Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um drone simples com 4 motores escovados, precisei remover a sujeira que estava dentro de um deles. O motor ficou ótimo, mas está girando ao contrário.

Lembro que durante a limpeza eu encostei um outro motor de outro drone para comparar o tamanho e se era possível substituir, o que não foi o caso.

Qual o possível motivo desse motor estar girando ao contrário?

1) defeito na placa controladora do drone;

2) reposicionamento da tampinha plástica que tem os fios;

3) magnetismo incorreto por ter encostado em outro motor.

Como fazer esse motor girar na posição correta novamente?

Postado
1 hora atrás, daviddatal disse:

Qual o possível motivo desse motor estar girando ao contrário?

Trocou a polaridade do motor.

Onde era positivo, colocou negativo.

Onde era negativo, colocou positivo. 

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado
1 hora atrás, albert_emule disse:

Trocou a polaridade do motor.

Onde era positivo, colocou negativo.

Onde era negativo, colocou positivo. 

Não mexi nos fios soldados.

Eu apenas recoloquei a tampa plástica de volta no motor, centralizando o pino entre os dois contatos dessa tampa plástica.

Essa polaridade pode ser trocada durante o reencaixe da tampinha plástica?

• Membro VIP
Postado

Sem as imagens do que você fez é difícil imaginar algo a+ do que falou o amigo França. Na tal tampinha plastica estavam os contatos de entrada pro motor? Então sim, se encaixar errado pode inverter a rotação. Remova de novo e dê um giro 180º. Mas antes, compare detalhadamente com os d+ e se achar que deve, publique fotos...

Postado

Na imagem anexa, ao lado esquerdo a tampinha plástica com os contatos para o pino central do motor.

Do lado direito o eixo do motor. As regiões vermelhas são os contatos que ficam em torno do pino central.

Se por exemplo, eu tiver colocado orientando o pino 1 na mesma região da tampa plástica, e em outra montagem eu colocar o pino 2 ao invés do 1, já dá diferença?

asdf.png

• Membro VIP
Postado

Amigo o eixo é giratório portanto não faz muito sentido seu argumento final.

Analisemos a imagem da direita. Digamos que o + entra do lado direito e o - no esquerdo. Ao girar a tampa em 180º, consegues perceber que se inverteram? portanto deve girar ao contrário mesmo. Claro isso considerando que eu...

1 hora atrás, daviddatal disse:

Não mexi nos fios soldados.

Se preferir não girar a tampa, troque os fios. Mas não sem...

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

antes, compare detalhadamente com os d+ e se achar que deve, publique fotos...

...da sua façanha.

Postado
7 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Ao girar a tampa em 180º, consegues perceber que se inverteram?

Sim, claro.

O que não entendo é que se o eixo gira, qual a diferença que faz se eu encaixar a tampa 180º para um dos lados?

De todo jeito o eixo vai girar mesmo...

E outra, se esse giro faz efeito, não seria mais fácil montar tudo e depois girar só a parte externa do eixo em 180º? Não daria no mesmo que girar a tampa no encaixe?

• Membro VIP
Postado
agora, daviddatal disse:

se o eixo gira, qual a diferença que faz se eu encaixar a tampa 180º para um dos lados?

Este motor tem ímãs? Pois então. ao girar os contatos você inverteu a composição do campo magnético do rotor com relação à eles.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, daviddatal disse:

De todo jeito o eixo vai girar mesmo...

O eixo vai girar, mas o imã fica parado com o norte e sul no mesmo lugar, é isso que importa. 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!