenhum testador de velocidade que teste velocidades acima de 100mb, o único que mediu mais ou menos foi o speedtest.net.

A NET diz que só disponibiliza 10 endereços e ao passar desses 10 a internet cai mesmo.

Acontecia isso com os 60mb também, eu achava que era o modem, mas com o aumento da velocidade eles trocaram e continuou a mesma coisa.

Queria poder colocar o modem bright e também limitar a banda para que downloads não suguem a rede.

Tentei diversas configurações e cada vez fica pior, o detalhe mais interessante nisso tudo é que a OI de 10mb não dá problema, o lance é que fica muito lento, mas funciona e não cai.

Utilizo um sistema via web de educacional e sempre que coloco o roteador TP-Link o sistema não entra, tentei desativar algumas opções do firewall mas sem sucesso.

Preciso muito que alguém me ajude, tenho um pouco de conhecimento mas não estou conseguindo resolver.

Agradeço desde já a todos que se propuserem a me ajudar.

Layla Fé

Postado

@Layla da Fé Bom dia!

Primeiramente especifique suas redes física e lógica, quantos clientes simultâneos estão acessando.
Há algum servidor rodando aí?
Outra coisa, esse roteador é um modelo residencial e somente trabalha em Fast Ethernet e pelo que percebi você não soube dimensioná-lo pois acima de 100MB é necessário que o router trabalhe em GigaEthernet.
Responda as dúvidas acima que irei te ajudar.

Postado
1 hora atrás, ThiagoLuiz disse:

@Layla da Fé Bom dia!

Primeiramente especifique suas redes física e lógica, quantos clientes simultâneos estão acessando.
Há algum servidor rodando aí?
Outra coisa, esse roteador é um modelo residencial e somente trabalha em Fast Ethernet e pelo que percebi você não soube dimensioná-lo pois acima de 100MB é necessário que o router trabalhe em GigaEthernet.
Responda as dúvidas acima que irei te ajudar.

Boa tarde,

Não tenho servidor, hoje eu tenho 3 roteadores servindo internet via wi-fi (300 alunos por turno), 20 computadores interligados para uso de alunos (9pcs) e funcionários(11pcs), nada com porta gigabit, mas tenho 2 swith de 24 portas e uma monte de gatos para poder ligar os cabos neles.

Aqui é uma faculdade de Teologia, as coisas são um pouco complicadas, pois a instituição é sem fins lucrativos, então estou trabalhando com alguns aparelhos bem antigos, pois a instituição não está podendo comprar novos (2 cisco EA2700, um TL-WR941ND e 1 TL-WR940N, 1 swith 24 portas DELL e um Swich 24 portas encore) o Swich DELL está com umas 10 portas queimadas e ainda tenho problemas de sinal, por exemplo, o roteador wi-fi no setor financeiro o sinal só pega lá, se eu saio da sala não funciona mais, tem diversos lugares aqui assim. Ah sim, tenho alguns aparelhos parados no depósito que mais um cisco EA2700 e um WRT54G que está instalado o DD WRT.

Faz pouco tempo que entrei aqui e até então tínhamos 2 internets da OI, uma para o térreo e outra para o primeiro andar, cancelei as 2 interliguei todo o prédio e contratei a NET mas agora a internet só cai, quando coloco a OI direto sem o roteador funciona que é uma beleza só que muito lento. 

Ligo um roteador na secretária, onde chega o cabo de rede da NET que ligo no  TL-WR940N onde os alunos do auditório acessam, 1 roteador no financeiro (CISCO), um no segundo andar (TL-WR941ND) e um na biblioteca que fica no 3 andar (CISCO) também só atende a biblioteca e as outras salas ficam sem sinal.

Espero que tenha respondido suas perguntas.

• Triste 1
Postado

Vamos por partes!

Meus sentimentos pois a coisa aí tá feia... deprimente ler isso.

Em primeiro lugar, peço que faça um esboço (mesmo que a mão) do prédio e dos andares a serem atendidos para que possamos fazer um planejamento.

Em segundo lugar, faça um mapeamento lógico da sua rede: descreva os endereçamentos de cada router e tenha certeza de que somente há, nessa sua atual rede, um único servidor DHCP, ou seja, somente um dos routers pode estar com essa opção habilitada.

Em terceiro lugar, idealmente você precisaria ter dois link de Internet pois caso um viesse a cair o outro assumiria. Em outro momento voltaremos nesse assunto.

Em quarto lugar, você precisa prover melhor segurança para esse ambiente, principalmente por causa do Administrativo, e para isso você deveria ter um servidor + firewall de borda;

Abro um parênteses aqui fazendo a seguinte pergunta, você entraria num barco furado pra atravessar um mar? Se a instituição quer prover conectividade para seus clientes (alunos), ela precisa ter equipamentos para tal.

Vale ressaltar que você está utilizando equipamento totalmente inapropriado para atender 300 alunos/turno + 20 desktops + (provavelmente) os celulares dos funcionários e professores, ou seja, logicamente a infra está deficiente...
...não entrarei no mérito do cabeamento estruturado e estarei torcendo para que este esteja minimamente dentro das normas.

Faça o esboço conforme solicitei e descreva sua rede lógica para darmos prosseguimento.

Sucesso e até breve.

adicionado 6 minutos depois

Surigo utilizarmos o Creately para desenvolvimento do diagramas (físicos e lógicos).

Comecei a editar em https://creately.com/diagram/js4sg2gi2/WEQWVZbP45MCoteuGUvQWG7jkc%3D

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, ThiagoLuiz disse:

Em quarto lugar, você precisa prover melhor segurança para esse ambiente, principalmente por causa do Administrativo, e para isso você deveria ter um servidor + firewall de borda;

O ponto principal é exatamente esse. :(

Arruma um PC em bom estado, instala um PfSense e redistribui a rede com VLANs, rede administrativa totalmente separada da de alunos e isso para o mais breve.

Pelo seu relato não só há um gargalo/carga e você estaria desperdiçando 40Mb, como distribuição da rede.

A situação é realmente complicada e você precisa se resolver com o que tem em mãos.

Postado
17 horas atrás, ThiagoLuiz disse:

Vamos por partes!

Meus sentimentos pois a coisa aí tá feia... deprimente ler isso.

Em primeiro lugar, peço que faça um esboço (mesmo que a mão) do prédio e dos andares a serem atendidos para que possamos fazer um planejamento.

