Ir ao conteúdo

Chaveamento de relé com LM3914

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Boa Noite!

Como controlar relé utilizando LM3914?

A minha ideia é usar chaves.

Exemplo: são 6 relés e ao acionar uma chave o relé 1,3,5 e 4 aciona.
acionando outra chave o relé 2,3,6 e 5 aciona e assim por diante.

Alguém sabe como poderia fazer isso com LM3914?

Não consegui nenhum circuito de exemplo com esse tipo de chaveamento.

Se alguém souber 🙂.

Postado

Para acionar os relés de formas aleatórias somente com matriz de diodos e chaves ou algum circuito programável via software. 

Não entendi onde entra o LM3914 nesse tipo de circuito, ele é somente sequencial ou bargraph através de controle por tensão. 

• Membro VIP
Postado

Cada uma dessas suas chaves deve, através de um diodo de sinal, enviar a corrente para um relé. Desse modo, combinando essa matriz de diodos com os relés a ligar podes fazer o que desejas, sem nenhum CI. 

• Membro VIP
Postado
Em 29/03/2019 às 22:08, Jemec disse:

o relé 1,3,5 e 4 aciona

Sequencialmente? Se sim você deve criar um gerador de rampa ou dente de serra com corrente constante e aplica na entrada do seu lm

hqdefault.jpgnem sei se isso tá certo. Não visitei o link do ytb. Mas antes analise as propostas dos amigos anteriores. Ou cogite um simples sequencial 4017

Postado

isso é um chaveamento de um pré amp:1137321305_MesaBoogieDualRectifierPreamp.thumb.gif.bc29adbe425b855e612b344279370c7a.gif

adicionado 2 minutos depois

Usa -se LDR. Mas os LDR's usados nesse esquema são muito complicado encontrar e quando encontra muito caro.

adicionado 4 minutos depois

mesaboogiedualrectifier8.gif

adicionado 9 minutos depois

Essa é a tabela verdade dos LDR. Consegui fazer apenas com relés como @faller disse, mais ai teria que excluir a chave Clean.

adicionado 12 minutos depois

uma versão nova desse amplificador usa o LM3914 e relés, mas o circuito não está completo e não vi quase exemplo: utilizado nessa aplicação. Achei bem complexo usar o LM3914 nessa aplicação. Estou vendo se faço uma adaptação usando microcontrolador.

adicionado 12 minutos depois

dual_rectifier.pdf

adicionado 13 minutos depois

Nesse pdf mostra a nova versão do amp com chaveamento usando LM3914

Postado

@Isadora Ferraz acho que entendi! 

O ldr é pra chavear as válvulas, deve ter uma lâmpada para iluminá-los. 

Assim se forma um opto acoplador primitivo. 

O LM3914 deveria chavear as lâmpadas (ou talvez Leds). 

Não sei por que tanta complicação, Chaves mecânicas resolvem o problema. Só precisa ser daquelas com vários contatos. 

adicionado 5 minutos depois

Ou ainda, se insiste na eletrônica digital da pra usar contador binário e flip flop. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Puts! @Renato.88 nem assim acho que nem entendi direito. Tentei mais um pouco mas me doeu  a cabeça que nem tenho.... Sua cpu deve ser um I9 e a minha um eniac que jamais ia processar isso tudo!

Puts- II! agora que vi as chaves ldr... trem doido pois ldr nem dá curto como chave. O correto é com relé mesmo. A não ser que fosse adaptar uma lampada e ldr num tubo pvc. E também ele ficaria sob alta tensão.. sei lá. Eu (eu) iria de relé e mc mesmo.

Me permito não conseguir associar ainda o barrgraph na salada... Seria algo como um potenciômetro que faria o papel de uma chave rotativa? Puts... muita flatulência pra pouco resultado final da digestão...

• Haha 1
  • Solução
Postado
18 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Puts- II! agora que vi as chaves ldr... trem doido pois ldr nem dá curto como chave.

Só que se tratando de alta tensão, tanto faz... 

Se tiver menos de 10k funciona. 

19 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Me permito não conseguir associar ainda o barrgraph na salada... Seria algo como um potenciômetro que faria o papel de uma chave rotativa? Puts... muita flatulência pra pouco resultado final da digestão...

Imagino que seja isso, também concordo que é muita coisa pra pouca coisa. 

Postado

@Renato.88 Correto!

O pdf que enviei não usa- se LDR, mas relés e o LM3914, pois é um versão nova. É diferente da versão que usa os LDR's para fazer o chaveamento. Vou postar todo o circuito.

adicionado 4 minutos depois

Fonte: 784416306_PowerSupplies.thumb.jpg.ed43e30a84340b01adbe0e40e64743ee.jpg

Pré: 380973836_PreampSection.thumb.jpg.56998a8a732c193528bf54434df9f1a6.jpg
Loop FX:909582723_FXLoopSection.thumb.jpg.f42e0f7e8abd8a5fe4ae98f3895307c2.jpg
Saída Pontência:
Poweramp Section.jpg249689071_SwitchingMatrix.thumb.jpg.a2a9b42074a6bec8fc88b370bf9fec8e.jpg

Chaveamento: essa parte substituirei tudo por relé.

adicionado 7 minutos depois

Fiz um esquema: no Isis apenas com relês vou postar aqui: mas ai perco o chavemento CLN.

adicionado 19 minutos depois

Matrix_SEM_CLN.rar
 Aqui está o programa Isis sem o chaveamento CLN.

adicionado 21 minutos depois

Esses LDR's funcionam como um fotoacoplador. Dois terminais vão no pré e dois terminais nessa matrix.

adicionado 27 minutos depois

Os números que estão em cima dos relés correspondem aos LDR's.

adicionado 32 minutos depois

No esquema da matrix: tem um chave de 5 posições dupla para o chaveamento manual. Já o resto do chaveamento é feito por footswitch, no qual é um plug P10.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!