Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa tarde!

Preciso montar um PC para uso diário (estudos, trabalho) com um orçamento apertado de 1500 reais.

O que pensei, a princípio, é o que segue abaixo.

Processador: i3 8100

Memória: Kingston 8GB DDR4 2400

Placa-Mãe: Gigabyte H310M M.2 ou Gigabyte H310M H ou ASRock H310M HG4

HD: Quero reaproveitar temporariamente um HD de Notebook de 500GB que queimou a placa e tá aqui parado

SSD: Kingston 120GB

Placa de vídeo: Não, no momento.

Fonte: Sugestões?

Gabinete: Reaproveitar o que tenho ou comprar usado/básico.

O que acham?

Postado

@BrianD Acho que o Athlon 200GE ou um Ryzen 2200 iria bem nesse caso, mesmo que não vá jogar no momento a GPU deles rodam no low vários jogos atuais e no caso do Athlon 200 o TDP é de apenas 35W, consumo de notebook...

Postado

@RS Faria Entendi. É para uso básico sim, mas, eventualmente, para jogar algo mais leve e assistir algum filme. Esse que você recomendou serve para isso também?

@F4b10 Amigo, não sou muito entendido, mas fui fortemente recomendado a utilizar um processador Intel, até para futuros upgrades etc...

De resto, acham que é uma configuração boa? To avaliando um SSD de 240, considerando que a diferença de preços é pouca.

Postado

@BrianD Acho que quem lhe informou pra pegar Intel prensando em futuros upgrades ta meio desinformado, a Intel atualmente é a fabricante que mais troca de plataformas e mais sacaneia seus compradores, cada geração é uma plataforma diferente, alem de lançar CPUs com mesmo sockets mas incompatíveis com os chipsets já no mercado, tipo o pulo da 7ª pra 8ª geração de processadores, imagina a raiva de quem pegou um i3 7100 em 2017 pra ver a plataforma abandonada menos de 1 ano depois... a AMD lançou o AM4 em 2016 e prometeu manter ele ate 2020 e ate o momento vem cumprindo a promessa.

De qualquer form se tiver pensando em upgrades futuros é melhor pegar uma placa-mãe intermediaria, tipo uma B360 no caso da Intel ou uma B450 caso va de AMD, pois elas não vão capar uma CPU mais forte em um upgrade futuro, o Cdh fez um artigo recente sobre isso:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placas-mae/placas-mãe-de-entrada-limitam-o-desempenho-r36943/.

Postado

@F4b10 Muito obrigado! Nesse caso, a recomendação seria alterar o processador e a placa?

No caso de eu acabar mantendo a opção pela intel, qual dessas placas você considera melhor (asrock, gigabyte h ou gigabyte m.2)? Pesquisei e, ao que parece, elas são bastante semelhantes em termos de desempenho.

E quanto à fonte? Quase comprei uma Hoopson 500W "Real", mas ouvi dizer que não são boas e comprometem a saúde do equipamento. Alguma recomendação?  

adicionado 6 minutos depois

@F4b10 Seria um PC assim o que estaria me recomendando (com as devidas alterações)?

https://www.pichau.com.br/computador-pichau-home-express-ryzen-3-2200g-4gb-ddr4-hd-1tb-500w-gm-13t9

*Processador - AMD Ryzen 3 2200G, 3.5ghz

*placa-mãe - A320M AM4 DDR4

Postado

Dentre as marcas citadas elas são equivalentes em qualidade de construção e suporte de BIOS e drivers, pegue a mais barata que tenha um chipset intermediário como o B360 que ja deve lhe atender.

Se seu uso for bem básico creio que um Athlon 200 já lhe atenderia, a economia no CPU poderia ser investida em uma placa-mãe intermediaria, o ruim é que as placas AMD boas tão sumindo do mercado devido a procura e só ta sobrando placa A320 básicas...

O ruim de comprar PC montado e saber se a fonte que eles vão usar presta, uma fonte de 450W a 500W de boa qualidade, como uma corsair CX450 ou EVGA 500 já da conta de qualquer configuração com apenas 1 placa de video, e o gabinete ajuda na refrigeração do PC, cuidado pra não montar o PC num daqueles gabinetes "caixão" sem entradas ou saídas de ar e ter problemas com superaquecimento.

Postado

@F4b10 Entendi! Então minha configuração pela sua sugestão ficaria assim:

Processador: AMD Ryzen 3 2200g (o usu não será tãaaaao básico assim...pode ser que eu me anime de reinstalar alguns jogos antigos que jogava antes etc)

Placa-mãe: ASRock B450M

HD: Quero reaproveitar temporariamente um HD de Notebook de 500GB que queimou a placa e tá aqui parado - NÃO ALTERADO

SSD: Kingston 240GB

Placa de vídeo: Não, no momento. - NÃO ALTERADO

Fonte: EDIT: pesquisando, percebi que essa fonte que coloquei o link é bomba. Vou investir na corsair cx450 mesmo e, sendo o caso, deixar o SSD para depois :((

Nessa caso, a Corsair CX450 ou EVGA500 estão um pouco caras no momento. A EVGA400 seria suficiente? Tá por R$135,90 a vista na KABUM (https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=59467&origem=52&gclid=EAIaIQobChMI-rCqk5qw4QIVDBKRCh2TnA0TEAQYASABEgKAHvD_BwE)

Corsair CX450 por 279 e EVGA500 por 230 tá pesando o orçamento :(

Gabinete: Reaproveitar o que tenho ou comprar usado/básico. - ATENÇÃO PARA QUE O GABINETE TENHA VENTILAÇÃO, ETC

Obrigado novamente!

Postado

@F4b10 @RS Faria

O que acham, amigos?

Processador: Ryzen 3 220g - R$490

Placa-Mãe MSI B450M PRO-M2 DDR4 - R$449

Memória Corsair Vengeance 8GB 2400Mhz DDR4 Black - R$279

SSD Kingston 240GB A400 SATA III - SA400S37/240G  - R$179

Fonte Corsair CX450 - R$279

Kit Teclado+Mouse +Cabo pra fonte - R$36

Total R$1676 + Frete ~ R$1780

Gabinete - R$109

Monitor 19.5 - R$380

Total: ~R$2200

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!