Em segundo lugar, faça um mapeamento lógico da sua rede: descreva os endereçamentos de cada router e tenha certeza de que somente há, nessa sua atual rede, um único servidor DHCP, ou seja, somente um dos routers pode estar com essa opção habilitada.

Em terceiro lugar, idealmente você precisaria ter dois link de Internet pois caso um viesse a cair o outro assumiria. Em outro momento voltaremos nesse assunto.

Abro um parênteses aqui fazendo a seguinte pergunta, você entraria num barco furado pra atravessar um mar? Se a instituição quer prover conectividade para seus clientes (alunos), ela precisa ter equipamentos para tal.

Vale ressaltar que você está utilizando equipamento totalmente inapropriado para atender 300 alunos/turno + 20 desktops + (provavelmente) os celulares dos funcionários e professores, ou seja, logicamente a infra está deficiente...
...não entrarei no mérito do cabeamento estruturado e estarei torcendo para que este esteja minimamente dentro das normas.

Faça o esboço conforme solicitei e descreva sua rede lógica para darmos prosseguimento.

Sucesso e até breve.

adicionado 6 minutos depois

Surigo utilizarmos o Creately para desenvolvimento do diagramas (físicos e lógicos).

Comecei a editar em https://creately.com/diagram/js4sg2gi2/WEQWVZbP45MCoteuGUvQWG7jkc%3D

Bom dia,

Vi seu diagrama e achei bem legal esse Creately, mas vamos por partes antes de chegarmos nele, pois a rede cabeada, como disse anteriormente é um emaranhado de fios e gatos, creio que terei que passar alguns fios para poder "melhorar" um pouco o negócio aqui.

Aqui era um prédio antigo e construíram outro emendando que esse antigo, bem isso já faz uns 15 anos mas o pior de tudo é que não fizeram tubulação para passar fios de rede ou telefone, só pra você ter ideia, eu descobrir alguns fios que não dão pra ser repassados por estarem chapados no concreto da parede 🤦‍♀️ e meu querido chefe não deixa eu fazer alguns simples buracos na laje e nas paredes para poder passar alguns cabos e facilitar um pouco minha vida. rs. Rir pra não chorar.

Tenho um servidor sim, mas não posso usá-lo apesar de ele estar desligado aqui na sala, ele tem um sistema antigo da instituição que ainda tem alguns inadimplentes e as vezes o financeiro tem que acessar, ele também me é um problema pois o sistema foi feito por um aluno e o mesmo não quer exportar a base de dados pra mim porque ele diz não lembrar do que fez. Aff, então meu chefe não deixa eu mexer nele, e esse sistema está amarrado o endereço 192.168.0.100 que já tentei mudar de tudo quanto foi jeito e a m* deixa de funcionar. 

Gostaria muito de mexer nele, ele é um Windows server 2012, tem 2 placas de rede e seria muito útil fazer o DHCP por ele, pois eu queria mesmo era poder centralizar os arquivos dos outros setores e colocar a wi-fi com endereços diferentes.

Outro probleminha que tenho é que no terceiro andar eu não tem nenhum cabeamento de rede para poder colocar algum roteador lá para ampliar o sinal, acho que até de energia está complicado.

Vou fazer o que me pediu, só vou pedir um pouco de paciência pois eu trabalho de 7h as 13h e ainda tenho que atender alunos, professores, funcionários, sistema educacional, problemas no site e mais algumas coisas que não me lembro no momento, como a rede está um pouco estável vou fazer o que pediu e agradeço muito a ajuda.

Só pra te deixar despreocupado, hoje a NET que está distribuindo DHCP e o roteador TL-WR941ND está com aquele modo automático de detectar a rede e distribuir a wi-fi.

Entrei lá no Creately e fiz como está aqui hj, só não adicionei o servidor, mas ele está na informática no 1º andar.

Espero que me entenda,

Agradeço muitíssimo,

• Curtir 1
Postado
Em ‎15‎/‎02‎/‎2019 às 13:24, ThiagoLuiz disse:

Como está o endereçamento DHCP?
Qual a máscara?

Então no lugar de Oi precisaria estar NET, certo?

adicionado 0 minutos depois

Quais as dimensões desse prédio?

Bom dia,

Hoje eu já estou com a NET, mas como vira e mexe ela está com problemas eu deixo a OI para segundo plano, mas a OI só vai ficar até eu terminar a portabilidade dos números para cancelar ela de vez.

O modem da NET está distribuindo o endereço 192.168.0.1 - 255.255.255.0, o Roteador que está distribuindo a wi-fi está com o endereço 192.168.2.1, os demais estão com o DHCP desativado.

O prédio é em formato de T sendo que de um lado ao outro tem 37mts de uma ponta a outra e as salas mais o corredor é de 10mts, espero que entenda.

Att,

Layla Fé

Postado

Boa tarde Layla!

5 horas atrás, Layla da Fé disse:

255.255.255.0,

Você está ciente do limite de hosts simultâneos, que nesse caso são 254 por router, certo?

Aconselho avaliar tais acessos afim de ter certeza que não foi alcançado o limite em horário de pico (qualquer dúvida referente à endereçamentos, só falar que te explico).

5 horas atrás, Layla da Fé disse:

Hoje eu já estou com a NET, mas como vira e mexe ela está com problemas eu deixo a OI para segundo plano

Não tenha apenas um fornecedor de serviços de Internet. É exatamente por esse motivo que você precisa ter dois e preferencialmente um router que faça load balance (Aconselho um Cisco Gigabit).

Em 15/02/2019 às 08:36, Layla da Fé disse:

e esse sistema está amarrado o endereço 192.168.0.100 que já tentei mudar de tudo quanto foi jeito e a m* deixa de funcionar. 

O que você fez de mudanças que ele parou de funcionar? Qual o endereçamento completo dele? Já verificou se o proxy está ativado?

Novamente a respeito deste server, é possível virtualizarmos ele através do VMware Workstation. Podemos, depois de virtualizá-lo, instalar o VMware vSphere ESXi e depois subí-lo como uma Virtual Machine e assim poderá subir outros OS's nesse server e fazer sua própria instalação do Windows Server utilizando do licenciamento do atual (é possível sabermos a key dele). Vale lembrar que o vSphere é gratuito (com a limitação de no máximo 6 núcleos por VM - se não me engano);

Sabe qual o hardware desse servidor?

Postado
22 horas atrás, ThiagoLuiz disse:

Boa tarde Layla!

Você está ciente do limite de hosts simultâneos, que nesse caso são 254 por router, certo?

Aconselho avaliar tais acessos afim de ter certeza que não foi alcançado o limite em horário de pico (qualquer dúvida referente à endereçamentos, só falar que te explico).

