Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc liga e desliga no mesmo segundo.


Posts recomendados

Boa tarde, meu Pc até essa terça-feira dia 23/04, está funcionando normalmente. Eu estava jogando durante a parte da noite e desliguei ele normalmente. No dia seguinte quando fui liga-lo, os leds acenderam, os fans giraram e no mesmo segundo desligou. Apertei o botão de novo e não deu sinal de vida. Aí tirei da tomada e testei de novo, aí ele de novo, tudo acendeu e girou mas desligou em seguida.

 

Configuração:

 

I7 4770k

Asus Sabertooth Z87

16 GB (2x8) Corsair Vengeance

Gigabyte GTX 1060 G1 gaming 6 GB

Corsair RM750 

Corsair H100i

1x SSD Corsair Le 128 GB

2x HD Seagate 2 TB

Gabinete Corsair 460x Crystal series

 

Pelo o que eu sei os problemas mais graves podem ser fonte, placa-mãe ou processador. Eu já tinha trocado o cabo de força, a tomada, fiz um teste de bancada e nada. Detalhe é q o led da placa-mãe  fica aceso normalmente. Então consegui uma placa-mãe bem antiga e testei a fonte nela na bancada e a placa ligou, o cooler do processador rodou normalmente.

 

Eu não sei exatamente o que é, mas parece ser mobo ou processador. Como faço para testa-los? Digo isso porque pode até ser outra coisa, mas ninguém q eu conheça tem uma configuração semelhante a minha, só inferior ou superior, não tenho uma placa com o mesmo soquete pra testar essas peças. Queria saber se tem como eu testar de outra forma ou se pode ser outro o problema.

 

Mais uma coisa, eu montei essa configuração (só a placa-mãe, processador e watercooler) no final de 2013 início de 2014, nunca mexi nesse WC e não sei nem como mexer no líquido dele, tudo o que sempre fiz foi limpar o radiador e os fans, eu ligo a bomba na porta USB e os fans dele no encaixe do CPU fan da mobo. Poderia ser ele com um mal funcionamento e aí a placa não liga? Já tem 5 anos q eu tenho esse WC e é justo esse o tempo de garantia, será q ele queimou?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 anos e um baita tempo... Geralmente pessoal recomenda trocar AIO na faixa dos 3 anos...

Se bem que mesmo que c tivesse com defeito, ainda ligaria ao meu ver e te mostraria um CPU Fan error ou Pump error na BIOS ou algo do tipo ou se nao, temperatura ia fica la no ceu...

Ja tentou mudar os slot da memoria?

 

Acho que teras que desmontar o PC e deixar conectado so o essencial pro Boot

E ir ligando um por um ate achar o culpado ja q você n tem acesso a alguem com um PC do mesmo socket...

 

Pro Boot iniciar, so precisa do cabo 24pin pra placa-mãe, o 8pin pro CPU e as memoria

So com esses ja da pra bootar e entrar na BIOS. se so com basico conectado nao bootar

placa-mãe, fonte ou memoria ta com defeito. Memoria e + fácil testar rodando um Memtest86 em algum PC DDR3 se o PC teste nao bootar com a sua memoria nem precisa fazer o teste porque o bagui ja foi pro beleleu...

 

Fonte também e universal qlqer outro PC pode testar. Ja a placa-mãe... Vai precisar de um outro CPU 1150

Ai e que ferra... Boa sorte... Dificilmente e o CPU porém raramente pode ser o caso. Dai eu acharia

Melhor dar um UP no sistema e partir pra um outro socket...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive um problema parecido.

Mas foi há muito tempo...com uma placa-mãe Lenovo.

Ela fazia exatamente a mesma coisa.

Resolvi retirar os equipamentos offboard e tentar ligar, mas nada...quando retirei um dos pentes de RAM ela ligou e deu bip contínuo, pedindo RAM...entao tentei deixar somente o pente que eu tirei e ligou normal.

No final o problema era um pente de RAM que estava queimado.

Troquei e voltou ao normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu testei mais uma vez a fonte em outro Pc e funcionou normalmente. Vou fazer o teste de bancada mais uma vez componente por componente mas com a minha fonte q parece estar boa. Eu também tenho o cooler box do meu processador, vou usar ele ao invés do WC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, OGSnow disse:

5 anos e um baita tempo... Geralmente pessoal recomenda trocar AIO na faixa dos 3 anos...

Se bem que mesmo que c tivesse com defeito, ainda ligaria ao meu ver e te mostraria um CPU Fan error ou Pump error na BIOS ou algo do tipo ou se nao, temperatura ia fica la no ceu...

Ja tentou mudar os slot da memoria?

 

Acho que teras que desmontar o PC e deixar conectado so o essencial pro Boot

E ir ligando um por um ate achar o culpado ja q você n tem acesso a alguem com um PC do mesmo socket...

 

Pro Boot iniciar, so precisa do cabo 24pin pra placa-mãe, o 8pin pro CPU e as memoria

So com esses ja da pra bootar e entrar na BIOS. se so com basico conectado nao bootar

placa-mãe, fonte ou memoria ta com defeito. Memoria e + fácil testar rodando um Memtest86 em algum PC DDR3 se o PC teste nao bootar com a sua memoria nem precisa fazer o teste porque o bagui ja foi pro beleleu...

