Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Gostaria de dar uma sapiada pelo universo Linux em substituição ao Win7. Temporariamente gostaria de deixar o sistema em dual-boot, fazer opção por um ou outro depois de um tempo. Já tive um PC com Lubuntu e atendia muito bem. Mas agora, xeretando a Internet, vi que tem muitas outras distros, quem sabe alguma nova é mais adequada?

O PC é: placa-mãe ASRock N68-VS3 UCC, o processador, AMD Athlon II X2 250 com 4Gb de RAM e placa de vídeo on board NVIDIA GeForce 7025/NForce 630-A. Como uma usuária desse PC tem pouca habilidade com sistemas, tô procurando uma distro o mais amigável possível. Pelas fotos que vi na Internet, o que mais se assemelha ao Win7 é o Mint, que tem duas versão: uma baseada no Debian e outra, no Ubuntu. Qual seria melhor, se a opção for por esse Mint?

As tarefas do SO serão simples: impressora Epson, monitor, mouse e teclado padrões. Os aplicativos é o que tenho mais dúvida, principalmente para facilitar a adaptação da usuária que falei. Seria Internet para acesso a banco, sites em geral e Facebook, tenho a impressão de que o Firefox atende legal, será? Tem o Thunderbird, também, que parece que não vai ter problema. O Office acho que muda um pouco... A pessoa está acostumada a navegar entre pastas e arquivos usando o Windows Explorer, talvez se perca se mudar muito. Qual seria o navegador - e que distro seria melhor - para mudar o menos possível nisso? Outra coisa que ela faz é conectar uma máquina fotográfica via USB e transferir fotos para o HD. O programa que faz isso, MyFinePix da Fuji, não tem para Linux mas acho que dá para dar uma adaptada se o navegador de pastas e arquivos não for muito diferente do Windows Explorer...

Para assistir uso o Media Player Classic, que instalo junto com o K-Lite (full). Esses programas todos têm versão para Linux, MAS será que funcionam com Debian, Ubuntu... Ou outra distro que seja mais recomendável? Não é tão importante assim mas uso um catálogo para os filmes que baixo chamado EMDB, que não tem para Linux. Se alguém conhecer um catálogo bacana e quiser recomendar...

Enfim, se alguém puder comentar um pouco, dar umas sugestões, uns alertas sobre o que seria legal para um PC assim, fico agradecido. :)

Postado

@rmlazzari58 Uma das distros mais amigáveis para usuários iniciantes é o Mint. Ele se assemelha muito com o Windows em questão visual, consumindo muito pouco do sistema também.

32 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Qual seria melhor, se a opção for por esse Mint?

Seria baseado em ubuntu devido aos respositórios, sendo mais fácil atualizar, buscar pacotes via terminal..

Outra possibilidade é utilizar o Puppy. Um sistema operacional bem leve, seguro, baseado em Ubuntu com diversas interfaces gráficas http://puppylinux.com/download.html.

não for muito diferente do Windows Explorer...

Mesmo sem a utilização do software proprietário, o linux irá reconhecer o dispositivo de armazenamento da câmera, podendo a mídia ser transferida facilmente pelo nautilus (seria o windows explorer).

MAS será que funcionam com Debian, Ubuntu

Sim, funcionam sem problemas.

O Office acho que muda um pouco

Terá instalado o LibreOffice, é um software bacana, mas muda um pouco em relação ao da Microsoft. Caso ela queira usar o proprietário, terá que emular o Office original via Wine.

Navegador aconselho o Firefox. Tem o Chromium também...

Em relação aos programas bancários, não conseguiria lhe responder se há compatibilidade, uma vez que nunca usei em linux. Geralmente são desenvolvidos para Windows.

• Curtir 1
Postado

Grato pelas dicas, @Matheus Malvezi. Bem... a gente não usa programa bancário, usa o Firefox mesmo. Então acho que não vai ter problema. Quanto a emular o Windows para usar o Office da MS, vou tentar "vender o peixe" para a usuária usar o Office do Linux.

Depois de postar esse pedido de ajuda, comecei a xeretar a Internet e já estou baixando daqui ( https://www.linuxmint.com.br/page/downloads) ,em torrent, três versões do Mint: Cinnamon, Mate e Xcfe. Qual delas usa a base que você recomendou, Ubuntu?

Também baixei o LinuxLive USB Creator 2.9.4, que é para criar um pendrive de instalação. A propósito disso, dá para instalar o Mint no mesmo HD em que o Win7 está instalado? É que o que tenho de fotos de filhos, netos etc... não está no gibi, rs...

O resto, sem querer pedir demais... tem programa para VPN no Linux? Pergunto porque ouvir dizer que esse negócio de virus no Linux, bem... nem precisaria de anti-virus, é isso? Que dirá de VPN... Tá certo isso?

Postado

@rmlazzari58

4 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

usa o Firefox mesmo

Então perfeito, firefox mantém sempre atualizado a versão para linux.

Todas que você está baixando já são baseados em ubuntu. Recomendo a interface XFCE, por se assemelhar com a do Windows.

Para criação de USB bootável o recomendável é o RUFUS.

7 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

A propósito disso, dá para instalar o Mint no mesmo HD em que o Win7 está instalado

Sim, você terá que fazer dual boot. Basta fazer uma partição de no mínimo 60 gb no HD utilizando se quiser, o próprio gerenciador de disco do windows. Dar boot pelo pendrive e instalar o sistema na mesma. Ao final da instalação será perguntado se você deseja instalar o GRUB ( seria como se fosse um gerenciador de boot quando ligar a máquina ) podendo alternar entre o Windows 7 e o Linux. Atenção nessa última parte, uma vez que o instalador pedirá para você definir o ponto de inicialização do sistema "/". Marque seu HD.

