Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste Peças (Congelamento PC)


Posts recomendados

Bom dia.

 

Comprei há uns 6 meses, um computador na loja Kabum, peças separadas.

Montei e o mesmo funciona normalmente desde então.

Porém, está congelando o funcionamento algumas vezes.

No início fez isso 1 ou 2 vezes no primeiro mês, então instalei a versão mais atualizada do windows e resolveu.

 

Agora voltou a fazer, com mais frequência, quase que 1x por dia está congelando o funcionamento.

Independente da tarefa, jogando, trabalhando no excel, navegando na internet, ele congela e a única coisa que funciona é o mouse.

Depois que isso acontece, só reiniciando na marra pra voltar a funcionar.

 

A configuração é a seguinte:

• Placa-Mãe ASRock p/ AMD AM4 A320M-DGS DDR4

• Processador AMD Ryzen 5 1600 c/ Wraith Spire, Six Core, Cache 19MB, 3.2GHz (Max Turbo 3.6GHz) AM4 - YD1600BBAEBOX

• Memória Crucial Ballistix Sport LT 8GB 2400Mhz DDR4 CL16 Red - BLS8G4D240FSE

• Fonte Corsair 450W 80 Plus Bronze CX450 - CP-9020120

• HD Seagate SATA 3,5´ BarraCuda 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb/s - ST1000DM010

 

Junto ao sistema, adicionei minha placa de vídeo Radeon HD 7770 1GB GDDR5.

 

Como estão na garantia, preciso definir onde é o problema para enviar para garantia.

 

O que preciso é testar:

• placa-mãe

• Memória

• Processador

 

Preciso da indicação de como testar estes e se possível, programas para isto, visto que nunca efetuei este tipo de teste.

 

Obrigado galera!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo @Gyll Lennon tudo bem? Uma dica: já atualizou a BIOS dessa sua placa-mãe?? Pegue direitinho o modelo dela, a revisão, etc e coloque no Google, abra a página oficial do fabricante dela e procure pela BIOS mais recente, baixe, coloque num pendrive e ao reiniciar, pressione DEL várias vezes para entrar na UEFI/BIOS e lá ache uma opção como "Live Update", "BIOS update", "ROM update", algo assim.

 

Aí selecione o arquivo de BIOS que você baixou no pendrive e mande atualizar. É bem rápido e pode resolver seus problemas. Tive uma placa Intel X58 em 2010 que tinha um problema parecido, travava e só voltava no velho reset, atualizei a BIOS e ela ficou comigo mais 1 ano e meio sem dar problema, vendi e até hoje funciona 100% com a pessoa que comprou de mim, que era um conhecido e hoje é meu amigo.

 

Boa sorte amigo, tomara que resolva. Se não resolver, volte aqui e vamos tentar resolver isso juntos, afinal é uma bela máquina que você montou e não era pra dar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @simforoso.

Bom, eu li que se atualizar essa bios e este não for o problema, eu perco a garantia. É isso mesmo?

 

Eu nunca atualizei Bios nenhuma. 

Seguindo estes passos não tem perigo de eu fazer algo errado? Ou é coisa simples?

 

Obrigado pela dica.

adicionado 5 minutos depois

Li também que esse processador não trabalha bem em single chanel.

Seria o caso de pegar +1 pente de 8 gb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Gyll Lennon disse:

Bom dia @simforoso.

Bom, eu li que se atualizar essa bios e este não for o problema, eu perco a garantia. É isso mesmo?

 

Eu nunca atualizei Bios nenhuma. 

Seguindo estes passos não tem perigo de eu fazer algo errado? Ou é coisa simples?

 

Obrigado pela dica.

Não existe isso de perder a garantia por atualizar a BIOS... pode fazer sem medo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Gyll Lennon disse:

Bom dia @simforoso.

Bom, eu li que se atualizar essa bios e este não for o problema, eu perco a garantia. É isso mesmo?

 

Eu nunca atualizei Bios nenhuma. 

Seguindo estes passos não tem perigo de eu fazer algo errado? Ou é coisa simples?

 

Obrigado pela dica.

adicionado 5 minutos depois

Li também que esse processador não trabalha bem em single chanel.

Seria o caso de pegar +1 pente de 8 gb?

