Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite...Pessoal ainda estou com um sério problema na fonte de um teclado..Como muitos não sabem, o instrumento usado na banda da igreja,sempre é instalado,ligado a fonte e o cabo P10 do teclado até a mesa,o problema é que quando ligava a fonte na energia,mesmo com o botão do teclado em Off,bastava estar conectado o plug de alimentação da fonte no teclado e a fonte na tomada,para ficar um ruido terrivel nas caixas, um ruido bastante grave,e a mesa toda ficava energizada,dando choques pois acredito que a fuga vinha da fonte e era transmitido pelo cabo P10 que sai do teclado para a mesa,então abrindo a fonte detectei o suposto capacitor que poderia estar provocando todo o problema de ruido e choque..aquele azul de poliester que fica entre a parte primaria e secundaria da fonte..pois essas fontes são projetadas para ter aterramento,porém se quer vem com o cabo 3 pinos...então retirei ele,mas ainda não testei no som da igreja,mas resolvi passar a chave de teste no dissipador onde os mosfets ficam fixados,e para minha surpresa estava energizado,isso é normal ou não ? i dissipador que me refiro é esse da foto abaixo,e deixarei a foto da fonte abaixo.

20190402_020202.jpg

20190331_231731.jpg

Postado
11 minutos atrás, Renato.88 disse:

Sim, é normal. 

É por esse motivo que a fonte vem numa caixa plástica. 

Ótimo, então vou testar ns quarta pra ver a questão do ruído, agradeço desde já por esclarecer minha dúvida. 

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Renato.88 disse:

Sim, é normal

...naquele dissipador. Mas no outro (o secundário) não deve acender. Faça o teste. De fato faça este teste na saída da fonte. Se acender acenda o alerta e remova aquele capacitor azul. Se persistir, aumente o brilho do alerta. Mas mesmo assim tende a ser normal. Só não pode dar choque. Pra teste simulador do corpo: um resistor de 1M até o chão ou 'a terra'. Deve apagar o neon

• Obrigado 1
Postado
32 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

...naquele dissipador. Mas no outro (o secundário) não deve acender. Faça o teste. De fato faça este teste na saída da fonte. Se acender acenda o alerta e remova aquele capacitor azul. Se persistir, aumente o brilho do alerta. Mas mesmo assim tende a ser normal. Só não pode dar choque. Pra teste simulador do corpo: um resistor de 1M até o chão ou 'a terra'. Deve apagar o neon

Bom, agora tu chegou a questão, pelo que notei o dissipador na parte secundária onde fica os mosfets praticamente não acende, melhor dizendo, nem acende, apenas a parte primária mesmo, de começo antes de retirar o capacitor eu tomei um choque nesse dissipador hsjahs o capacitor foi a primeira coisa que removi, agora irei testar na quarta feira pra ver se o ruído vai parar ou não e também a questão dos choques na mesa..

Eu vi que no primeiro tópico que postei, alguém disse que poderia ter fuga no transformador, como posso testar se esse tr está bom e sem fuga? 

• Triste 1
  • Membro VIP
Postado
22 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

pode tentar (tentar) medir com o multímetro na maior escala de resistência entre o primario e secundário. Tem que dar infinita.

Fala sério, fala sério? Depois sou eu que tenho memória curta. Tá maus hein guri.

33 minutos atrás, Willian_Souza disse:

alguém disse que poderia ter fuga no transformador, como posso testar se esse tr está bom e sem fuga? 

E aproveitando...  por que cargas dágua criaste outro tópico com mesmo assunto? Eu hein...🤨

• Haha 1
Postado
12 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Fala sério, fala sério? Depois sou eu que tenho memória curta. Tá maus hein guri.

E aproveitando...  por que cargas dágua criaste outro tópico com mesmo assunto? Eu hein...🤨

Acalma-te, eu perguntei novamente no intuito de poder ter uma explicação melhor, pois eu ainda estou começando meus estudos na área certo? Agradeço por você sempre poder responder minhas dúvidas e dividir seu conhecimento não só comigo mas com milhares de participantes do Club , mas acho desnecessário a grosseria, agradeço desde já pelo esclarecimento das minhas dúvidas, na quarta - feira eu vou testar e retorno com a resposta, para assim poder encerrar ambos os tópicos. 