Não tenha apenas um fornecedor de serviços de Internet. É exatamente por esse motivo que você precisa ter dois e preferencialmente um router que faça load balance (Aconselho um Cisco Gigabit).

O que você fez de mudanças que ele parou de funcionar? Qual o endereçamento completo dele? Já verificou se o proxy está ativado?

Novamente a respeito deste server, é possível virtualizarmos ele através do VMware Workstation. Podemos, depois de virtualizá-lo, instalar o VMware vSphere ESXi e depois subí-lo como uma Virtual Machine e assim poderá subir outros OS's nesse server e fazer sua própria instalação do Windows Server utilizando do licenciamento do atual (é possível sabermos a key dele). Vale lembrar que o vSphere é gratuito (com a limitação de no máximo 6 núcleos por VM - se não me engano);

Sabe qual o hardware desse servidor?

Boa tarde,

Prefiro ter uma boa conversa com meu chefe e ver se consigo liberar esse servidor, precisarei de ajuda também nele pois ele está dando um erro de hardware que não consegui resolver, ele é um servidor DELL Power Edge t300 com processador X3363 – 2.83 Ghz - 4 GB de memória - 2HDs de 250 GB com 2 placas de rede (depois posto quais são), tenho o número de série do Windows Server que é um 2012, queria fazer nele o sistema de arquivos, pois tenho diversos problemas com compartilhamentos e arquivos duplicados. Mas isso fica pra quando eu resolver esse pepino aqui que está maior

O lance mesmo será comprar o router.

As mudança que fiz no servidor foi no endereço, eu coloquei 192.168.0.2 e o sistema escolar que tem nele parou de entrar, quando eu voltei o endereço antigo ele funcionou.

Vou ligar ele aqui amanhã e te digo quais serviços estão funcionando, pois acho que não tem quase nenhum instalado. Se der pra aproveitar essa instalação eu não mexeria no sistema escolar que está nele.

Eu tenho 2 HDs de 500gb, esse servidor tem um lance de clone, acho que aí que está dando problema de hardware, pois eu tirei pra limpar porque estava um barulho ensurdecedor e devo ter colocado os hds na ordem errada, aí sempre que ligo ele para na tela do setup pedindo pra eu apertar F5.

Não garanto um retorno breve pois meu chefe é difícil.

Mas agradeço imensamente a ajuda.

Layla Fé

• Membro VIP
Postado

Boa tarde.

Se dividir a rede conforme comentamos, é possível manter o servidor atual rodando o sistema escolar no mesmo endereço, e atribuindo inclusive reserva de endereço para ele, assim não interferiria nas outras estações.

Postado

Sei como é ter que trabalhar com menos equipamento e pessoal do que se precisa, e ter que conseguir sempre algum resultado no dia a dia

Seu caso parece complicado como está. Ainda não deu para entender como está tudo conectado, mas minha primeira recomendação vai em sentido ao contrário do que está usando e do que em geral aconselham aqui no BR e em particular nesse forum. Você precisa separar as redes e precisa de mais servidores DHCP. 

Por exemplo, um roteador ligado via porta WAN ao roteador principal, atendendo o setor de alunos e com aquele switch que tem portas queimadas ligado nele. Configure nesse caso o DHCP com um tempo de validade de endereços BEM PEQUENO, tipo 30 minutos ou menos. Eis o que acontece: se você tem um intervalo normal aí, tipo uma semana como costuma ser, fica logo sem endereços disponíveis. Por outro lado, se muda isso para TODOS os clientes fica com grande tráfego DHCP na manutenção desses endereços, numa situação já caótica em ternos de recursos.

Use um outro roteador e rede e DHCP e tal para a rede do financeiro. E quando possível vá separando o tráfego de rede desse modo. 

Como é uma instituição sem fins lucrativos talvez possa conseguir doação de alguns equipamentos, não? Em que cidade está? 

Em 14/02/2019 às 11:21, Layla da Fé disse:

A NET diz que só disponibiliza 10 endereços e ao passar desses 10 a internet cai mesmo.

Que significa? Como eles disseram isso? 

Em relação a "internet cair"  o que é "cair"?  O que acontece?

Isso que disse do site não abrir e depois com F5 abrir sugere problema de timeout no DNS. Que servidores está usando?

Postado
16 horas atrás, arfneto disse:

Que significa? Como eles disseram isso? 

Sinceramente, não acredito que eles possam fazer isso, mas infelizmente sou mulher e eles acham que conseguem me enganar, o que eles me disseram é que a NET não deixa passar de 10 endereços, mas o roteador distribui, mas o bloqueio é feito na central deles, pra eu conseguir desbloquear eu teria que contratar um plano corporativo. Preferi não entrar em conflito com aqueles que se dizem mais entendidos do que eu, não querendo ser mais sábia do que eles, mas isso é difícil de acreditar.

Em relação a "internet cair"  o que é "cair"?  O que acontece?

Cair é ficar fora mesmo e só volta a funcionar quando eu desligo e ligo o modem, ele não tem botão para isso e nem na página dele tem opção de reiniciar.

Isso que disse do site não abrir e depois com F5 abrir sugere problema de timeout no DNS. Que servidores está usando?

Estou usando os padrões do modem da NET mesmo, ou seja, os próprios DNSs que eles disponibilizam, tentei colocar na configuração da rede o DNS do google e pelo fato de não ter funcionado eu havia colocado no roteador, sem sucesso, dos dois jeitos a internet não funcionou.

adicionado 8 minutos depois

Eu na verdade gostaria de poder colocar o modem em bridge ligar ele no roteador pra distribuir endereços para a rede cabeada e os outros roteadores para distribuir wi-fi, a rede com endereço 192.168.0.x, o roteador 1 que está com o cabo na porta wan seria 192.168.1.x e assim sucessivamente. 

Os switchs tem armários e são fixos nas paredes, não posso tirá-los dos lugares até porque eu teria que repassar todo cabeamento na instituição.

A ideia seria trabalhar com que já tenho hoje sem ter que mexer no servidor e nem em cabeamentos.

adicionado 15 minutos depois
17 horas atrás, arfneto disse:

Por exemplo, um roteador ligado via porta WAN ao roteador principal, atendendo o setor de alunos e com aquele switch que tem portas queimadas ligado nele. Configure nesse caso o DHCP com um tempo de validade de endereços BEM PEQUENO, tipo 30 minutos ou menos. Eis o que acontece: se você tem um intervalo normal aí, tipo uma semana como costuma ser, fica logo sem endereços disponíveis. Por outro lado, se muda isso para TODOS os clientes fica com grande tráfego DHCP na manutenção desses endereços, numa situação já caótica em ternos de recursos.