Não existe essa de perder garantia. O fabricante lança BIOS novas exatamente para corrigir bugs, e é um software assim como um driver que você atualiza. Só tem que tomar cuidado de baixar o arquivo certo para sua placa, e fora do ambiente Windows atualizar, pela própria BIOS, através de pendrive. O risco seria faltar energia no meio do processo, mas isso é muito difícil.

 

Já sobre o single channel, foi o que te falei. 1 pente só de memória para Ryzen (e até Intel) não fica bom. Coloque mais um pente de memória aí e aí sim fique com desempenho bom. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso e @bngomes

 

Acabei de atualizar a Bios para a mais recente da minha placa.

Porém, com menos de 5 minutos trabalhando após o procedimento, Tela congelada. :(

 

Segue configurações pelo CPU-z

 

Me ajudem! haha

CPU.png

CACHES.png

PLACA MÃE.png

MEMÓRIAS.png

SPD.png

GRAPHICS.png

adicionado 1 minuto depois

Achei estranho a frequência das memórias.

São 2400 e parece que só ta lendo 1200. Está certo isso?

 

Sou leigo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Gyll Lennon disse:

@simforoso e @bngomes

 

Acabei de atualizar a Bios para a mais recente da minha placa.

Porém, com menos de 5 minutos trabalhando após o procedimento, Tela congelada. :(

 

Segue configurações pelo CPU-z

 

Me ajudem! haha

 

Achei estranho a frequência das memórias.

São 2400 e parece que só ta lendo 1200. Está certo isso?

 

Sou leigo.

 

As memórias é normal que apareçam 1200MHz mesmo, aqui também aparece, pois são DDR (double data rate), logo 1200x2=2400MHz :) igual aqui, isto está certo.

 

Agora estou com suspeita de dois componentes do seu PC cara: da placa-mãe (AsRock é bem "atoinha" na minha opinião, já me incomodei bastante com essa marca no passado, e as memórias RAM, estou achando que são incompatíveis com a controladora do Ryzen - hipótese apenas)...

 

Vem cá, a loja que você comprou seus componentes é física de sua cidade ou virtual? Se for física, leve seu PC lá e explique os congelamentos constantes e peça a troca ou pelo menos o teste da placa-mãe e memórias. Agora se comprou em loja virtual, se tem menos de 7 dias, você tem o direito do arrependimento e devolver os componentes (intactos e sem sinais de uso, naturalmente) com a loja tendo que te devolver o valor pago. 

 

Mas se já passou 7 dias - o que imagino que sim - eu mandaria de volta para a loja - seja física ou virtual - as memórias e  a placa-mãe. O CPU não precisa, é muito difícil um processador vir com problema, eu praticamente tenho 99,9% de certeza que ele está bom sim. Agora pode ser que essas memórias não sejam muito boas com AMD Ryzen. Procure trocá-las por HyperX Fury (aqui uso elas modelo preto 2400MHz desde 2015 com um i7 6700K e são super estáveis em 2400MHz e já até arrisquei over para 2667MHz numa boa). Já esses tempos testei um par de Corsair Vengeance PRO RGB de um parente para ver se ficava bom, mas ao setar 3200MHz que era o que estava na caixa, era um show de telas azuis com meu Ryzen 7 2700X. Já com o i7 8700 do meu parente nada acontecia e funcionava as memórias OK.

 

E a placa-mãe se puder mandar de volta junto com as memórias em garantia seria bom. Se puder, peça a troca por algum modelo da ASUS ou GIGABYTE, talvez com chipset B350 ou B450 se puder inteirar mais um $$ em cima. Uma placa dessas duas marcas com esse chipset intermediário e umas memórias HyperX Fury 2400MHz tenho quase certeza que funcionaria tudo certinho com teu Ryzen. Aqui uso placa da Gigabyte e as memórias HyperX e deixo o PC 5~6 dias ligado baixando/upando arquivos e nunca tive uma tela azul, travamento, nada.


Converse direitinho com  a loja que te vendeu essas peças e peça a troca para os modelos que te falei, te garanto que resolve. Esse "conjunto" AsRock + essas memórias diferentes estão quase com certeza deixando teu Ryzen 5 meio confuso e se instabilizando. Só mais uma dica: está usando FILTRO DE LINHA com a sua CX450 correto? Nunca use estabilizador, ligue o filtro direto na tomada (110 ou 220V) e ligue seu PC direto no filtro, de preferência Clamper e uma tomada que tenha o circuito aterrado e vindo direto do quadro de energia para seu PC. Aí não tem erro e a CX450 funciona tranquila, essas com PFC Ativo trabalham de 90 a 264V automático, então qualquer variação de tensão (comum no Brasil) essas fontes Corsair conseguem contornar tranquilamente e você nem percebe que oscilou.

