Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

vou ter q formatar meu pc pra instalar o ssd?


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

então, vou comprar um ssd e estou com uma duvida.

então eu vou comprar um ssd pro meu pc só q estou com uma duvida né, eu quero usar o ssd e o hd normal (pra ter espaço de sobra sabe?) só que o que estou confuso é que, eu vou usar ele como primeiro e o hd como segundo, só q minha duvida é se vou ter q reinstalar o windows (pois os arquivos do windows estão no hd principal mais ele ta como segundo)então é só essa minha duvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Você terá que fazer uma instalação limpa do Windows 10 no SSD, criando um pendrive bootável através do site da Microsoft. Basta digitar "Download Windows 10" no Google que já vai aparecer o link da Microsoft. Crie o pendrive bootável com a ferramenta, desligue o HD, deixe só o SSD ligado. Instale o Windows normalmente, com drivers atualizados, tudo normal.

 

Depois ligue o HD normal e se puder, salve seus dados em outro lugar externo ou na nuvem e formate esse HD, pois como era HD do sistema, ele deve estar particionado e tal, e o ideal para HD secundário é ter 100% do espaço dele livre (pelo menos eu sempre faço assim na minha máquina). Depois de formatar (pelo gerenciador de disco do Windows 10 mesmo), aí volte seus dados mais importantes para o HD e pronto, está resolvido.

 

Dependendo se comprares um SSD de 120GB por exemplo, vai ficar meio apertado para rodar o Windows 10 + jogos. Aí você pega a configuração do Steam/Origin ou outro cliente de jogos que você use para adquirir seus jogos digitais e coloque para gravá-los no HD que tem mais espaço, deixe o SSD para o Windows naturalmente e para aqueles programas que usa com frequência e que custam a carregar num HD, como os produtos da Adobe, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que a maioria das pessoas que compra um SSD instala o Windows do zero para não trazer antigos vícios do sistema antigo.

 

Mais se você quiser usar o Windows do seu HD atual no SSD tenho as instruções aqui:

 

Como Migrar a instalação do seu Windows de HDD para SSD:

 

1.) Primeiramente remova todos os programas que você não quiser do computador.

 

Optional: Faça uma limpeza no computador usando o programa Ccleaner
Optional: Faça uma desfragmentação de disco para que os arquivos fiquem bem alinhados no HD (Isso pode ajudar a diminuir o tamanho da partição mais tarde).

 

2.) Se a partição que estiver no HDD for maior que a capacidade do SSD você terá que deixar a partição do HDD menor ou igual a capacidade máxima do SSD.
Se você mantem os seus arquivos pessoais como downloads, Fotos, vídeos, documentos etc. na mesma partição do Windows mova estes para outra partição.

 

3.) Vai no gerenciador de discos e reduza a partição do Windows até caber no SSD. 

 

4.) Caso seu HDD tenha uma partição "Reservado pelo Sistema" use o programa EasyBCD para mover o boot para a partição do Windows.

 

5.) Conecte o seu SSD ao computador caso não tenha feito ainda.


Opcional: Atualize o firmware de seu SSD para ter o máximo de performance e correção de erros.

 

6.) Abra o prompt de comando e execute o diskpart
-Faça uma listagem dos discos:
list disk
-Selecione o seu SSD:
Select disk n (onde n é número de seu SSD)
Create partition primary align=1024
Active

 

7.) Use o Backup do Windows para fazer um backup de imagem do sistema e salve preferencialmente em um HD externo.

 

8.) Dê o boot com o seu DVD do Windows. Na janela "Instalar o Windows" clique em "Reparar", escolha a opção: "Usar ferramentas que possam ajudar...". Clique em "Restaurar Imagem do Sistema" e siga os passos para restaurar a imagem da qual fizemos backup antes.

 

9.) Quando já estiver usando o Windows a partir do SSD faça as configurações finais abaixo:

 

a)Abra um prompt de comando elevado e execute o comando abaixo:

 

fsutil behavior set DisableDeleteNotify 0

 

b)Desabilite a desfagmentação de disco para todos os volumes que fazem parte do SSD.

 

c)Desabilite a indexação de arquivos para todos os volumes que fazem parte do SSD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, simforoso disse:

Você terá que fazer uma instalação limpa do Windows 10 no SSD, criando um pendrive bootável através do site da Microsoft. Basta digitar "Download Windows 10" no Google que já vai aparecer o link da Microsoft. Crie o pendrive bootável com a ferramenta, desligue o HD, deixe só o SSD ligado. Instale o Windows normalmente, com drivers atualizados, tudo normal.

 

Depois ligue o HD normal e se puder, salve seus dados em outro lugar externo ou na nuvem e formate esse HD, pois como era HD do sistema, ele deve estar particionado e tal, e o ideal para HD secundário é ter 100% do espaço dele livre (pelo menos eu sempre faço assim na minha máquina). Depois de formatar (pelo gerenciador de disco do Windows 10 mesmo), aí volte seus dados mais importantes para o HD e pronto, está resolvido.

 

Dependendo se comprares um SSD de 120GB por exemplo, vai ficar meio apertado para rodar o Windows 10 + jogos. Aí você pega a configuração do Steam/Origin ou outro cliente de jogos que você use para adquirir seus jogos digitais e coloque para gravá-los no HD que tem mais espaço, deixe o SSD para o Windows naturalmente e para aqueles programas que usa com frequência e que custam a carregar num HD, como os produtos da Adobe, etc.

valeu man

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rafael Tuco disse:

Raramente dá. 

Se fosse de HD pra HD o risco seria maior.

Mesmo assim, é coisa simples de resolver.

Porque de HD para HD seriá maior?

 

Alem disso depois de fazer a conagem ainda tem que desativar a desfragmentação agendada e ativar o Trim porque o Windows não vai saber que está em um SSD já que a configuração original e de um HDD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, ricardo_br disse:

Porque de HD para HD seriá maior?

Porque os HDs possuem setores, o que aumenta o risco devido as cabeças de leitura e gravação terem que trabalhar o tempo inteiro. O que pode acabar fazendo com elas gravem em um setor diferente porque não seguem uma "linha de gravação".

 

14 horas atrás, ricardo_br disse:

o Windows não vai saber que está em um SSD já que a configuração original e de um HDD

O Windows detecta automaticamente o tipo de disco que está sendo utilizado.

Procure pesquisar a respeito disso.

Mas enfim, vamos focar na finalidade do tópico que é ajudar nosso amigo com sua dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...