Hoje está assim, pelo fluxo de alunos eu coloco o tempo menor, mas estou colocando o horário de aula por exemplo 4horas, isso diminuiu bastante a reclamação de problemas na wifi.

17 horas atrás, arfneto disse:

Como é uma instituição sem fins lucrativos talvez possa conseguir doação de alguns equipamentos, não? Em que cidade está? 

Nunca pensei nisso, mas também não sei onde procurar doações, estou em Brasília e é uma faculdade de Teologia, vinculada a Arquidiocese de Brasília, aqui estudo um ex-ministro, acho que vou pedir a doação para ele, mas antes disso tenho que consultar meu chefe.

Mesmo conseguindo doações, ainda tenho o problema do cabeamento que é cheio de gatos, eu queria muito poder desenhar como está hoje, pois tenho uma leve impressão que isso está atrapalhando e muito as coisas.

O bom da história é que depois que eu coloquei os 140mb da NET a internet está caindo menos e está um pouco estável, mas todos os dias tenho que chegar cedo e desligar e ligar o modem, o local também onde ele está instalado não é adequado, mas para conseguir mudar de local preciso mostrar ao meu chefe que está funcionando legal.

Obrigada,

Layla

Postado
Citação

Tomei a liberdade de usar itálico para o que estava no post anterior e negrito para o que estou escrevendo.

Não quero ferir nenhuma regra do forum, mas não tenho tempo e é muito lento recortar e "citar" cada pedaço de um post aqui.

Espero que compreendam. Há muitas questões em andamento nesse cenário do post e esse mecanismo fica lento demais para o tempo que tenho aqui

Sinceramente, não acredito que eles possam fazer isso, mas infelizmente sou mulher e eles acham que conseguem me enganar, o que eles me disseram é que a NET não deixa passar de 10 endereços, mas o roteador distribui, mas o bloqueio é feito na central deles, pra eu conseguir desbloquear eu teria que contratar um plano corporativo. Preferi não entrar em conflito com aqueles que se dizem mais entendidos do que eu, não querendo ser mais sábia do que eles, mas isso é difícil de acreditar.

Ok. Esqueça isso da NET.

18 horas atrás, arfneto disse:

Em relação a "internet cair"  o que é "cair"? O que acontece?

Cair é ficar fora mesmo e só volta a funcionar quando eu desligo e ligo o modem, ele não tem botão para isso e nem na página dele tem opção de reiniciar.

Ainda é pouco. “Cair é ficar fora mesmo” é um pouco vago, como deve imaginar. Consegue acessar o próprio modem/roteador? Consegue executar um ping em algum endereço externo, como um servidor DNS em 1.1.1.1 ou 8.8.8.8?

Quando “cai” como fica a rede local? Tem acesso aos compartilhamentos, impressoras e tal? Se configurar um micro com endereço fixo, na rede da NET, faz diferença?

Estou usando os padrões do modem da NET mesmo, ou seja, os próprios DNSs que eles disponibilizam, tentei colocar na configuração da rede o DNS do google e pelo fato de não ter funcionado eu havia colocado no roteador, sem sucesso, dos dois jeitos a internet não funcionou.

Você pode testar configurações distintas de DNS em qualquer micro e ver se faz diferença, indo direto nas configurações da placa de rede de algum micro. Escolha um para testes, um em cada rede se possível: alunos, financeiro e tal.

Eu na verdade gostaria de poder colocar o modem em bridge ligar ele no roteador pra distribuir endereços para a rede cabeada e os outros roteadores para distribuir wi-fi, a rede com endereço 192.168.0.x, o roteador 1 que está com o cabo na porta wan seria 192.168.1.x e assim sucessivamente.

Entendo, mas como eu disse antes, não acho que deva fazer algo assim. Use redes distintas com servidores DHCP distintos. E use o wifi de acordo. A lógica é a seguinte: nesses ambientes o tipo de uso e usuário varia muito, Por exemplo você precisa de tempos de lease no DHCP bem pequenos para a rede de alunos. Bem pequenos mesmo. E no wifi também, em geral. Não precisa necessariamente concentrar todo o tráfego, incluindo broadcasts de rede e tal, quando tem switches e equipamentos assim antigos rodando. Não deve, na verdade. Todo o tráfego vai para todas as estações dessa rede 192.168.0.X. Isso é bom? É necessário? Essa rede 192.168.0.X não tem endereços suficientes para todo mundo quando considera o wifi e a quantia de clientes móveis.

Os switchs tem armários e são fixos nas paredes, não posso tirá-los dos lugares até porque eu teria que repassar todo cabeamento na instituição.

A ideia seria trabalhar com que já tenho hoje sem ter que mexer no servidor e nem em cabeamentos.

Os armários é que tem switches, imagino. E de todo modo já tem cabos chegando aos outros locais, saindo dos próprios switches. Até cabos demais. Pense assim, por exemplo: no rack tem o switch e de lá saem 12 cabos para a sala dos alunos. Então você pode eleger um desses cabos que já vai para a sala de alunos. Um dos 12. Vai lá do outro lado com o switch e liga ele lá. E usa cabos mais curtos lá para as estações...

Mas em geral se pode mudar muito direto nos armários mesmo. Por isso se usa patch panel. Você tem isso nesses “armários”? Seriam racks para isso ou simples armários?

Hoje está assim, pelo fluxo de alunos eu coloco o tempo menor, mas estou colocando o horário de aula por exemplo 4horas, isso diminuiu bastante a reclamação de problemas na wifi.

Claro. Mas pode diminuir ainda mais. Mas apenas num servidor DHCP que atende a esse setor. Só nesse setor. É assim que em geral se faz em estruturas grandes: se coloca um servidor DHCP mais próximo da rede alvo, para melhorar o tráfego e o alcance em caso de uma falha. 

No servidor DHCP que atende a rede administrativa use tempos longos, tipo o padrão de 1 semana. E separe o tráfego.

Nunca pensei nisso, mas também não sei onde procurar doações, estou em Brasília e é uma faculdade de Teologia, vinculada a Arquidiocese de Brasília, aqui estudo um ex-ministro, acho que vou pedir a doação para ele, mas antes disso tenho que consultar meu chefe.

