Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com uma duvida referente a consumo relacionando resistor e capacitor.

Estou com um eletrônico aqui (fita de GameBoy), a mesma eu ganhei sem funcionar, verifiquei que estava com algumas pernas do CI descoladas, ok ressoldei e a mesma voltou a funcionar, no entanto reparei que existem resistores e capacitores SMD trocados, alguma tentativa de conserto talvez.

Como capacitor smd raramente tem código, a pessoa deve ter pego qualquer um e instalado, e o mesmo com o resistor.

O problema é o seguinte, a fita esta consumindo muita energia, ela puxa tanto que mesmo uma pilha nova faz com que o indicador de bateria (led) quase apague. Seria isso um efeito causado por um resistor errado ou pelo capacitor? Ou nenhum dos dois?

O resistor smd é de 1k (era de 10k, eu troquei). Eu vi algumas placas com capacitores de 0.1uf, não faço ideia de quanto seja esse smd que colocaram, e nem se o mesmo poderia causar esse efeito.

Qualquer dica a respeito disso, agradeço!!

Postado
23 horas atrás, Aldighieri disse:

O resistor smd é de 1k (era de 10k, eu troquei).

Quanto mais baixo o valor do resistor mais ele consome. Isso significa que onde trocou 10k por 1k o consumo ficou 10x maior.

Em circuitos digitais a maioria dos capacitores tem a função de estabilizar a tensão e nessa função o capacitor não apresenta consumo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

estabilizar a tensão e nessa função o capacitor não apresenta consumo. 

... a não ser que esteja com fuga. Tem que ter "tato técnico": uma manifestação física do insigth técnico. Coloque o dedo em cada um e ve se sente algum aquecimento. Faça o mesmo com os resistores e d+ peças. Dica: use fonte ao invés de pilhas.

• Curtir 2
Postado

Então, o resistor de 10k eu troquei pois em outro modelo ele tem 1.5k, por isso reduzi.

Sobre o calor, eu tentei isso e nao vi aquecimento de componente, somente de 1 CI que estava morno. Vou testar com fonte externa! E também tentar um resistor mais potente novamente. Obrigado!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!