Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX-8350 chegando a 79°C com o stock cooler.


Posts recomendados

Olá pessoal! Tenho esse problema com o FX8350 em que essa desgraça em full load chega a quase 80°C. Ele está com o cooler original que veio com o processador, foi instalado corretamente, troquei a pasta térmica hoje só pra garantir, tudo ok. O que eu fiz pra conseguir usar o PC sem que ele pegue fogo foi ir lá em "gerenciamento de energia do processador" no Windows e mudar pra 99%. O problema é que o clock dele cai pra 3,36GHz, fica terrível em jogos. Alguma ideia do que pode ser? Será se é problema no processador? Estou pensando em comprar um air cooler ou até um WC pra usar ele em 100%, mas se conseguisse deixar ele em uma temperatura boa não precisaria gastar em um cooler. Desde já, muito obrigado.

 

placa-mãe: GA-970A-DS3P

RAM: 8GB DDR3

Fonte: VS450

 

Temp: image.png.58e838f77945c149bc7d81ede61c5b32.png       Ele com 99%:image.png.31957febdd2676ae25598e240f28024a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LOSANTOS Faz quanto tempo que você possui esse processador?

 

Tenho um FX-8300 overclockado em 4.2 Ghz e ele chega a 40 (AMD Overdrive) graus, utilizando a mesma placa-mãe que a sua, com um Coolermaster masterliquid 120.

 

Com certeza é problema de refrigeração na sua máquina.

 

Lembrando que o coolerbox da AMD na linha FX são terríveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@LOSANTOS Nossa, é até milagre seu processador não torrar com esses cooler box.

 

O meu é um FX8120 e tive que trocar por um mais robusto logo 1 dia após tentar usar o cooler box.

Mas você tem que levar em conta que essa linha FX trabalha com temperatura mais elevada mesmo, então 80° não é tão apavorante assim.  Seria terrível, se tivesse passando dos 90 aí sim é perigo.

Mas claramente, se colocar um cooler mais robusto aí, podes baixar pelo menos uns 20° em full load.

 

PS: Não gaste $$$ com WC.  use um air cooler bom e robusto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leo Oliv disse:

Qual clock ce botou nele na BIOS?

Ce tem o Cool & Quiet ativo na BIOS?

Melhor pegar um aircooler tipo um Gammaxx 400 ou um Hyper T4.

 

Eu nem mexi no clock dele na bios. O Cool & Quiet ta ativo sim, é ruim isso?

adicionado 3 minutos depois
1 hora atrás, Matheus Malvezi disse:

@LOSANTOS Faz quanto tempo que você possui esse processador?

 

Tenho um FX-8300 overclockado em 4.2 Ghz e ele chega a 40 (AMD Overdrive) graus, utilizando a mesma placa-mãe que a sua, com um Coolermaster masterliquid 120.

 

Com certeza é problema de refrigeração na sua máquina.

 

Lembrando que o coolerbox da AMD na linha FX são terríveis.

Cara, comprei ele usado em 2016, nunca procurei resolver isso porque minha placa de vídeo era horrível, aí tanto faz diminuir a energia dele no Windows. Só q agr eu comprei uma GPU nova e ele tá sendo o problema kkkk.

adicionado 5 minutos depois
57 minutos atrás, DiF disse:

@LOSANTOS Nossa, é até milagre seu processador não torrar com esses cooler box.

 

O meu é um FX8120 e tive que trocar por um mais robusto logo 1 dia após tentar usar o cooler box.

Mas você tem que levar em conta que essa linha FX trabalha com temperatura mais elevada mesmo, então 80° não é tão apavorante assim.  Seria terrível, se tivesse passando dos 90 aí sim é perigo.

Mas claramente, se colocar um cooler mais robusto aí, podes baixar pelo menos uns 20° em full load.

 

PS: Não gaste $$$ com WC.  use um air cooler bom e robusto. 

Só achei estranho essa temperatura porque eu vejo vídeos no YT e a temperatura dele é bem mais baixas mesmo utilizando o cooler box. Estava pensando em pegar ou um Hyper 212 ou um H45. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@LOSANTOS

23 minutos atrás, LOSANTOS disse:

Só achei estranho essa temperatura porque eu vejo vídeos no YT e a temperatura dele é bem mais baixas mesmo utilizando o cooler box.

Bem, não sei qual é a condição deles. O cooler box dos FX não funcionam bem e são extremamente ruins. 

Pode ser que o ambiente deles esteja controlado. Se o ambiente tiver muito mais frio, o impacto no aquecimento é menor.

Tanto que meu FX 8120 trabalha muito melhor no inverno, mas durante o verão é terrível e ele esquenta demais, mas não a ponto de estragar o desempenho nos jogos.

 

Sinceramente não faz sentido gastar dinheiro em water cooler para esse processador. O Hyper 212 evo  segura bem. É o que eu tenho. Na época peguei o preço mais baixo dele de 112 reais. HJ pelas minhas pesquisas o mais barato que encontrei foi 149 reais.  

 

PS: não faço overclock, e nem alterei nada na bios. Meus clocks são de fábrica 3.1Ghz  e com boot ativado.

Apenas uso o core unlock que me indica que tenho os "8" cores ativados.

 

O O Cool & Quiet é um recurso para reduzir os clocks caso esteja em iddle. Deixe ativado para economia de energia.

Desativando ele, você vai estar fazendo seu processador trabalhar sempre no desempenho máximo. Que suga mais energia, consequentemente  pode aumentar o consumo de energia elétrica...

 

quando puder, troque de plataforma. Os Ryzen são muito mais superiores e a eficiência dos cooler box deles são ótimas. Até porque são processadores mais "frios"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo é questão de ter uma boa dissipação de calor, coloque um cooler bacana, seja air ou water, com uma pasta térmica artic silver, que ficará show!

 

Verifique também os FANS do gabinete, se estão com uma rotação adequada. Como eu disse acima, mesmo meu FX em overclock 100% a 4.2Ghz não passa dos 40 graus com os VRMS estáveis.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, LOSANTOS disse:

Eu nem mexi no clock dele na bios. O Cool & Quiet ta ativo sim, é ruim isso?

Não é ruim, o Cool & Quiet ele abaixa o clock do processador quando ele ta em Idle.

 

9 horas atrás, DiF disse:

O O Cool & Quiet é um recurso para reduzir os clocks caso esteja em iddle. Deixe ativado para economia de energia.

Desativando ele, você vai estar fazendo seu processador trabalhar sempre no desempenho máximo. Que suga mais energia, consequentemente  pode aumentar o consumo de energia elétrica...

Para adicionar, foi o que o DiF disse.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!