Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal.

Essa pergunta vai parecer boba e até mesmo ***** mas é porque eu não sei nada de eletrônica.

Eu li em vários lugares por aí que, quanto um transistor BJT está com as duas junções polarizadas reversamente ele está em corte e não deixa passar nada (chave aberta), e que quando ele está com as duas junções polarizadas diretamente ele está em saturação e deixa passar corrente (chave fechada). E que essas duas situações são interessantes para a eletrônica digital.

E eu li que quando a junção Base-Coletor está reversamente polarizada e a junção Coletor-Emissor está diretamente polarizada (e com uma diferença de potencial de 0,7 V) ele está na região ativa e funciona como um amplificador. Mas uma coisa que eu não vi em NENHUM material (nem vídeos, nem textos, nem livros) é quando o contrário acontece. O que acontece quando a junção BC está diretamente polarizada e a junção CE reversamente polarizada?

• Membro VIP
Postado

Na prática vejo pouca ou nenhuma utilidade pra esta condição. Mas caso ela ocorra deve-se providenciar proteções como p.ex. um diodo em série ou paralelo - depende do circuito. É que o entre B e E existe um diodo zener de 6V. Se algo quiser aplicar mais de -6V entre eles, deve queimar o transistor. Já entre B e C só há um diodo "comum". A V pode ultrapassar os -6V mas não muito mais que isso.

Outra condição com alguma relação mínima com sua inquietação, é a V no C ficar muito alta e queimar o transistor. Veja p.ex. um obrigatório diodo de proteção usado com tr + relé...

gLLHX.gif&key=028aabc045dc1b3914e8703421

A bobina do rele provoca uma V mais alta no C assim que desliga. D1 não deixa passar de 12,6V pois "devolve" pros 12.

Sei lá... acho que não me entendi nada...

• Triste 1
Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Sei lá... acho que não me entendi nada...

também não entendi direito  a parte de 'polarizar a junção Coletor-Emissor '.

Meu entendimento de transistor é bem basiquinho , vou comentar a grosso modo:

No meu tempo  um BJT tinha só duas junções ,  BC e BE , talvez por isso o nome fosse 'bipolar'.

Se houvesse uma junção entre coletor e emissor não seria transistor e sim diodo,

cujas perninhas seriam anodo e catodo, e polarizado inversamente iria apenas bloquear o fluxo.

Olhando um transistor através do modelo de Ebers-Moll  fica fácil ver isso, 

a comunicação entre as perninhas Emissor e Coletor requer  a presença da Base,  imagino ser por isso que 

16 horas atrás, De Los Santos disse:

eu não vi em NENHUM material (nem vídeos, nem textos, nem livros)

comentando outras polarizações .

Viajei ??

• Membro VIP
Postado

acontece quando a junção BC está diretamente polarizada e a junção CE reversamente polarizada

De fato esta condição não deve ocorrer ou o projetista do circuito deve providenciar que não ocorra... mas (sempre tem um mas) me fez lembrar...

Certa feita (a long time ago) troquei uns transistores de um amplificadorzão. Era uns bc546 ou algo do gênero. Você pode não acreditar mas alguns não seguem o "padrão" CBE e advinha? A lei de murph atuou. Estes eram EBC. E num é que funcionou mesmo assim?... por pouco tempo. Ou seja aconteceu...

a junção CE reversamente polarizada

Então, de uma certa forma meia sinistra, isso quase que te serve de resposta. Claro existe resposta teórica e completa pra sua inquietação mas de minha parte não me pertence...

Postado
19 horas atrás, De Los Santos disse:

Boa tarde pessoal.

Essa pergunta vai parecer boba e até mesmo ***** mas é porque eu não sei nada de eletrônica.

Eu li em vários lugares por aí que, quanto um transistor BJT está com as duas junções polarizadas reversamente ele está em corte e não deixa passar nada (chave aberta), e que quando ele está com as duas junções polarizadas diretamente ele está em saturação e deixa passar corrente (chave fechada). E que essas duas situações são interessantes para a eletrônica digital.

E eu li que quando a junção Base-Coletor está reversamente polarizada e a junção Coletor-Emissor está diretamente polarizada (e com uma diferença de potencial de 0,7 V) ele está na região ativa e funciona como um amplificador. Mas uma coisa que eu não vi em NENHUM material (nem vídeos, nem textos, nem livros) é quando o contrário acontece. O que acontece quando a junção BC está diretamente polarizada e a junção CE reversamente polarizada?

Não existe a junção C-E, por isso que você não vê nada nos livros !

Uma junção PN  precisa de uma parte positiva e uma parte negativa. A base é a parte comum no transistor, e é ela que tem a junção com o coletor E também tem com o emissor.

Para circular a corrente entre o coletor e o emissor, as duas junções devem estar polarizadas diretamente. Se a tensão aplicada entre coletor e emissor estiver com a polaridade errada o transistor não funciona, podendo queimar.

Paulo

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
Postado

Olá pessoal. Boa noite.

Eu me confundi na minha pergunta (eu disse que eu não sei nada de eletrônica 😛).

Reformulando a minha pergunta, onde eu disse "junção Coletor-Emissor" entendam "junção Base-Emissor". Quando a junção Base-Coletor está reversamente polarizada e a junção BASE-Emissor (corrigido) está diretamente polarizada (e com uma diferença de potencial de 0,7 V) ele está na região ativa e funciona como um amplificador. Mas e quando a junção base-coletor está reversamente polarizada e a junção BASE-coletor diretamente polarizada?

Postado

@De Los Santos ,

Vixe mexe aí que tem coisa errada na sua pergunta outra vez kkkk !

Mas tem uma afirmação errada : a  tensão Vbe de 0,7V não garante que o transistor está na zona ativa !

Ele pode estar na saturação também... depende da tensão Vce !

Paulo

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, De Los Santos disse:

base-coletor está reversamente polarizada e a junção BASE-coletor diretamente polarizada?

??

Eu ia falar que sua pergunta é sem base mas depois vi que tem duas.. uma pequena e outra grande kk 😁. você está aplicando ac nela e coletor...?🤔

Já vi multiemissor e multicoletor dentro de ci's lógicos

ttl-multiemissor-e1395331570130.gif

mas não lembro de multibase. Melhor você desenhar

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Foi sério quando disse 

Em 04/06/2019 às 07:47, Isadora Ferraz disse:

Melhor você desenhar

Aplicação bem atípica a qual deve haver as devidas proteções...

Em 09/05/2019 às 11:22, Isadora Ferraz disse:

De fato esta condição não deve ocorrer ou o projetista do circuito deve providenciar que não ocorra...

pois...

9 minutos atrás, aphawk disse:

o transistor, além de não funcionar, corre o risco de ser danificado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...