Mesmo conseguindo doações, ainda tenho o problema do cabeamento que é cheio de gatos, eu queria muito poder desenhar como está hoje, pois tenho uma leve impressão que isso está atrapalhando e muito as coisas.

O bom da história é que depois que eu coloquei os 140mb da NET a internet está caindo menos e está um pouco estável, mas todos os dias tenho que chegar cedo e desligar e ligar o modem, o local também onde ele está instalado não é adequado, mas para conseguir mudar de local preciso mostrar ao meu chefe que está funcionando legal.

ANTES de religar o modem pela manhã, aproveite a oportunidade para investigar o problema por uns 15 minutos :) Abra a tela do servidor DHCP dele e veja quantos endereços estão em uso. Configure um micro com endereço fixo na rede LAN dele e veja se tem acesso a internet. Use todas oportunidades possíveis para ir isolando os problemas.

Note que qualquer micro aí que tenha ou possa ter duas placas de rede também pode te ajudar nesse roteamento, mesmo rodando Windows. E se não forem muito antigos podem até ter uma placa de rede onBoard do tipo gigabit e então você pode ter um link gigabit entre as redes sem gastar nada. Tudo depende da estrutura física. Como já tem tantos “gatos” como chama, mesmo uns novos cabos de uns 8m não seriam problema.

Mesmo tendo essa confusão, tem coisas que ajudam muito a melhorar. Não sei se já usa, mas anéis numerados para identificar os cabos, e capas coloridas para os conectores identificando o tipo já são de grande ajuda. Cabos RJ45 também são oferecidos em muitas cores e então pode usar isso a seu favor. Em geral são azuis mas pode ter em preto, cinza, amarelo, vermelho, verde... Veja um caso: um "gato"com o número 2 e um trecho colorido de um painel

gato-g.thumb.jpg.746e172a46a010a4cd48cab25981f4f0.jpgcores-g.thumb.jpg.987f06eb80b31ec5d13253de146a207c.jpg

Tenho um switch gigabit e talvez alguns roteadores nos armários aqui sem uso há eras. Mas entre SP e Brasilia o frete não compensaria eu acho.

Sobre o diagrama de rede, acho que você pode ter sucesso usando simples fotografias, planilhas e desenhos simples. Posso te ajudar, como outros aqui. Apenas recomendo que seja metódica, quase paranóica, e crie um critério a seguir. E siga mesmo.

Bom trabalho.

Postado
25 minutos atrás, arfneto disse:

Ok. Esqueça isso da NET.

Em relação a "internet cair"  o que é "cair"? O que acontece?

Ainda é pouco. “Cair é ficar fora mesmo” é um pouco vago, como deve imaginar. Consegue acessar o próprio modem/roteador? Consegue executar um ping em algum endereço externo, como um servidor DNS em 1.1.1.1 ou 8.8.8.8?

Quando “cai” como fica a rede local? Tem acesso aos compartilhamentos, impressoras e tal? Se configurar um micro com endereço fixo, na rede da NET, faz diferença?

Você pode testar configurações distintas de DNS em qualquer micro e ver se faz diferença, indo direto nas configurações da placa de rede de algum micro. Escolha um para testes, um em cada rede se possível: alunos, financeiro e tal.

Entendo, mas como eu disse antes, não acho que deva fazer algo assim. Use redes distintas com servidores DHCP distintos. E use o wifi de acordo. A lógica é a seguinte: nesses ambientes o tipo de uso e usuário varia muito, Por exemplo você precisa de tempos de lease no DHCP bem pequenos para a rede de alunos. Bem pequenos mesmo. E no wifi também, em geral. Não precisa necessariamente concentrar todo o tráfego, incluindo broadcasts de rede e tal, quando tem switches e equipamentos assim antigos rodando. Não deve, na verdade. Todo o tráfego vai para todas as estações dessa rede 192.168.0.X. Isso é bom? É necessário? Essa rede 192.168.0.X não tem endereços suficientes para todo mundo quando considera o wifi e a quantia de clientes móveis.

Os armários é que tem switches, imagino. E de todo modo já tem cabos chegando aos outros locais, saindo dos próprios switches. Até cabos demais. Pense assim, por exemplo: no rack tem o switch e de lá saem 12 cabos para a sala dos alunos. Então você pode eleger um desses cabos que já vai para a sala de alunos. Um dos 12. Vai lá do outro lado com o switch e liga ele lá. E usa cabos mais curtos lá para as estações...

Mas em geral se pode mudar muito direto nos armários mesmo. Por isso se usa patch panel. Você tem isso nesses “armários”? Seriam racks para isso ou simples armários?

Claro. Mas pode diminuir ainda mais. Mas apenas num servidor DHCP que atende a esse setor. Só nesse setor. É assim que em geral se faz em estruturas grandes: se coloca um servidor DHCP mais próximo da rede alvo, para melhorar o tráfego e o alcance em caso de uma falha. 

No servidor DHCP que atende a rede administrativa use tempos longos, tipo o padrão de 1 semana. E separe o tráfego.

ANTES de religar o modem pela manhã, aproveite a oportunidade para investigar o problema por uns 15 minutos :) Abra a tela do servidor DHCP dele e veja quantos endereços estão em uso. Configure um micro com endereço fixo na rede LAN dele e veja se tem acesso a internet. Use todas oportunidades possíveis para ir isolando os problemas.

Note que qualquer micro aí que tenha ou possa ter duas placas de rede também pode te ajudar nesse roteamento, mesmo rodando Windows. E se não forem muito antigos podem até ter uma placa de rede onBoard do tipo gigabit e então você pode ter um link gigabit entre as redes sem gastar nada. Tudo depende da estrutura física. Como já tem tantos “gatos” como chama, mesmo uns novos cabos de uns 8m não seriam problema.

Mesmo tendo essa confusão, tem coisas que ajudam muito a melhorar. Não sei se já usa, mas anéis numerados para identificar os cabos, e capas coloridas para os conectores identificando o tipo já são de grande ajuda. Cabos RJ45 também são oferecidos em muitas cores e então pode usar isso a seu favor. Em geral são azuis mas pode ter em preto, cinza, amarelo, vermelho, verde... Veja um caso: um "gato"com o número 2 e um trecho colorido de um painel

gato-g.thumb.jpg.746e172a46a010a4cd48cab25981f4f0.jpgcores-g.thumb.jpg.987f06eb80b31ec5d13253de146a207c.jpg

Tenho um switch gigabit e talvez alguns roteadores nos armários aqui sem uso há eras. Mas entre SP e Brasilia o frete não compensaria eu acho.