 

Espero ter ajudado amigo, desculpe o texto longo, mas quis te explicar bem e dar todos os detalhes de como resolver de vez seu problema.

 

Abraços e boa sorte! Qualquer coisa volte a postar, me citando para que eu veja a notificação! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @simforoso.

 

Comprei as peças no site Kabum.

 

Vou ter que enviar pra garantia e tentar trocar nas peças que você me indicou.

Existe algum meio de testar esta compatibilidade?

 

Se não houver, vou enviar pra garantia, e tentar substituir a memória e a placa-mãe pelas que você me indicou.

 

Obrigado mais uma vez.

adicionado 6 minutos depois

Olhei a B450:

https://www.kabum.com.br/produto/99504/placa-mãe-asus-prime-b450m-gaming-br-amd-am4-matx-ddr4/?tag=b450

 

E a memória HyperX

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=79936

 

Dá pra pegar as 2 peças com o valor que paguei na minha placa-mãe e memórias atuais.

 

A dúvida é:

Eles aceitam isso? Trocar por outras peças ou será que somente pelas mesmas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gyll Lennon disse:

Bom dia @simforoso.

 

Comprei as peças no site Kabum.

 

Vou ter que enviar pra garantia e tentar trocar nas peças que você me indicou.

Existe algum meio de testar esta compatibilidade?

 

Se não houver, vou enviar pra garantia, e tentar substituir a memória e a placa-mãe pelas que você me indicou.

 

Obrigado mais uma vez.

adicionado 6 minutos depois

Olhei a B450:

https://www.kabum.com.br/produto/99504/placa-mãe-asus-prime-b450m-gaming-br-amd-am4-matx-ddr4/?tag=b450

 

E a memória HyperX

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=79936

 

Dá pra pegar as 2 peças com o valor que paguei na minha placa-mãe e memórias atuais.

 

A dúvida é:

Eles aceitam isso? Trocar por outras peças ou será que somente pelas mesmas?

Olá, olha teria que conversar com eles, dizer que você está tendo problemas de incompatibilidade etc... provavelmente não vão querer trocar, mas tente com o SAC deles, de repente como eles tem em estoque as peças que te indiquei talvez dê pra trocar, ainda mais se está dentro dos 7 dias que você comprou.


Ah, e sobre a placa-mãe que você linkou, é muito boa, pode ir nela tranquilo que vai rodar seu Ryzen muito bem!!

Grande abraço, boa sorte!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Gyll Lennon disse:

@simforoso Já faz 6 meses da compra rs.

 

Vou tentar argumentar e conseguir a troca.

Vamos ver no que dá.

 

valeu!

Isso, tenta lá, diz que as peças não ficaram legais em conjunto. Nem que você tenha que pagar uma diferença, pega umas memórias HyperX Fury (em par, para dual channel) e a Asus que você citou antes que está ótima, talvez dê certo! Depois volte e conte como foi. Vou torcer por você meu amigo! Vai dar tudo certo. Grande abraço, tamo junto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Boa noite, beleza?

 

Te contar.

Atualizei a Bios dia 22. Hoje, 2 dias completos depois, com o computador ligado 24 horas por dia, rodando apps e tal, não congelou nenhuma vez.

 

Quando atualizei a Bios e reiniciei, ele congelou 1x.

Então reiniciei e deixei ligado rodando diversos aplicativos desde então.

Até o momento, nenhum congelamento.

 

Estou em dúvida de mandar isso pra garantia. Vai demorar cerca de 1 mês (este pc é pra uso pessoal e trabalho) vai ser um prejuízo grande.

 

Você disse:

"Agora estou com suspeita de dois componentes do seu PC cara: da placa-mãe (AsRock é bem "atoinha" na minha opinião, já me incomodei bastante com essa marca no passado, e as memórias RAM, estou achando que são incompatíveis com a controladora do Ryzen - hipótese apenas)..."

 

Como faço o teste nesta memória ram para saber 100% se é incompatibilidade ou defeito nelas?

 

Por que se não der erro nas memórias, eu já vou comprar outra placa melhor e enviar esta placa-mãe pra garantia, por que não posso ficar sem.

