Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

acessar dispositivos em rede local com 2 roteadores com DHCP ativo


Posts recomendados

Boa tarde pessoal

seguinte, estou com dificuldade devida a minha falta de conhecimento na área... 

possuo uma rede local (vide esquema imagem)

 

Com um modem da Net (DHCP ATIVO) servindo meu Desktop e minha impressora por Wi-Fi

do modem o cabo segue até um Switch 

do Switch segue para os dois roteadores (um no quarto (R1) e outro na sala (R2)

o R1 esta em modo bridge e dele a internet segue para a TV do quarto e um Apple Tv que tenho

o R2 esta com DHCP Ativo e nele esta ligado outra TV e uma Raspberry que uso como servidor de mídia

 

A duvida é, preciso deixar os 2 Router em modo bridge?? pois quero acessar o raspberry pelo apple tv e também acessar a raspberry pelo PC (desktop)

Também gostaria de que em qualquer rede wi-fi que eu esteja eu consiga imprimir na impressora que esta no wi-fi do modem.

 

Obs: não alterei IP nem range de nenhum dispositivo (modem e roteadores)

 

Gostaria de sugestões para facilitar na disposição da rede 

 

desculpe se não consegui expressar melhor meu problema, pois como eu disse, me falta conhecimento técnico

 

Obrigado

 

 

1823058650_EsquemaREDELocal.thumb.jpg.99539484dd6f4c55374f11d17bdb4533.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Você não precisaria do switch ai, seu desktop e os dois roteadores poderão ser ligados diretamente ao modem e ainda sobraria uma porta.

 

Com relação ao seu cenário, como quer compartilhar mídia em toda a rede, pode deixar ambos roteadores em bridge sem problemas.

 

Supondo que o endereço IP do modem do NET Virtua é 192.168.0.1, configure:

 

- Roteador A:

192.168.2.1

 

- Roteador B:

192.168.3.1

 

Ligue os roteadores com cabos nas portas LAN. Desabilite o DHCP Server de ambos os roteadores.

 

Teste se a rede funciona com o que precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@junimlima acredito que o @ciro-mota já tenha solucionado a sua dúvida. Também é necessário dizer que não há necessidade de deixar dois DHCP ativo dentro da mesma rede(inclusive podem entrar em conflito).

Qual programa/site utilizou para fazer a esquematização da imagem acima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...