Sobre o diagrama de rede, acho que você pode ter sucesso usando simples fotografias, planilhas e desenhos simples. Posso te ajudar, como outros aqui. Apenas recomendo que seja metódica, quase paranóica, e crie um critério a seguir. E siga mesmo.

Bom trabalho.

Vou ler tudo novamente e te responder por partes, além de tentar fazer ou explicar melhor, pois vejo que em algumas partes eu não expliquei de forma correta e em outras acho que você não entendeu, como eu trabalho até as 13hs, eu fico um pouco de mãos atadas para poder fazer muitos testes, eu chego as 7h e já tem gente com computador ligado.

Hoje vi que terei que ativar o controle de banda na wi fi, os alunos sem querer me entregaram que andam fazendo download de filmes (povo sem noção 🤦‍♀️), e isso ajuda bastante a rede ficar lenta.

Vou começar a enviar fotos também assim como você citou, isso vai ajudar a vcs verem os gatos que tem aqui.

Agradeço a atenção.

Até amanhã. 

• Membro VIP
Postado

@arfneto Por gentileza evite redigir textos completos em negrito (Regra 1.4), use a ferramenta de citação para destacar os trechos que precisa responder.

@Layla da Fé Renomeei o título do seu tópico para facilitar buscas e visualizações.

Com relação ao problema, as fotos ajudarão, porém conforme eu e o colega @ThiagoLuiz já citamos, a solução melhor, mesmo aproveitando a estrutura atual, é dividir a rede. Só a partir dai o gerenciamento será possível de forma mais simplificada para você.

Postado
14 horas atrás, Arllen Philipe Fry disse:

Velho,,, RB4011 e seja Feliz,,, para as wireless coloca hAP em CapsMan na 4011 e voce tem uma rede Mash sem fio,,,

Poxa, fui olhar o preço e é baratinho, não quer dar um de presente pra gente não? 

A instituição agradeceria bastante.

adicionado 16 minutos depois
21 horas atrás, ciro-mota disse:

Com relação ao problema, as fotos ajudarão, porém conforme eu e o colega @ThiagoLuiz já citamos, a solução melhor, mesmo aproveitando a estrutura atual, é dividir a rede. Só a partir dai o gerenciamento será possível de forma mais simplificada para você.

Boa tarde,

Estou repassando alguns cabos onde tinham emendas para ver se diminui um pouco o problema, não sei porque mas o problema é somente no sistema educacional que é via web (www.gennera.com.br), hoje não consegui fazer nada porque esse sistema está totalmente inconsistente e estava ocorrendo diversas falhas e quedas, não entendo porque quando coloco a OI fica uma maravilha, o sistema funciona perfeitamente não dá falhas nem quedas, somente fica lento por conta da velocidade da internet ser de 10mb.

Eu fiz o seguinte, deixei a OI para o pessoal da secretaria, diretoria e financeiro, e coloquei a net pelo roteador aqui pra mim e para o restante da instituição que é o laboratório, diretoria acadêmica, biblioteca e a rede wifi, quando não interligo tudo algumas impressoras ficam indisponíveis, pois a impressora fica na secretaria que é no térreo e a biblioteca fica no 2º andar.

Pedi para a secretária testar pra ver se o sistema educacional fica ok enquanto isso vou fazer o que disse a vocês em relação ao servidor.

Espero que amanha eu já consiga passar as informações do servidor e as fotos, além de terminar a passagem desses cabos.

Agradeço a compreensão.

• Curtir 2
Postado

Bom dia a todos que estão se empenhando pra me ajudar a solucionar esse problema.

Peço desculpas pela demora, mas hoje consegui tirar as fotos do servidor para vocês verem os serviços que estão funcionando nele.

Com o passar dos dias a internet foi piorando mais, eu tenho minhas dúvidas se o problema ainda não é a NET.

Peguei a internet da OI isolei ela no andar de baixo, onde fica a secretaria o setor financeiro, coloquei o modem da OI direto no Switch que tem as portas queimadas que fica lá, e a NET eu coloquei ela no roteador TL-WR940N, resetei os 2 aparelhos (NET e Roteador) e deixei o roteador se configurar sozinho, no qual ele pegou o endereço 192.168.1.1, a NET está com o padrão 192.168.0.1 e a wi-fi está 192.168.2.1.

Depois que coloquei a OI não tive problemas com o sistema educacional, bem isso na secretaria e no setor financeiro, ele só demora um pouco mais a abrir as páginas, mas roda perfeitinho.

Quanto a NET, na sexta eu senti muito lentidão, tanto pra abrir páginas, como para abrir o sistema educacional, me lembrei que alunos estavam fazendo downloads então habilitei o controle de banda nos 2 roteadores, pois o TL-WR940N ficou no térreo e ativei a wi-fi também para uso dos alunos e funcionários no primeiro andar, hoje não tive problemas ainda, o sistema educacional está funcionando perfeitamente, pois já fiz bastante uso dele e não caiu nenhuma vez, aí que fica uma grande dúvida na minha cabeça, o que será que está ocorrendo quando eu ligo a NET no Switch da secretaria?

Loucura, mas como sei que o servidor ajudará resolver a maior parte dos meus problemas, eu prefiro investir nele.

Att.

Postado

Olá, agora venho relatar toda as estrutura e detalhes do servidor.

Bom, descobri agora que o servidor tem 2 placas de rede Gigabit - NetExtreme gigabit ethernet.

Como eu disse todas as vezes que ligo o servidor, ele fica parado na tela de setup com algum erro que não descobri como resolver: (vou colocar os links aqui porque eu só tenho permissão de colocar 2mb de imagens e as fotos que baixei da câmera estão maiores)

Ele tem um sistema de clonagem (acho que é isso) e conforme eu já citei anteriormente quando eu fui limpar isso começou a ocorrer, ele tem 2 HDs de 250GB.

foto1.jpgfoto2.jpgfoto3.jpgfoto4.jpgfoto5.jpg

Quando cai a energia elétrica ele não volta sozinho por conta desse problema que está ocorrendo.

