Ir ao conteúdo

Como mescla circuito com tda2040 no tda2822

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

eai galera. então... eu usei os mesmos componentes do circuito tda2040 no tda2822 e até que funcionou. porém eu queria refazer o circuito usando os dois opamp(bridge) do tda2822, detalhe que o circuito é para funcionar no grave. estou montando um subwoofer. enbaixo segue as imagens

Circuito-Amplificador-para-Subwoofer.jpg

Capture+_2019-02-27-23-48-46.png

• Curtir 1
Postado

@Renato.88 então. o filtro passivo n fica muito bom. decidi usar o lm324n pra filtro baixo junto com o amplificador de 5watts an7522 e ficou joia. com um pouco de distorção mas ficou bom. segue imagem do filtro. o amplificador eu segui o datasheet com umas alterações então n tem misterio. R1 eu mudei pra 68k e R2 20k.

lm324-opamp-low-pass-filter-design.jpg

• Curtir 2
Postado

Com o filtro ativo fica melhor porque além dele deixar passar somente o grave, ele ainda dá uma reforçada no sinal de baixa frequência. 

No ano passado eu montei um som, mas o grave dele era meia boca mesmo com um equalizador que usa um CI chamado BA3822LS. 

Resolvi o problema com um filtro ativo transistorizado que eu fiz baseado no regulador de tom do tipo Baxandall. 

Analisando o circuito eu eliminei a parte referente ao controle de agudos, deixando as frequências mais altas neutras para serem reguladas pelo equalizador e deixei somente o que reforçava o grave. 

Assim obtive um som mais equilibrado, onde através dos potenciômetros consigo algo a mais ou a menos em várias faixas do espectro de áudio. 

Depois posto o circuito aqui, pode ser útil a alguém que tenha o mesmo problema. 

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Renato.88 oh mass.. é esse o circuito na foto abaixo? poderia me dizer como ele funciona o baxandall? depois predendo pesquisar a respeito. no caso de se ter uma leve distorção no grave ce acha que possa ser o alto-falante? to usando um achatado(aproveitando sucata) de 16R por 5watts. o an7522 é calculado pra um de 8R. não sei dimencionar o de 16R nele.

images.jpeg

• Curtir 1
Postado
48 minutos atrás, Hudsonkem disse:

é esse o circuito na foto abaixo?

Sim é esse aí mesmo, a diferença é que usei transistor. 

50 minutos atrás, Hudsonkem disse:

poderia me dizer como ele funciona o baxandall? 

Sim. 

A primeira coisa a se notar é que ele usa um amplificador do tipo inversor, então ao se tocar a entrada com a saída temos um cancelamento do som. 

É isso que acontece quando giramos os potenciômetros para o lado Cut (corte). 

Mas veja também que temos capacitores ligados a eles. 

Quando um capacitor está em série temos a passagem somente das frequências mais altas. Isso acontece porque num sinal de baixa frequência o capacitor completa sua carga ou se descarrega antes do ciclo terminar e aí temos o corte do sinal. 

Isso é o que acontece quando viramos o potenciômetro do treble para o lado Cut. Se virar ao contrário temos o inverso, a passagem do sinal se direciona a entrada do ampop, então temos um ganho nos sinais agudos. 

Para o potenciômetro de bass temos um circuito diferente, repare que os capacitores estão em paralelo com o potenciometro. 

Nesse caso o potenciômetro consome a carga do capacitor e o deixa mais lento fazendo com que ele consiga carregar o som grave até terminar o ciclo do sinal. 

Dependendo para qual lado se gira o potenciômetro temos um dos capacitores anulados, pois no mínimo a resistência do potenciômetro é zero. 

E um dos capacitores está a favor entregando o sinal diretamente a entrada do ampop, enquanto o outro está do lado contra retirando o sinal através do sinal invertido que temos na saída. 

1 hora atrás, Hudsonkem disse:

to usando um achatado(aproveitando sucata) de 16R por 5watts. o an7522 é calculado pra um de 8R. não sei dimencionar o de 16R nele

Ah sim, são os alto falantes usados em televisão, gosto bastante do som deles. 

