Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu abri um PC aqui de casa que tava bem sujo por dentro pra limpar. Limpei o interior o gabinete (pano seco) e tirei o cooler e o heatsink pra limpar, botei tudo de volta no lugar e agora ele não está dando vídeo mais. Por via das dúvidas, tirei a memória RAM, limpei e passei borracha nos contatos e não deu em nada. Não sei nem o que eu posso ter estragado, até porque não mexi em quase nada. Já fiz esse processo várias vezes no meu PC.

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, KleberPF disse:

Eu abri um PC aqui de casa que tava bem sujo por dentro pra limpar. Limpei o interior o gabinete (pano seco) e tirei o cooler e o heatsink pra limpar, botei tudo de volta no lugar e agora ele não está dando vídeo mais. Por via das dúvidas, tirei a memória RAM, limpei e passei borracha nos contatos e não deu em nada. Não sei nem o que eu posso ter estragado, até porque não mexi em quase nada. Já fiz esse processo várias vezes no meu PC.

Confere a fiação da fonte pra placa, se ta bem encaixado, olha se o cabo da placa de vídeo pra o monitor tá bem encaixada, se o conector de energia da fonte está ligado na placa-mãe e na placa de vídeo. 

Postado
15 minutos atrás, franciscaum disse:

mexeu descalço, havaianas ou calçado?

De chinelo, tomei cuidado pra não dar nada com estática

17 minutos atrás, franciscaum disse:

trocou a pasta térmica?

Não, deixei a que tava mesmo, tava meio velha mas não tava completamente seca

18 minutos atrás, franciscaum disse:

tem gpu integrada ou off?

passa borrachinha na placa de video se tiver tb...

É onboard mesmo

adicionado 2 minutos depois
6 minutos atrás, ArkSoul disse:

Confere a fiação da fonte pra placa, se ta bem encaixado, olha se o cabo da placa de vídeo pra o monitor tá bem encaixada, se o conector de energia da fonte está ligado na placa-mãe e na placa de vídeo. 

Apertei todas as conexões dos cabos. A placa tá recebendo energia, porque o cooler do processador tá funcionando normal.

Só pra acrescentar, quanto eu ligo o monitor sem o cabo conectado, ele dá um aviso dizendo que não tem cabo conectado, e fica com a luz laranja. Quando eu conecto o cabo no PC e nele, esse aviso some, mas a luz continua laranja. Teria como ser algum mal contato no cabo (VGA)? O computador estava funcionando normal antes de abrir ele hoje.

Postado
4 minutos atrás, KleberPF disse:

De chinelo, tomei cuidado pra não dar nada com estática

Você fez o oposto do recomendado, no caso. De chinelo você fica isolado, de forma que é possível a acumulação de energia estática. A recomendação é sempre fazer descalço ou com pulseira ligada a aterramento. Como é o clima da sua região, úmido, seco? Se for úmido dificilmente esse é o problema, se for muito seco pode ter danificado algo por estática sim.

5 minutos atrás, KleberPF disse:

Não, deixei a que tava mesmo, tava meio velha mas não tava completamente seca

Nunca faça isso. A regra é: removeu o contato entre cooler e dissipador, troca a pasta térmica. Mesmo que tenha trocado ontem. De qualquer forma isso explicaria sobreaquecimentos, mas não o PC não dar vídeo.

Postado
5 minutos atrás, franciscaum disse:

tenta ir ligando e ouça os bips, cada tipo de bipada é um diagnóstico,

Ele não faz beep nenhum quando liga, mas nunca reparei se ele fazia quando tava funcionando. As caixas de som estão conectadas.

adicionado 2 minutos depois
1 minuto atrás, Shaman93 disse:

Você fez o oposto do recomendado, no caso. De chinelo você fica isolado, de forma que é possível a acumulação de energia estática. A recomendação é sempre fazer descalço ou com pulseira ligada a aterramento. Como é o clima da sua região, úmido, seco? Se for úmido dificilmente esse é o problema, se for muito seco pode ter danificado algo por estática sim.

Aparentemente a umidade do ar aqui está em 84%, acho que é úmido

1 minuto atrás, Shaman93 disse:

Nunca faça isso. A regra é: removeu o contato entre cooler e dissipador, troca a pasta térmica. Mesmo que tenha trocado ontem. De qualquer forma isso explicaria sobreaquecimentos, mas não o PC não dar vídeo.

Não tive opção mesmo. Tava sujo demais, acho que seria pior se eu não limpasse.

Postado
1 minuto atrás, KleberPF disse:

Ele não faz beep nenhum quando liga, mas nunca reparei se ele fazia quando tava funcionando. As caixas de som estão conectadas.

