Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, bom dia. Tenho um notebook da Samsung com um HD de 1TB. De vez em quando faço uma arte com ele e meto umas distribuições de Linux, mas o carro-chefe em casa é Windows 10 (partições padrão da instalação da Microsoft, usando NTFS). 

Numa dessas artes, eu fiz alguma coisa que acabou travando tudo e o note não inicializava mais. Depois de bater muito a cabeça, cheguei à conclusão de que era o HD, com a tabela de partição corrompida. Formatei o HD no gparted, fiz uma nova tabela de partição msdos e deixei uma partição grande NTFS. Instalei o Windows 10 novamente e tudo seguiu normalmente. Recentemente, pifou de novo. 

Dessa vez, o HD estava uma encrenca, não era reconhecido no gparted e só voltou à vida depois que rodei o badblocks no linux em modo destrutivo. Ele deve ter sobrescrito algum badblock nos setores iniciais do HD e o bloco "desemperrou", o HD segue funcionando. 

Não instalei mais nada pois com os setores iniciais problemáticos, é questão de tempo até corromper a tabela de partição novamente. Quando rodo o badblocks, aparecem vários badblocks, desde o bloco zero até o 500, que foi quando eu parei o teste pra não perder tempo à toa fazendo algo desnecessário. 

Minha dúvida é: Dizem que os HDs fazem essa higiene de badblocks automaticamente, mas eu sigo vendo os badblocks quando rodo o comando. No Linux, para partições ext2,3,4, recomendam usar o e2fsck em conjunto com uma lista dos badblocks para evitar que o sistema utilize os blocos. Na instalação Windows em NTFS, no entanto, o próprio assitente da instalação quer formatar o HD, o que, eu imagino, não leva em consideração badblocks. O que posso fazer para garantir que as porções do HD com badblocks não sejam mais utilizadas em NTFS? Não me importo em perder espaço de armazenamento, eu abriria mão de 500gb fácil para ter o HD funcionando de maneira confiável. 

• Membro VIP
Postado

Verifique o status do SMART e ferramentas próprias para ver se o HD ainda é capaz de funcionar.

Geralmente quando os BB aparecem o disco passa a não ser mais confiável, porque existe alguma parte geralmente relacionado a mecânica que não funciona mais corretamente.

Eu tenho um HD com ext3 que funciona para armazenamento no roteador, mas para Windows ele fica muito lento porque existem muitos BBs. Ele também tem performance limitada, mas no linux e para o armazenamento a queda de performance é menos sentida.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!