Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tudo bem? Sou novo aqui no fórum e estou passando por um grande problema. Pra ser sincero, eu nunca mexi com nada no ramo, só fiz poucas práticas bem simples com Arduíno e nada mais, preciso de um auxilio para encontrar um microprocessador mais adequado, segue abaixo o problema.

'

Trata-se de um circuito que comanda uma catraca eletrônica, o comando é a partir de um PIC 18F4620.
A comunicação é via rede e tem algumas entradas, tipo:
- Biometria;
- Leitor de código de barras e QR code; 
- Sensor de giro;
- Teclado.

'

As saídas são:
- Display LCD;
- 3 relés.

'

Essa é a configuração atual com velocidade em 9600bps

'
Preciso fazer alguns upgrades, preciso de um microprocessador com mais velocidade e essas outras funcionalidades:
- Duas portas USB;
- Dois sensores de proximidade;
- Mais um sensor biométrico.
- Se possível uma parte na placa com I/O's disponíveis numa eventual emergência.

'
Pelo que pesquisei até então e pelo que conversei com profissionais do ramo, todos me indicaram utilizar um Raspberry.
Saberiam me dizer qual o microprocessador mais indicado? Desde já, agradeço pelo apoio!

Postado

@WesCoP ,

Pela necessidade que você descreveu, a parte mais complicada é a conversa com as portas USB.

Você pode sim usar um Raspberry , embora não sei se você precisa de um sistema de videogame ( kkk ) para tão pouca necessidade.

Se você tivesse o conhecimento necessário, um Atmega2560 seria o suficiente, embora a conversa via porta USB seria de velocidade mais reduzida.

Sem o conhecimento adequado, um Raspberry vai te dar a potência necessária para resolver esse problema.

Muitas vezes dá para resolver um problema com processadores mais simples, mas geralmente usar um processador com 10x mais potência do que o necessário ajuda muito no desenvolvimento do software kkkkk !

Paulo

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@aphawk

Olá amigo, obrigado por responder.

Eu realmente não sei por onde começar, não sei nem como fazer as ligações nos pinos pra ter uma ideia, como eu faço pra dimensionar o mais adequado?

Trata-se de um projeto sem tanta urgência, porém, preciso saber como encontrar o mais indicado.

Tentei enviar uma mensagem privada, porém, não tenho essa opção, obrigado pelo apoio!

Postado

@WesCoP ,

Implementar duas portas USB, e tratar dois sensores biométricos não é fácil nem para os profissionais. Precisa conheçer muito para fazer o seu projeto com um microcontrolador de US$ 5.

Usando um Raspberry ajuda muito na parte das portas USB, mas o restante é um mesmo trabalho se usando um simples microcontrolador barato. Mas vai pagar bem mais caro em um Raspberry, além do fato dele ser vem mais frágil em um ambiente de uso real, você terá de implementar proteção para as entradas e adequar a corrente das saídas para o seu projeto.

Resumindo : não importa a sua escolha, você não vai conseguir fazet esse processo pois lhe falta a experiência necessaria, infelizmente !

Paulo

• Curtir 2
Postado

@aphawk

Entendo, mas então, você tem alguma dica de como posso começar? Preciso primeiramente conseguir dimensionar um circuito com um microcontrolador simples para ter como base para o próximo nível, existe algum tutorial do tipo aqui no fórum ou em algum outro lugar que você conheça?

Desde já, agradeço!

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, WesCoP disse:

alguma dica de como posso começar? Preciso primeiramente conseguir dimensionar um circuito com um microcontrolador simples para ter como base para o próximo nível

Se ainda não fez um diodo emissor de luz acender e apagar numa cadência visual visível com o auxílio de um simples microcontrolador, eis sua oportunidade. Etapa inqueimável. Somente depois disso poderá dar passos mais largos pro próximo nível. Dica: prefira a linguagem bascom e nunca, jamais a c e led verde.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
Em ‎25‎/‎03‎/‎2019 às 12:16, Isadora Ferraz disse:

Dica: prefira a linguagem bascom e nunca, jamais a c e led verde.

Estou enviando esta sua confissão ao pessoal do Bascom !!!!!

Quase 10 anos com isso engasgado.... não sei como você aguentou tanto tempo !!!!   

Paulo

• Curtir 1
  • 2 meses depois...
Postado
Em 25/03/2019 às 12:16, Isadora Ferraz disse:

Se ainda não fez um diodo emissor de luz acender e apagar numa cadência visual visível com o auxílio de um simples microcontrolador, eis sua oportunidade. Etapa inqueimável. Somente depois disso poderá dar passos mais largos pro próximo nível. Dica: prefira a linguagem bascom e nunca, jamais a c e led verde.

Como eu adoro suas postagens kkkkkk .. queria nao ter escolhido c :( .... porque o preconceito com o diodo emissor de luz verde?? nao da pra ver piscar? 

• Haha 1
Postado
20 horas atrás, rodrigocirilo disse:

Como eu adoro suas postagens kkkkkk .. queria nao ter escolhido c :( .... porque o preconceito com o diodo emissor de luz verde?? nao da pra ver piscar? 

@Isadora Ferraz é daltônica ..... 

Paulo

Postado
3 horas atrás, rodrigocirilo disse:

ué. ela irá ver piscar  vermelho certo ?  🤔

Sim, ela consegue perceber diferentes tons vermelhos, como o apagado e o aceso, mas tons verdes todos aparecem com a mesma cor para ela .... entao melhor usar led Vermelho ....

Paulo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!