Aí com o crédito dela, pegar + 1 pente de ram igual o que já possuo.

 

Me indica se possível, como fazer um teste na memória com confiança de resultado.

 

Obrigado!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gyll Lennon disse:

Teste da memória mentest86

 

 

 

Eu ia te recomendar esse mesmo programa, que bom q passou sem erros....mas tenta dar um clear na bios e rodar elas em 2133MHz ou 2400MHz no máximo para evitar forçar e travar... se funcioanarem em 2133 ficam bem relaxadas e dificilmente dá problema... mas não entendi direito, 2 dias e não travou mais? Então a BIOS nova resolveu :) fique atento se o problema volta. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Gyll Lennon disse:

Aparentemente a Bios nova resolveu.

 

Porém, congelou 1x, logo após atualizar ela.

Após isso, não aconteceu mais.

 

Deixar +1 semana testando.

 

 

Qual programa utilizo pra testar processador?

Olha processador só estressar ele, pode ser bench do CPU-Z, SuperPI, estresse do AIDA64 etc.... mas dificilmente o problema está na CPU, embora não seja impossível, é raríssimo um processador vir com defeito de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente após 6 dias ligado e trabalhando em diversas tarefas, novo travamento.

Após o reiniciamento forçado veio a seguinte mensagem nas notificações do windows:

 

 

"Configurações padrão do Radeon Wattman falharam e foram restauradas"

 

Não faço ideia do que seja isso.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso @bngomes 

 

Vou solicitar a troca da placa-mãe e inserir + 8gb ram igual.

 

Ver se resolvo o problema desta forma, pois pelo que pesquisei e vi nos fórums, essa placa-mãe ASrock a320m-dgs não tem atualizações na BIOS para corrigir o erro com o AM4. E quando foi vendido, foi informado que suportava AM4.

 

(O problema com os Ryzen surgiu depois da compra, então algumas placas corrigiram os problemas e outras não, no caso desta, não lançaram a correção na BIOS.)

 

 

Qual destas 2 pego?

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100127 R$ 359,90

 

ou

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=93427 R$ 395,00

 

ou ainda teria outra opção melhor na Kabum +- dentro dessa faixa de preço?

 

Terei que pagar a diferença de quando comprei a minha A320m-dgs que foi R$ 295,00.

 

valeu pelas dicas e pela ajuda galera.

 

Abraço!

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

 Eu estava com o mesmo problema de congelamento do computador em jogos. Só travava nos jogos, podia ficar o o dia todo ligado, que se eu jogasse, depois de uma hora jogando, congelava. Há dois dias atualizei a bios da minha placa-mãe e passei um dia inteiro jogando e não congelou. Acho que supostamente está resolvido. Li aqui no fórum também que as congeladas podem acontecer por causa da tensão da ram. Vi o pessoal comentando de passar a tensão para 1.26v e resolveram o problema. Teste também, pode ser este o problema. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SilentPowerr Boa noite, beleza?

 

Bom, o meu não é nos jogos.

Acontece o congelamento em qualquer tarefa. Hora mais frequente, hora demora até que acontece novamente.

Por exemplo, ficou ligado o pc de segunda até hoje (5 dias) e foi congelar apenas 1x hoje.

Já teve dia que em 1 hora congelou 3 vezes.

 

Isso varia em tarefas leves, médias, pesadas, etc....

E até mesmo sem mexer em nada ele trava.

 

Como ta na garantia e a única informação que encontrei foi de que pode ser a placa-mãe que não corrigiu o bug do congelamento nas atualizações da Bios, eu pensei em trocar de marca/modelo para ver se resolve o meu problema.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gyll Lennon disse:

@SilentPowerr @simforoso

 

Como tenho apenas 1 pente de memória de 8gb 2400 mhz, posso trocar ele de slot na placa-mãe sem problema?

Só desligar, abrir, trocar e ligar?

 

Li em alguns tópicos que pode ser até isso, slot errado causando estes congelamentos.

 

valeu

Pode trocar de slot normalmente, só desligue a máquina, desligue o cabo de força, aperte o power para descarregar os capacitores, tire o módulo e coloque em outro banco observando bem as ranhuras/encaixe e pegando o pente sempre pelas beiradas, NUNCA tocando os chips de memória (aqueles quadrados pretos), se for o caso de memória sem dissipador com os módulos de memória expostos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!