Não é pela caixa de som, mas por um componente chamado speaker que fica conectado na placa-mãe. Se a sua não tem (não é obrigatório) não vai beepar mesmo, mas é muito útil pra diagnosticar problemas. Tem certos problemas que mesmo com speaker não produzem beeps também.
image.png.6bc6cb4b4b2fb850824e40e9d213c42c.png

Postado
2 minutos atrás, Shaman93 disse:

Não é pela caixa de som, mas por um componente chamado speaker que fica conectado na placa-mãe. Se a sua não tem (não é obrigatório) não vai beepar mesmo, mas é muito útil pra diagnosticar problemas. Tem certos problemas que mesmo com speaker não produzem beeps também.
image.png.6bc6cb4b4b2fb850824e40e9d213c42c.png

Tem isso aí na placa, só não sei se funciona. Tem alguma forma de testar?

adicionado 4 minutos depois
3 minutos atrás, KleberPF disse:

Confirmei com o dono do computador, e ele fazia esse beep sim. Agora não está fazendo mais. Como faço pra saber o que isso significa? A placa é uma simples da ASUS, mas não sei o modelo.

Postado
8 minutos atrás, KleberPF disse:

Não tive opção mesmo. Tava sujo demais, acho que seria pior se eu não limpasse.

Tem a opção de limpar sem remover o dissipador. Só faz esse procedimento se tiver pasta térmica em mãos.

10 minutos atrás, KleberPF disse:

Aparentemente a umidade do ar aqui está em 84%, acho que é úmido

Bastante, praticamente impossível ser problema por estática.

5 minutos atrás, KleberPF disse:

Deus é sutil, mas não malicioso... Duvido que seja problema com o speaker. Mas você pode testar ele removendo a(s) RAM(s) (caso tenha mais de uma). Tira todas e é pra ouvir o código de beeps que indica RAM não identificada.

Postado
agora, Shaman93 disse:

Deus é sutil, mas não malicioso... Duvido que seja problema com o speaker. Mas você pode testar ele removendo a(s) RAM(s) (caso tenha mais de uma). Tira todas e é pra ouvir o código de beeps que indica RAM não identificada.

Eles estão funcionando sim, perguntei para o dono. Agora não tá fazendo nenhum beep. Como faço pra saber o que isso significa? A placa é uma simples da ASUS, mas não sei o modelo.

adicionado 22 minutos depois

Uma atualização: tirei a memória e tentei ligar. A placa-mãe começou a beepar, então com certeza está funcionando o speaker. Mas quando coloco a placa ele não beepa. 

Postado

@KleberPF se você tiver sorte pode ser simplesmente poeira que entrou nos slots da memória RAM. Remova os pentes e utilize spray limpa-contato. Se não tiver pode utilizar um compressor para assoprar os slots. Lembrando que a fricção do pano seco com os componentes pode gerar eletricidade estática, por isso o recomendado é utilizar um pincel anti-estática para limpeza.

• Obrigado 1
Postado
1 minuto atrás, Erso disse:

@KleberPF se você tiver sorte pode ser simplesmente poeira que entrou nos slots da memória RAM. Remova os pentes e utilize spray limpa-contato. Se não tiver pode utilizar um compressor para assoprar os slots. Lembrando que a fricção do pano seco com os componentes pode gerar eletricidade estática, por isso o recomendado é utilizar um pincel anti-estática para limpeza.

Sem a RAM no lugar a placa faz os beeps, e com ela no lugar não. Mesmo assim ainda pode ser problema na RAM?

Postado

amigo, compra um spray limpa contato, e acaba com ele na sua placa, passa borrachinha de novo em todos contatos, depois pega um aspirador de pó se possível, tira o que sobrou de sujeira, sugando inclusive nos slots. Essa é a limpeza profunda.

Outra, nunca mexi em nada eletrônico descalço, nem vou mexer. Aí vai de cada um, tb nunca usei luvinha eletroestática.

Também nunca vi em laboratórios os nego andando descalço... mas cada um cada um!

Postado
10 horas atrás, KleberPF disse:

Sem a RAM no lugar a placa faz os beeps, e com ela no lugar não. Mesmo assim ainda pode ser problema na RAM?

Provavelmente sem os pentes o sistema entende que não há memória, por isso os beeps. Já com os pentes e provável erro de comunicação entre o slot e a memória, devido a poeira, o sistema não reage.

1 hora atrás, franciscaum disse:

Outra, nunca mexi em nada eletrônico descalço, nem vou mexer. Aí vai de cada um, tb nunca usei luvinha eletroestática.

Também nunca vi em laboratórios os nego andando descalço... mas cada um cada um!

Em locais especializados se usa bancada e pulseira anti-estática.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!