Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Se os 35V são em Corrente Alternada, esquece. Quando retificar a tensão se tornará 48V, até é possível diminuir para 24V com transistores, mas o projeto fica muito dispendioso.

Eu tenho o mesmo problema aqui acabei optando por cortar espiras do trafo, mas ainda não tive tempo de fazer isso.

• Obrigado 1
Postado

Ola.

Caso o seu trafo tenha entrada bivolt e a sua rede elétrica for 110V fica fácil.

Basta configurar o primário para 220V e ligar na rede 110V,  vai obter na saída a metade da tensão nominal.

Esses 17,5V  no secundário  após retificado e filtrado vai dar os 24V que voce precisa .

'_'

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
1 minuto atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

Vou tentar fazer a ligação em 220 do trafo,

O ruim disso é que a corrente também cai pela metade.

Se o trafo tiver corrente de sobra, aí pode funcionar.

• Curtir 1
Postado

A única solução viável (se você não tiver paciência e tempo, esqueça) é rebobinar o secundário, eu digo rebobinar, pois é bem chatinho de tirar algumas espiras, montar o trafo, ligar e acabar tendo uma tensão maior que a desejada, o negócio é anotar em um papelzinho a tensão de saída (35V) e a quantidade de espiras no secundário (Desenrole e conte), depois é só dividir a quantidade de espiras pela tensão de saída que seu trafo tinha (no caso os 35V), então você vai obter o número de espiras por Volt, aí é só multiplicar pela tensão desejada, depois enrolar o fio e fechar o trafo.

Tire uma foto do seu trafo.

• Curtir 3
Postado
7 horas atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

Se eu usar diodos pra fazer a queda de tensão fica com a mesma corrente? qual diodo pra aguentar uma carta de 5 a

adicionado 1 minuto depois

Uma carga de 5 Amp 

Vai perder corrente e os diodos vão aquecer. 

E também fica caro, pois vai precisar de uns 30 diodos. 

Se é pra perder energia usa transistor mesmo que sai mais barato. 

A tensão de 35V é AC ou DC? 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
13 horas atrás, Gu1426 disse:

anotar em um papelzinho a tensão de saída (35V) e a quantidade de espiras no secundário (Desenrole e conte)

Uma maneira de saber quantas espiras tem sem desmontar. Pra isso vai ter que ter um vãozinho no trafo. Tipo (algo como) passe algumas voltas de fio - pode ser fino - no trafo pelo vão. Faz de conta que você conseguiu dar 6 voltas e mediu 1.2V. Isto significa 0.2V/volta. Agora se o secundário tem 35V, quantas voltas ele tem??🤔

Uma alternativa pra não desmontar é colocar outro trafo. De 35 pra 24: se colocar um trafo de 9 em série pra subtrair. Se invertido, soma.

• Curtir 1
Postado
24 minutos atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

É DC mesmo

Agora sim melhorou. 

Como é um amplificador não precisa de muita frescura com regulador de tensão. 

Porém são 11V a serem subtraídos com corrente de 5A. 

Serão quase 60W (que na prática pode até ser menos, já que a tensão de saída dos trafos cai com a alta corrente). 

Para isso eu colocaria 3 transistores em paralelo em um dissipador grande com refrigeração (um cooler de pc ou de fonte que esteja a toa serve). 

Transistores como os TIP36C servem, pode ser o NPN TIP35C mas eu dou preferência aos PNP. Vai precisar de um circuitinho adicional pra manter nos 24V, se interessar eu desenho depois. 

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Uma alternativa pra não desmontar é colocar outro trafo. De 35 pra 24: se colocar um trafo de 9 em série pra subtrair. Se invertido, soma.

É boa! 

Mas o ruim é encontrar um trafo de 9V por 5A.

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Pra isso vai ter que ter um vãozinho no trafo. 

Se tiver um vão no trafo, também dá pra ir desenrolando os 35V. Vai tirando e medindo até chegar em 24V. Só não dá pra fazer isso quando o trafo tem center tap. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
40 minutos atrás, Renato.88 disse:

ruim é encontrar um trafo de 9V por 5A

pior. Ainda navegando na maionese, outra alternativa ao "aquecedor" regulador linear é um outro trafo em série no primario. Algo como ao invés de aplicar 127Vac, subtrai uns 35 e aplica menos de 100. Um de 15+15 1...2A é menos difícil de achar do que o de 9 5A.

Mas como não gosto de som alto, meu voto vai pra...

Em 08/04/2019 às 00:14, Tito Fisher disse:

configurar o primário para 220V e ligar na rede 110V

• Curtir 1
Postado

Vou testar todas as alternativas

7 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Mas como não gosto de som alto, meu voto vai pra...

Em 08/04/2019 às 00:14, Tito Fisher disse:

Esse trafo é de um modulo 5.1 que eu montei ele é justamento do Subwofer

Postado
22 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

outro trafo em série no primario. Algo como ao invés de aplicar 127Vac, subtrai uns 35 e aplica menos de 100. Um de 15+15 1...2A é menos difícil de achar do que o de 9 5A.

Ah, isso sim. 

A corrente diminui, mas não tanto. Aí dá pra usar. 

• Curtir 2
Postado

Ola. 

voce disse que a sua fonte 35V já está em CC , então ...

Solução simples, boa e barata, conforme imagem.

Na especificação diz que a entrada pode ser até 38V e a saída voce ajusta o potenciômetro para os exatos 24V que deseja.  

'_'

forum-step35.jpg

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

Tire uma duvida minha, se eu usar diodos pra diminuir a tensão perde corrente? 

Perde. 

Serão 17 diodos em série, dentre as alternativas que citamos essa pra mim é a pior (só perde para o resistor série, que nesse caso é impossível). 

O diodos em série quebram o galho quando a diferença é pouca, tipo uns 3V no máximo. 

No seu caso são 11V de diferença. 

adicionado 2 minutos depois

Voltando ao regulador step down, me lembrei que outro dia eu fiz um com o velho TL494 das fontes de PC. 

O esquema não é muito complicado e fica barato, pois nas tais fontes se acha quase todo o material. 

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!