Os serviços que estão funcionando no servidor são esses das imagens abaixo:

foto6.jpgfoto7.jpgfoto8.jpg

Na imagem abaixo é onde o modem da NET está, tenho 3 linhas telefônicas nele e elas estão ligadas na central de ramais, infelizmente não consigo tirar ele de lá, mas se o problema for aquecimento eu vou colocar ele para fora do armário, mas nesse momento que fui tirar a foto, lá dentro não estava quente.

foto9.jpg

Sai um cabo de rede do modem da NET e vai até o rack da secretaria (OBS: tem uma emenda de rede nos cabos dentro de uma das caixas, fio esse que vem do modem da net, pois não tinha fio para passar até lá, coisa que estou lutando pra resolver), lá está esse emaranhado de fios pois tive que desligar diversos pontos, pois alguns estão queimados no switch, então tentei deixar o mínimo possível, mas o que acontece é que nas paredes tem saídas de rede para poder mudar os pcs de lugar, mas nem todos estavam funcionando corretamente e ainda tive que tirar alguns por conta dos pontos queimados.

É onde chega a internet da OI no qual está ligado esse cabo amarelo, liguei ele no switch.

Coloquei a NET nesse roteador e liguei o cabo que vai para a sala de informática nele.

foto10.jpg

Ainda hoje tenho problemas com esses pontos das paredes, pois na sala do diretor toda vez que ele liga o pc eu tenho q dizer pra ele tirar o cabo da tomada e plugar novamente pois não conecta, fica com exclamação e no financeiro tem 4 pontos, mas só o da funcionária de lá funciona e o da impressora que é de rede também, uma brother 8890DW, só que ela agora tem um ajudante e o pc dele ficou sem rede do nada, então coloquei um roteador cisco EA2700 para poder dividir o ponto com eles 2 e colocar a wi-fi que mesmo o roteador colado na parede da secretaria/financeiro o sinal não entra lá.

foto11.jpg

O cabo que vem para o rack aqui onde o servidor fica, ele dá a maior volta na instituição. Ele sai da secretaria e vai até a diretoria acadêmica onde com uma emenda eu interligo os cabos e daí que vai pra sala de informática onde fica o servidor, isso deve ser uns 40mts ou mais no total, já insisti muito com meu chefe pra deixar eu pelo menos subi um cabo direto de um switch a outro mas ele não deixa.

foto12.jpg

Essa foto é do rack da informática, veja que aqui está mais organizado, é daqui também que sai o cabo da wi fi daqui do segundo andar.

Espero que ajude a vcs me ajudar a solucionar o problema, vou pegar o esquema que o Thiago fez e tentar mostrar a forma do cabeamento.

Se as fotos não abrirem por favor me avisem, eu coloquei em uma pasta no site da instituição

Obrigada,

Layla Fé

Postado

Olá...

Este problema, pode ser solucionado através de uns técnicos voluntários de instituição de ensino privado ou público. Uma forma de poder conseguir este técnico é, você indo até a instituição, e falar com o coordenador e relatando o problema. Acredito que vários voluntários vão se candidatar para fazer este trabalho. 

Sobre este problema,  esta pela falta topologia não estabelecido na rede. Conseqüentemente a rede esta um caos...

Espero ter ajudado e até...

Postado
15 horas atrás, ciro-mota disse:

O link da Oi será desabilitado ou será mantido?

Bom dia,

O link da OI será desabilitado, eles estão cobrando R$2.000,00 por 10mb, todo mês tenho que ligar lá e tentar um desconto, outra é que a razão social dessa internet não existe mais, tenho não só que cancelar a internet como também as 6 linhas telefônicas.

A OI hoje só me ajuda na questão do sistema educacional, pois os 10mb lá na secretaria fica muito lento, as funcionárias direto ficam reclamando que a internet não anda, eu só coloquei porque o sistema é mais importante, mas não dá pra deixar assim, porque ultimamente só usa a secretária e a responsável pelo financeiro, fico pensando quando estiverem todos usando (todos os funcionários que trabalham lá).

Já tentei aumentar a velocidade, mas a OI só oferece essa velocidade na minha região.

Sei que depois que eu dividi, coloquei a OI lá e NET aqui, a NET eu não tive mais problemas, por isso penso que o cabeamento não é, já pensei que fosse o switch, mas se fosse ele acho que a OI também não funcionaria.

Att.

Postado

Olá!

Vi as fotos todas e vejo que tem muitas sugestões importantes. Muito bom.

Sua instalação não ganharia alguma medalha por excelência, mas há piores casos :)

Não me preocuparia com ventilação para o equipamento da NET ou nada no rack de telefonia. Nem com o cabo de "mais de 40m" por hora.

Sua expectativa para o servidor Dell está em ter um servidor de arquivos e racionalizar o compartilhamento de arquivos? Ou entendi errado? Eu não instalaria ou habilitaria mais nada nele nessa fase dos problemas. Disse que ele tem duas placas de rede. Estão conectadas ambas? onde? Sobre o erro, meu palpite é o mesmo que o seu: deve estar com espelhamento habilitado para os dois discos, para redundância. E você ao desmontá-lo para manutenção ligou algo errado e desfez o esquema. E você não pode abrir mão do sistema de está nele por enquanto. Eis o que eu faria: identifique o disco que está ativo, desligando um por vez :) e separe o que está inativo. Tire um backup do sistema (ok, você deve ter isso) e desabilite esse esquema de espelhamento. Não estou certo sobre esse modelo, não vi os manuais, mas uma configuração comum é ter uma controladora de disco nele que tem essas funções de espelhamento (quando clona discos) e redundância (quando usa vários discos para criar um) e essa placa tem conectores separados. Talvez ligando o disco que está em uso direto na primeira porta SATA já seja suficiente para ele não interromper mais o POST e carregar o sistema.

Veja a configuração exata dessas placas de rede. Uma deve estar fixa em 192.168.0.100. Desabilite a outra por enquanto. Identifique no painel.

Sobre o sistema educacional, sua situação sugere uma chamada ao suporte. Gennera tem clientes usando todo provedor que imaginar. Isso inclui a NET e a OI :) Então eles podem recomendar ações e diagnósticos e economizar muito do seu tempo.

Me lembro que disse que queria colocar o modem da NET em modo bridge. Mas se são dois aparelhos da NET o modem é, digamos, um modem e o modo bridge não se aplica. Quais os modelos dos dois aparelhos? 

Mesmo usando mais emendas, pode ligar os dois switches ao roteador da NET ao invés de ligar em cascata? 

Como chama o rack 5U menor? o da secretaria? o da informática, o maior? Estão em que pisos? Um deles está bem próximo ao rack de telefonia , ou não?

E a diretoria/financeiro? São salas adjacentes? próximas?  As conexões lá são via portas RJ45 nas paredes? Esse é o caso do PC do assistente? O do diretor, aquele em que surge uma exclamação, só ligar o cabo de novo resolve? qual a configuração de rede dele? O que diz o sistema quando aparece a exclamação?

