Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Empresa querendo enfiar roteador mais caro, é necessário mesmo?


Posts recomendados

olá amigos. hoje recebi a oferta da minha empresa de internet fibra otica de um plano de 100mb, atualmente tenho um de 30mb, porém dizendo que meu roteador TL-WR849N não seria compativel...

 

pois bem, a empresa me passou o contato de um rapaz que vende roteador aqui na cidade, e a empresa é regional. então me leva a crer que estão querendo me enfiar um roteador sem ser necessário, pois quando alterei com eles do plano de 15mb para o de 30mb me disseram que ia bugar minha internet e blá blá blá, sendo que atinge os 30mb tanto por cabo como por wifi numa boa.. então pessoal, vcs acham que esse roteador vai dar pau na internet de 100mb? gostaria de saber pois me ofereceram um roteador da tplink, c50 por 250 pilas... sei que tem mais barato na net, mas esse valor é com o ''vendedor deles''. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente o roteador TL-WR849N só pega 100Mb para cada cabo, então se usar internet e rodar algo localmente entre PC ou WIFI  vai congestionar.

Pode usar mas se rede ficar lenta ou roteador travar ai sim melhor pegar o C50 que possui mais processamento e memória.

 

Tudo vai depender quantidade de uso da rede  e serviços ativado no roteador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá
 

Compatível não é o termo certo nesse caso. Não se aplica. O fato é que seu roteador tem portas Fast Ethernet, com transferência limite de 100mbps, que é o mesmo limite de transferência de seu novo contrato de acesso. Então nesses casos se usa ou reocmenda uso de roteadores com portas de tecnologia Gigabit, que rodam até 1000 mbps e então tem folga para distribuir sua conexão de 100 mbps pelos dispositivos em sua rede. E também se atualiza os dispositivos de rede sempre que possível com conexão  Gigabit. E os switches.

 

Assim, seu roteador pode acabar sendo um gargalo na rede no caso do acesso a internet. Só isso. E supondo que use mesmo esses 100mbps, e sómente quando usar enquanto usar... Na prática em algum momento o acesso geral pode ser prejudicado, num pico de tráfego. No geral pode nem perceber.

 

É claro que vale a pena, em especial na rede local se você tem bastante transferências ou impressoras e tal, usar gigabit. Também se você tem uma rede wifi moderna com muitos dispositivos com taxas altas de transferência. Mas apenas por causa de uma conexão internet com limite teórico total de 100 mbps trocar o roteador de exatos 100 mbps de limite teórico, e eventualmente switches e placas de rede, não parece ser uma despesa assim essencial... Se fosse uma conexão de 200 ou mais mbps eu me preocuparia. Isso se eu acreditasse que minhas estações iriam de fato consumir isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...