Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eai pessoal,

estou pesquisando a um tempo e não consigo encontrar uma resposta simples pra relação entre clock da memória e da informação de memória cpu nas especificações técnicas. Ao verificar as informações do CPU de um processador topo de linha como o i9-9900x (https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/processors/core/x-series/i9-9900x.html) é exibida a seguinte informação na parte de memória: "DDR4-2666" de cara parece que é 'compatível' com memórias DDR4 de 2666MHZ mas ao saber que existem memórias com clocks de 4800Mhz não faz sentido. Enfim alguém sabe a relação entre os clocks?

Postado

@gablog

Nativamente, a CPU é capaz de controlar RAM de até 2666MHz.. O controlador de memória do sistema fica na CPU e ele tem um limite..

Você consegue fazer RAM operar em clocks maiores que o informado pela fabricante da CPU.. Vira um overclock na RAM e, como todo OC, tem a chance de ficar instável..

• Curtir 1
Postado

Entendido. Minha MB tem uma tecnologia chamada XMP que quando ativo a RAM fica nos 3000MHZ, acredito que deve ter algum controlador próprio então.

obrigado

Postado
56 minutos atrás, gablog disse:

Entendido. Minha MB tem uma tecnologia chamada XMP que quando ativo a RAM fica nos 3000MHZ, acredito que deve ter algum controlador próprio então.

obrigado

Você pode pensar nas memórias acima de 2666MHz como se fossem "Memórias overclockadas de fabrica". Por isso o XMP reconhece.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...