Alto falante de 16R em amplificador de 8R se dá apenas perda de potência, deveria sair um som baixo porém de boa qualidade, pois está trabalhando com muita folga. 

Para aumentar um pouco o som pode aumentar a tensão do amplificador dentro do limite dele, o especificado pelo datasheet. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

muito obrigado pela explicação. sobre o amplificador, eu deixei ele em 9V mas vai até uns 12V segundo o datasheet. vou tentar aumentar a tensão pra ver se obtenhor melhor empenho dele.

Postado
9 horas atrás, Hudsonkem disse:

muito obrigado pela explicação. sobre o amplificador, eu deixei ele em 9V mas vai até uns 12V segundo o datasheet. vou tentar aumentar a tensão pra ver se obtenhor melhor empenho dele.

9V pra ele é fraco, o correto é 12V. 

Talvez seja por isso que há distorção. 

Pelo que eu vi no datasheet pode chegar a 14V, parece ser um amplificador do tipo automotivo. 

• Curtir 2
Postado

Olha aí o circuito do equalizador que eu mencionei acima, vou postar por completo:

imagem306.GIF.83dbfc826b3ecf887b2dab7a2a5b7bf4.GIF

Os componentes adicionados para formar o filtro (no caso para o canal L) são C1, R30, R31, R75, C2 e R105. O resto faz parte do circuito que controla o ganho.

Essa parte foi baseada no circuito pré amplificador com o Baxandall de uma revista antiga que aproveitou o pré amplificador Ibrape M201A:

(a parte que me interessou está circulada em vermelho e foi simplificada pra que funcionasse a meu gosto)

:

Spoiler

Circuito publicado na Revista Saber Eletrônica nº 250 de Novembro de 1993.

Esse mesmo circuito já tinha aparecido antes na revista 188.

imagem302.thumb.JPG.825fdfa41ce34b9a1db2001724f3af48.JPG

• Curtir 3
Postado

@Renato.88 um trabalho impressionante, n me vejo fazendo isso ainda, ler o circuito desse jeito, entender e modificar ou utilizar partes. para eu chegar no teu nivel de eletronica, como eu faço? kkkkk.

• Curtir 1
Postado
35 minutos atrás, Hudsonkem disse:

@Renato.88 um trabalho impressionante, n me vejo fazendo isso ainda, ler o circuito desse jeito, entender e modificar ou utilizar partes. para eu chegar no teu nivel de eletronica, como eu faço? kkkkk.

No caso aí eu fiz do jeito mais simples, através da tentativa e erro. Coloquei os componentes na protoboard e fui retirando e analisando o som através do ouvido e do osciloscópio. 

Eu não gosto de fazer cálculos, eletrônica pra mim é pura "brincadeira" mesmo. 

Para aprender, acho que só o tempo mesmo. 

• Curtir 2
Postado

@Renato.88 eu queria tirar uma duvida, eu troquei o an7522 por um tda1518, porque achei q era o an7522 e mexendo cabei queimando, mas descobri q o filtro com lm324n que ta distorcendo um pouco o som com chiado. como eu poderia melhorar a qualidade do filtro para tirar chiados e leves distorções?

• Curtir 1
Postado

@Renato.88 vou tentar lembrar disso que você falou. eu consegui achar o problema. eram 2 resistores de mix e um capacitor que pegava o estereo da entrada do outro amp e juntava pra fazer um mono que ia á um capacitor e depois na entrada do opamp. eu tava usando segundo instruções em um projeto que vi, dois de 47k, reduzi para 10k porém só funcionou quando troquei o capacitor de 220μF por 1μF. antes eu tinha testado trocar o capacitor porém n tinha funcionado. o resistor e capacitor em serie de valores X que ageitou o chiado. obrigado por ter arrumado tempo pra me dar uma força.

• Curtir 1
Postado

É isso aí mesmo, 220uf é muito alto pra áudio se tratando de um circuito de alta impedância. 

Eu não sabia que tinha capacitor, se o valor dele também for alto pode saturar o amplificador. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Renato.88 ficou otimo o som. grave bom potente, da para assistir um filme legal, escutar musica e sentir a qualidade do som. infelizmente meu subwoofer ta sem caixa, sem material pra fazer, então não ta muito arcustico. obrigado novamento.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...