Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Qual a melhor forma de se fazer uma chave para acionar 2 leds em série que funciona da seguinte maneira:

Ao aplicar nível alto a chave deve abrir e a corrente circular nos 2 leds.

Em nível baixo a chave deve ficar fechada e a corrente circulando apenas no primeiro led.

Pensei em usar um transistor npn em paralelo com o segundo led, e um inversor na base do transistor. Qual seria uma solução melhor? 

chave.png

• Membro VIP
Postado
21 minutos atrás, Renato.88 disse:

algum propósito para os Leds estarem em série

Cada mania com seu lôco. A minha loucura é apenas ligar o 2º led no inversor que me serve de buffer/driver.

Postado

@Renato.88 São leds de potencia, será usado um driver de corrente para alimentar. O fato de estarem em série é caso algum queime não consigo garantir a luminosidade minima(é um requisito), nesse caso os dois devem apagar.

adicionado 2 minutos depois

@Isadora Ferraz Existiria outra maneira simples sem usar o inversor(quando digo inversor é uma porta not)?

• Confuso 1
  • Membro VIP
Postado

Amigo se um queimar ambos apagam.

15 minutos atrás, Josnei Silva disse:

maneira simples sem usar o inversor

Pra potência baixa a média um transistor + resistor basta. Pra alta a altíssima deves usar driver apropriado.

Especifique o tipo de led ou fale mais sobre o projeto...

Postado

@Isadora Ferraz

Primeiro LED: 1A/13,6V

Segundo LED:1A/10,2V

Usarei sim um driver, porém um dos requisitos é os leds estarem em série e essa questão da chave de ativação do segundo led. Estou pensando na questão da chave no momento.

Basicamente, serão dois sinais de ativação dos leds. Sinal 1 ativa somente o primeiro led e a corrente circula no primeiro led e na chave fechada. O sinal 2 ativa uma chave, abrindo-a, assim a corrente circula nos dois leds, sem passar pela chave. O sinal 2 só será ativado quando o sinal 1 também estiver. Ambos são 12V.

• Membro VIP
Postado

Uma simples chave em paralelo com o led é óbvio e fácil d+? Que tal um mosfet em paralelo com o 2º led? O que vai a terra. Neste caso, basta um sinal lógico alto no seu gate que o led apaga.

Ainda que eu não consiga visualizar uma utilidade prática pra isso... Se achar que deve e pode, me surpreenda.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!