Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eai pessoal,

estou pesquisando a um tempo e não consigo encontrar uma resposta simples pra relação entre clock da memória e da informação de memória cpu nas especificações técnicas. Ao verificar as informações do CPU de um processador topo de linha como o i9-9900x (https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/processors/core/x-series/i9-9900x.html) é exibida a seguinte informação na parte de memória: "DDR4-2666" de cara parece que é 'compatível' com memórias DDR4 de 2666MHZ mas ao saber que existem memórias com clocks de 4800Mhz não faz sentido. Enfim alguém sabe a relação entre os clocks?

Postado

@gablog

Nativamente, a CPU é capaz de controlar RAM de até 2666MHz.. O controlador de memória do sistema fica na CPU e ele tem um limite..

Você consegue fazer RAM operar em clocks maiores que o informado pela fabricante da CPU.. Vira um overclock na RAM e, como todo OC, tem a chance de ficar instável..

• Curtir 1
Postado

Entendido. Minha MB tem uma tecnologia chamada XMP que quando ativo a RAM fica nos 3000MHZ, acredito que deve ter algum controlador próprio então.

obrigado

Postado
  Em 03/04/2019 às 03:49, gablog disse:

Entendido. Minha MB tem uma tecnologia chamada XMP que quando ativo a RAM fica nos 3000MHZ, acredito que deve ter algum controlador próprio então.

obrigado

Expandir  

Você pode pensar nas memórias acima de 2666MHz como se fossem "Memórias overclockadas de fabrica". Por isso o XMP reconhece.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!