• Triste 1
  • Membro VIP
Postado

Se tiver alguém sensível aqui, esta pessoa pode ser eu...😢... kk

A ideia por trás da suposta

1 hora atrás, Willian_Souza disse:

grosseria

é tentar mostrar que não somos "robôs" mas sim companheiros de viagem nesta temporária existência humana. E sim baseando em outras respostas sei que nado contra a corrente e contra a opinião dos administradores e moderadores. Mas por hora, penso que estamos numa relação simbiótica e sinérgica. kk

Fala sério... depois deste desabafo... falemos sério...

Quanto aos seus testes:

-certifique-se que só e apenas só esta fonte está conectada ao sistema

-cerifique-se que o suposto choque vem dela mesmo e não de p.ex. amplificadores valvulados: prato cheio pra choque.

-o ruído pode ter outras fontes. Verifique os cabos blindados

-se seu sistema não tiver aterramento, considere se pode implementá-lo

-Se possível, inverta o plug da tomada. Assim o terra muda de lugar

Ah sim.. o lado robot quase me domina e quase ia esquecendo... perdão amigo!😀

• Amei 1
Postado
1 minuto atrás, Isadora Ferraz disse:

Se tiver alguém sensível aqui, esta pessoa pode ser eu...😢... kk

A ideia por trás da suposta

é tentar mostrar que não somos "robôs" mas sim companheiros de viagem nesta temporária existência humana. E sim baseando em outras respostas sei que nado contra a corrente e contra a opinião dos administradores e moderadores. Mas por hora, penso que estamos numa relação simbiótica e sinérgica. kk

Fala sério... depois deste desabafo... falemos sério...

Quanto aos seus testes:

-certifique-se que só e apenas só esta fonte está conectada ao sistema

-cerifique-se que o suposto choque vem dela mesmo e não de p.ex. amplificadores valvulados: prato cheio pra choque.

-o ruído pode ter outras fontes. Verifique os cabos blindados

-se seu sistema não tiver aterramento, considere se pode implementá-lo

-Se possível, inverta o plug da tomada. Assim o terra muda de lugar

Ah sim.. o lado robot quase me domina e quase ia esquecendo... perdão amigo!😀

Então hahshshs, também não quis ser grosseiro, aliás só estava com essas dúvidas, sou bastante leigo no assunto, e não tenho esse conhecimento e facilidade assim como você e outros (a) colegas, mas agradeço por você e outros colegas ajudarem a responder nossas dúvidas, e em especial entendo que pode não ser tão fácil ter paciência pra explicar as coisas pra pessoas tão leigas como eu.. Hahsha mas a principio era isso, espero que me entenda, e peço desculpas se não soube me colocar diante da sua resposta, agradeço desde já e logo retorno com o resultado. 

Postado
10 minutos atrás, Alexandrebksv disse:

@Willian_Souza  tu conseguiu reproduzir o problema no teste de bancada ?

Com a fonte montada (com o capacitor), o teclado e um amplificador ou caixa amplificada ?

Eu geralmente uso ele em lugares diferentes mas somente em um lugar apresentou problema, ou seja na igreja em que ele é usado fim de semana, porém, eu fiz todos os testes, e liguei a fonte em outra tomada, mas mesmo assim, quando ligava a fonte, a mesa ficava com a carcaça energizada, o microfone não tem esse problema, e tem fonte chaveada... Ou seja só a fonte do teclado que gerava esse ruído e esse choque na carcaça.. Talvez pode pensar que o problema esteja localizado no equalizador módulo ou mesa, mas a principio pelo que me passaram tudo está Ok, eu retirei este capacitor, quarta feira vou testar, sei que parece estranho, mas quarta feira vou ter a resposta mais concreta 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!