Lembrando também que, no momento de instalação, após selecionar a partição aberta, selecione a opção "fazer as partições automaticamente".

11 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

de virus no Linux

é bem difícil você pegar algum vírus no linux, mas sempre há a possibilidade. Porém, existem anti-vírus bons e firewall adequados para o sistema. Em relação a VPN não sei lhe informar, caso desejar navegar anonimamente instale o TOR.

• Curtir 1
Postado

Baixando o RUFUS, então...

Quanto ao TOR, vou dar uma xeretada. Na verdade estou em dúvida se o Kaspersky, de quem uso o VPN, vai servir no Linux. Se não servir, pelo jeito que você falou, "navegar anonimamente", talvez nem precise VPN nenhuma.

E, desculpe, mais uma pergunta, @Matheus Malvezi: precisa particionar o disco antes de instalar o Mint? Se o Mint fizer isso, não é melhor deixar que o instalador do Mint particione? É que nunca usei o particionador do Windows...

adicionado 5 minutos depois
Em 03/04/2019 às 15:43, Matheus Malvezi disse:

@rmlazzari58

Atenção nessa última parte, uma vez que o instalador pedirá para você definir o ponto de inicialização do sistema "/". Marque seu HD.

Desculpe, de novo, mas para a instalação do GRUB marco o HD onde está o Windows (C:) e não o novo (que provavelmente será D:), é isso?

Postado

@rmlazzari58

1 minuto atrás, rmlazzari58 disse:

não é melhor deixar que o instalador do Mint particione

Você pode optar pelo particionador do Mint sim, porém como você já está no windows, seria algo pra adiantar, é muito rápido inclusive. Basta você selecionar com o botão direito do mouse em Meu computador > Gerenciar > Gerenciamento de Disco.  Identifique seu HD, e depois selecione "Diminuir Volume". Pronto!

4 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

VPN vem de sites de filmes em torrent

Isso vai contra as diretrizes do fórum e infelizmente não poderei lhe responder.

Espero ter ajudado. Se possível dê um joínha.

• Curtir 1
Postado

Gratíssimo, caro @Matheus Malvezi, mão na massa, então.

Só faltou um pequeno detalhe que talvez você não tenha visto porque acrescentei depois:

O GRUB, depois de instalado o Mint, deve ficar no drive C ou no E (já que o D, lembrei agora, é CD-ROM)?

• Curtir 1
Postado

@rmlazzari58 Quando o instalador perguntar onde deseja instalar o GRUB te dará 3 opções: A primeira seu HD, a segunda seu Disco de DVD, e terceira seu pendrive. Selecione o HD, porque é o boot primário.

Forte abraço.

Necessitando de quaisquer dúvida acerca de linux, basta chamar que ajudaremos. Parece difícil, mas com o tempo é bem gratificante. Um sistema operacional livre, sem código proprietário, podendo ser manejado da forma que deseja, com uma vasta biblioteca de pacotes...

• Curtir 1
Postado

Gratíssimo, de novo. :)

adicionado 15 minutos depois

Desculpe incomodar mais uma vez, @Matheus Malvezi, mas como eu pensei, o Windows tá todo diferentão aqui. É que o técnico, quando instalou, disse mesmo que ia desabilitar tudo o que eu não ia usar. Quando clico com o direito em "Meu Computador", "Gerenciar", ele traz a tela abaixo.

0001a.thumb.jpg.82aeb10e1d2e8da54f1cc0bc2656184e.jpg

Se for possível, eu preferiria deixa o Windows prá lá.

Se eu inicializar pelo USB (depois de ajustar o setup, é isso?), o instalador do Mint não particiona com segurança?

adicionado 15 minutos depois
Postado

@rmlazzari58 , antes de mudar qualquer coisa, recomendo fazer um backup dessas fotos e vídeos que você tem em um pendrive ou HD externo.

A versão eu recomendo a Cinnamon, pois tem skins para parecer igual ao Windows, basta seguir as dicas daqui:

Você também pode ir testando o Mint antes de instalar pelo pendrive, para ver como é a cara do sistema e ir se acostumando, antes de fazer a instalação propriamente dita. Aliás, se você deixar o pendrive espetado direto, nem precisa instalar ele, só não terá a mesma performance pois no HD fica mais rápido para abrir o sistema.

Aqui no blog do Diolinux tem outras dicas interessantes para o dual boot: https://www.diolinux.com.br/2016/04/tutorial-completo-dual-boot-com-windows-10-e-ubuntu.html

• Curtir 1
Postado

Obrigado, @dudaskank. Depois de pelejar um pouco - fiquei com medo de perder filmes, fotos e dados em geral se reparticionasse o HD do Win7 e não tinha onde fazer um backup - acabei montando, na mesma placa-mãe, mais um HD de 120Gb velho que lembrei que tinha aqui e instalei o Mint xfce, mesmo. Ficou muito bom, com dual boot e inclusive com acesso ao HD original, ou seja, dá até para acessar os dados originais, ver fotos, vídeos... tudo o que já havia. Agora é ver se a "dona da pensão" se adapta, rs...

Em tempo: acabei encontrando o reparticionador do Win7, aquele que eu usaria para particionar o HD principal (1Tb), de forma estranha: seguindo o caminho apontado na mensagem de erro (foto acima), encontrei atalho do tal gerenciador com o nome de "gerenciamento do computador", mesmo, em Português! Gozado o Win7 procurar pelo nome do arquivo em inglês...

Em "C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Administrative Tools" há um atalho com o nome em Português ("Gerenciamento do computador") para um arquivo em "C:\Windows\System32" nomeado "compmgmt.msc". Talvez isso sirva para se alguém consultar o fórum...

De toda forma, grato, @Matheus Malvezi, deu certinho.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!