 

Fonte também e universal qlqer outro PC pode testar. Ja a placa-mãe... Vai precisar de um outro CPU 1150

Ai e que ferra... Boa sorte... Dificilmente e o CPU porém raramente pode ser o caso. Dai eu acharia

Melhor dar um UP no sistema e partir pra um outro socket...

 

Bem eu fiz os testes. Tentei ligar só com a placa-mãe, memória e fonte, trocando todos os slots e não deu boot. Eu ouvi dizer q essa placa não liga sem processador então eu fazendo esse teste sem o processador de qualquer maneira não ia dar boot ou se o processador estiver queimado, mesmo instalado também não ia ligar o PC.

 

Enfim não deu boot, mas aí um amigo do meu irmão pediu para eu tentar ligar sem as memórias e sem o processador e aí saiu fumaça do slot do processador e eu desliguei tudo na mesma hora.

 

Agora eu preciso saber, a placa já estava com algum defeito ou agora ela queimou de vez? Ou os problemas estão nas memórias ou nos slots delas?

 

Agora estou com receio de instalar o processador, devo testar assim mesmo? 

 

 

 

Atualizando: Eu tentei ligar de novo sem o processador mas com memórias antigas q eu tenho e pela primeira vez o CPU led da placa acendeu, indicando erro ou falha no processador, sendo q estava sem processador mas pelo menos parece q a placa-mãe ligou. Então devo testar com o processador instalado mesmo depois da fumaça?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai e ctg... Confuso... Parece que poderia ser a memoria se as antiga fez a placa ligar porém se saiu fumaca... Sei la eu n arriscaria nao... Se bem que se algum componente da fumaca e um bom aviso que ta na hora de trocar...

 

Mas c saiu fumaca e você tento com a memoria antiga e ligou e funcionou ja e algo... A placa-mãe ta funcionando... Ou e algo no proprio Slot do CPU ou no CPU em si...

 

As vezes da zebra no CPU + e bem raro pelo que eu li. Geralmente e algo na placa-mãe...

 

Sinceramente? Acho que n vale a pena nao... Se tivesse CPUs 1150 pra td q e lado eu recomendaria ir em frente e testar, se pah, pior cenario você aprenderia algo + como n e o caso... Eu pessoalmente recomendaria partir pra outro socket. Um Ryzen 3 se o dimdim tiver curto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Nagato disse:

 

deu boot, mas aí um amigo do meu irmão pediu para eu tentar ligar sem as memórias e sem o processador e aí saiu fumaça do slot do processador e eu desliguei tudo na mesma hora.

 

Lendo tudo o que você falou, levando em conta que estava jogando e depois desligou, é possível que não tem dado o "cooldown" no processador e ele tenha queimado mesmo com a máquina desligada, o que afetou o slot da placa-mãe também. Poucos falam isso mas depois de jogar a gente tem que dar um tempo pra o PC esfriar, deixar as ventoinhas girando lá um tempo e as temperaturas baixarem. Mas eu testaria de novo, coloca o processador e vê o que ocorre, se fizer algo estranho, desligue na hora. E lembra de manter a parte de trás (lateral direita) do gabinete fechada porque isso também faz ele desligar sozinho por algum motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos q me responderam, eu decidi testar mais uma vez e inclusive com minhas memórias q eu uso nele. O Pc ligou normalmente.

 

Testei por um tempo, até montar tudo de volta e começar a monitorar a temperatura dele. Testei com o HWmonitor e a temperatura de tudo estava normal menos a do processador q estava variando de 55 a 70°c sem eu fazer nada, achei muito alto e reiniciei para entrar na BIOS e ver alguma coisa, então deu CPU Over temperature, entrei na BIOS forçadamente e a temperatura estava em 100°c, aí ela abaixa um pouco para no mínimo 88°c e não sai disso. Tentei desativar OC, diminui a frequência das memórias e nada, sempre reinício e volta pra BIOS por causa do Over temperature.

 

Eu não sei o que aconteceu com o meu Pc para dar tudo isso e agora ligar e ficar assim. o que eu faço agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ta na hora de trocar esse AIO... Eu tenho um 4770K que e refrigerado por um mero cooler stock da intel e mesmo assim, na load pesada de jogos como Ghost Recon Wildlands, temperatura topa 71-76C. voce com um bom AIO da Corsair tando com uma temperatura dessas... Acho que ele pode ser o culpado... Acho que ate sem pasta termica nenhuma + tendo um cooler, nao chega a essa temperatura sua... 5 anos e um baita tempo pra ele  durar... Acho que ta na hora hein...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hj eu retirei o watercooler, reparei q na ponta na da mangueira estava muito ressecada. Por sorte ainda tinha o cooler antigo aqui e instalei ele, por enquanto só estou na BIOS e a temperatura tá chegando no máximo a 45°C. Vou entrar no sistema e fazer alguns testes depois atualizo o post.

 

Edit:

 

Com o sistema ligado ele variava na casa dos 40°C até 50°C.

 

Fiz alguns testes jogando, por enquanto o jogo mais pesado q testei foi o Wildlands, a temperatura ficou na casa dos 65°C a 68°C e nos momentos mais tensos com em explosões ela subiu e chegou a bater 80°C mas rapidamente voltava a ficar na casa dos 60 e poucos. 

 

Uma coisa da qual não entendo muito e sobre a tensão q também fica variando, aqui ela bate de 0.7v a 1.1v sendo q no máximo bateu até 1.5v. isso é normal?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!