Talvez deva abrir uns tópicos separados. Uns 30 :D fica difícil assim com posts de um metro entender o que acontece

Continue escrevendo 

Boa sorte

Postado

Olá, vou por partes mesmo, pois até eu fiquei confusa. rs

21 minutos atrás, arfneto disse:

Sua expectativa para o servidor Dell está em ter um servidor de arquivos e racionalizar o compartilhamento de arquivos? Ou entendi errado?

Na verdade hoje não temos nem compartilhamento de arquivos, hoje fica tudo duplicado, uma bagunça só, mas como os funcionários estão acostumados assim eu só quero mudar para uma coisa melhor.

22 minutos atrás, arfneto disse:

Disse que ele tem duas placas de rede. Estão conectadas ambas? onde?

24 minutos atrás, arfneto disse:

Veja a configuração exata dessas placas de rede. Uma deve estar fixa em 192.168.0.100. Desabilite a outra por enquanto. Identifique no painel.

As placas de rede do servidor só uma está ligada, e está com ip automático, aqui na sala de informática onde atualmente estou usando a NET. Não estou usando ele no momento então não tenho problema com endereço. Acontece que esse servidor passa mais tempo desligado do que ligado, pelo pouco uso.

Gostaria mesmo era colocar ele pra funcionar para o que realmente importa. Acho interessante esse sistema de clonagem, eu até adquiri 2 HDs de 500 para fazer esse sistema funcionar com o backup de arquivos também, mas depois desses erros eu deixei pra lá, até porque meu chefe disse pra não mexer nesse servidor por conta do sistema que tem nele hoje.

22 minutos atrás, arfneto disse:

Sobre o erro, meu palpite é o mesmo que o seu: deve estar com espelhamento habilitado para os dois discos, para redundância. E você ao desmontá-lo para manutenção ligou algo errado e desfez o esquema. E você não pode abrir mão do sistema de está nele por enquanto. Eis o que eu faria: identifique o disco que está ativo, desligando um por vez :) e separe o que está inativo. Tire um backup do sistema (ok, você deve ter isso) e desabilite esse esquema de espelhamento. Não estou certo sobre esse modelo, não vi os manuais, mas uma configuração comum é ter uma controladora de disco nele que tem essas funções de espelhamento (quando clona discos) e redundância (quando usa vários discos para criar um) e essa placa tem conectores separados. Talvez ligando o disco que está em uso direto na primeira porta SATA já seja suficiente para ele não interromper mais o POST e carregar o sistema.

O servidor tem uma placa controladora, vou fazer o que disse e testar e te digo o resultado.

24 minutos atrás, arfneto disse:

Sobre o sistema educacional, sua situação sugere uma chamada ao suporte. Gennera tem clientes usando todo provedor que imaginar. Isso inclui a NET e a OI :) Então eles podem recomendar ações e diagnósticos e economizar muito do seu tempo.

Fiz diversos teste e eles (do sistema educacional) dizem que está tudo ok, até acima do padrão recomendado, o que acho estranho é que eu deixo as configurações de fábrica, tanto da NET quanto da OI, então não entendo qual a diferença, já coloquei DNSs diferente e não melhora em nada, no caso, sempre que eu mudo fica pior. 

Depois que coloquei a NET só aqui no 2º andar o sistema educacional diminuiu bastante a lentidão e/ou quedas.

Com a OI ele nem trava, mas vou ver mais algo com eles lá.

27 minutos atrás, arfneto disse:

Me lembro que disse que queria colocar o modem da NET em modo bridge. Mas se são dois aparelhos da NET o modem é, digamos, um modem e o modo bridge não se aplica. Quais os modelos dos dois aparelhos? 

No caso você entendeu errado, tenho 2 modens da NET por conta do telefone, mas só um tem internet e nesse caso seria para ver se resolvia o problema, pra mim pode ficar com as configurações padrão, pois se acontecer do modem resetar a instituição não ficaria sem internet, a OI como citei, irei cancelar, mas preciso solucionar esse problema com a NET primeiro.

29 minutos atrás, arfneto disse:

Mesmo usando mais emendas, pode ligar os dois switches ao roteador da NET ao invés de ligar em cascata? 

Não, eu teria que passar 2 cabos do modem da NET até o armário, onde por uma emenda eu conseguiria ligar os 2 switches, mas isso no caso não é impossível, eu só teria que comprar o cabo para passar.

30 minutos atrás, arfneto disse:

Como chama o rack 5U menor? o da secretaria? o da informática, o maior? Estão em que pisos? Um deles está bem próximo ao rack de telefonia , ou não?

Desculpe, mas não entendi o maior ou menor, mas vou interpretar pelas fotos que enviei, no caso o rack da secretaria (cheio de gatos) fica no térreo com pelo menos 15 metros de distância do rack de telefonia e o rack da informática (mais organizado) está no primeiro andar onde não tem tubulação para passar um cabo direto do rack de telefonia para o da informática e o servidor está logo abaixo do rack da informática.

34 minutos atrás, arfneto disse:

E a diretoria/financeiro? São salas adjacentes? próximas?  As conexões lá são via portas RJ45 nas paredes? Esse é o caso do PC do assistente? O do diretor, aquele em que surge uma exclamação, só ligar o cabo de novo resolve? qual a configuração de rede dele? O que diz o sistema quando aparece a exclamação?

Financeiro (2pcs), fica entre a sala do diretor (1pc) e a secretaria (2pcs), todos eles são ligados a RJ45 nas paredes, no caso o financeiro tem 5 tomadas mas só 2 funcionam, uma tomada com o roteador que coloquei para interligar os 2 pcs e a impressora que está do outro lado da sala usa o outro ponto que está funcionando, eu cheguei a testar todas as outras tomadas, mas nenhuma funcionou.

O diretor quando está com exclamação fica com endereço inválido o sistema diz que está nulo ou limitado, só de encostar no cabo da tomada da parece volta funcionar, nesse caso, creio eu que é só abrir a tomada e clipar o cabo novamente.

Agradeço por desejar boa sorte, pois cada dia me aparece um pepino diferente, hoje a wi-fi está uma lerdeza, acho que é por conta do controle de banda, ativei nos 2 roteadores, agora vou desativar de um e deixar só o outro com o controle, mas também não tive problemas no sistema educacional, sei que tem alunos sem noção, ao invés de estar estudando, trás o notebook pra cá só pra ficar fazendo download porque a internet está rápida. Triste mais real.

Continuarei escrevendo sim, preciso de uma solução. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!