Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos.

Não entendi, esse trafo tem 5 terminais no primário. Testei e em 110 ele dá, no secundário, 18-0-18.

No primário, a resistência entre o 1 e o 2 é 20ohm, entre o 3 e o 4 é 18ohm.

Já o terminal 5 (white, TH) dá 0ohm com o 4 e 18,2ohm com o 3. Tem parece que um fusível entre ele e o 4... Será que esse trafo tem um fusível interno?

O cara que vendeu não sabe dizer... só lembra que esse terminal 5 estava direto na CA. A outra fase da CA passava por um fusível, ia para o interruptor e dali ia para a chave 110/220 naquele esquema normal de primário com bobinas independentes.

Alguém já viu isso, pode me ajudar com o que é esse terminal 5 e prá que que serve? O fio preto do terminal 4 é inútil?

n20190509_175245.jpg.280db5b749b3c2306923a2e0997dae6b.jpg

• Membro VIP
Postado

Estas são as clássicas ligações 110/220

images?q=tbn:ANd9GcTPdLAh5QN21sOzkozTpZg

Acontece que nossa rede é 127/220 por isso colocaram uma bobina ~20V pra equalizar

Aí fica pra ligar em 127:

(20)+(100)//(100) ... ok 120 mas ... quase

e em 220

(20)+(100)+(100)
O objetivo é manter a mesma V no secundário tanto em 127 como em 220. Mas isso é só pra quando há duas bobinas isoladas no primario.

Perturbadoramente não acho com rapidez no google imagens a ligação do trafo 5 fios pra te explicar melhor... eu que não vou desenhar. ... Tentemos de outra forma...

Imagine mentalmente que se fizer isso

images?q=tbn:ANd9GcS6NfBt6JXEWJq5luh25OS

A V no secundário vai ser diferente, percebe a matemática?  Agora mentalize cada bobina do primario como 100V e +1 bobininha 20V no lugar da bolinha de cima. Consegue encaixar mentalmente os números? Consegue ver a aproximação? Se não, tudo bem. Se conforme em fazer parte da maioria.

• Curtir 1
Postado

entendi... pode ser que eu seja da maioria, mas com certeza, da parte de baixo :(.

E desculpa, falei errado ali em cima: não deu 18-0-18, deu 22-0-22, mais ou menos. Mas realmente não consegui entender o que você disse.

Eu fiz o seguinte: botei uma fase da CA 110v na juntada entre 1 e 3. O neutro, botei na juntada entre 2 e 4. O 5 ficou solto.

Deu ~22-0-22 no secundário.

Aí botei a fase no 1 e o neutro no 2, deixei o 3, o 4 e o 5 soltos. Continuou dando a mesma coisa na saída.

Agora liguei o 3 na fase e o 4 no neutro: mesmos ~22-0-22.

Por fim, numa fase ficou o 3 e na outra o 5. Mesmíssima coisa.

Bem... na verdade não foi, em nenhum caso, 22-0-22 cravados. Oscila entre 22 e 23 de cada lado. Mas medindo direto da tomada, fica oscilando, também, entre 116 e 117.

você viu que tem um símbolo de fusível desenhado entre os terminais 4 e 5?

É que esse trafo serviria para um projeto que venho juntando componente faz tempo: um amp baseado no LM4780. Dando certo, como devo ligar? Melhor desprezar o [5] e fazer, para 110v, [1] + [3] -> fase e [2] + [4] -> neutro?

E para 220v, claro [1] -> fase, [4] -> outra fase e [2]+[3], também esquecendo o [5]? Por outro lado, vai que tenha mesmo um fusível interno, entre [4] e [5]... Será que não estarei desperdiçando um fusível?

Postado
6 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Já o terminal 5 (white, TH) dá 0ohm com o 4 e 18,2ohm com o 3. Tem parece que um fusível entre ele e o 4... Será que esse trafo tem um fusível interno?

Tem sim. Tá mostrando lá no rótulo.

Alguém já viu isso, pode me ajudar com o que é esse terminal 5 e prá que que serve?

Vai na rede passando pelo fusível.

O fio preto do terminal 4 é inútil?

Não, ele serve pra ligar na chave de 110/220V.

images?q=tbn:ANd9GcTPdLAh5QN21sOzkozTpZg

Aproveitando o desenho da @Isadora Ferraz no caso o seu é o esquema de baixo. Os 4 fios vão na chave daquele jeito ali, enquanto que a diferença é que o fio da tomada deve ir no pino 5 ao invés do 4.

Se quiser deixar o 5 sobrando e ignorar o fusível também pode.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não retiro o que disse pois sim já tive contato com trafo 5 fios e a função era exata aquela que você não entendeu.

10 horas atrás, rmlazzari58 disse:

você viu que tem um símbolo de fusível desenhado entre os terminais 4 e 5? 

Sim meio embaçado. e nem dá pra ver o nome do contato. E dependendo do país de origem, eles nem respeitam as nomenclaturas técnicas, por isso o chutão que dei (e não removo).

De fato outra opção seria que aquilo é um fusível térmico-uma exigência boba de uma norma também. Meça pra ver se tem zero ohm, o é. E não, não deve desprezá-lo. Tadin dele...

• Haha 1
Postado

Grato.

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Sim meio embaçado. e nem dá pra ver o nome do contato

Verdade, só entende quem já sabe o que tá escrito ali.

O nome do contato é TH. Da esq. para a dir. tá escrito: [115v] --- [0v]   [115v] --- [0v]   [TH]

E fiquei com um última dúvida: se esse terminal 5 for mesmo um fusível térmico, se ele desarmar, só abrindo o trafo, é isso? Ou será que é algo do tipo que desarma quando a temperatura fica alta mas rearma quando volta a esfriar? Se for isso vale a pena usá-lo. Mas se for algo do tipo que, se desarmar, só abrindo o trafo, talvez seja melhor deixá-lo de lado, já que...

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Meça pra ver se tem zero ohm, o é. E não, não deve desprezá-lo. Tadin dele...

...entre ele e o terminal 4 tem zero ohm.

Postado
46 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

E fiquei com um última dúvida: se esse terminal 5 for mesmo um fusível térmico, se ele desarmar, só abrindo o trafo, é isso? Ou será que é algo do tipo que desarma quando a temperatura fica alta mas rearma quando volta a esfriar? Se for isso vale a pena usá-lo. Mas se for algo do tipo que, se desarmar, só abrindo o trafo, talvez seja melhor deixá-lo de lado, já que...

Se queimar não volta mais, tem que trocar. 

adicionado 2 minutos depois
48 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

O nome do contato é TH. Da esq. para a dir. tá escrito: [115v] --- [0v]   [115v] --- [0v]   [TH]

Eu tinha conseguido ler antes. 

Para simplificar:

Em série é 230V e em paralelo é 115V.

Os terminais TH e o primeiro com a marcação 115V sempre vão na rede. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!