Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Excelente tópico, muito bem explicado de fácil entendimento.

No caso em qualquer tipo de RAID é sempre recomendado usar SSDs de mesma Marca, Modelo e Tamanho correto?

Porém será que haveria problemas em um RAID como este?

Por exemplo RAID 0 em 2 SSDs um SAMSUNG EVO 860 PRO 256GB e um SAMSUNG EVO 840/850 PRO 256GB?

Ou um SAMSUNG EVO 256GB e um algum de outra marca como por exemplo um HYPERX 3K 256GB?

Postado

@Gabriel Torres E o que aconteceria numa situação como esta, imagine que o usuário comprou 2 SSDs EVO 970 Pro de 512GB que possui:

Velocidade de leitura sequencial: 3.500 MB/ s

Velocidade de gravação Sequencial: 2.300 MB/ s

E então ele decidi fazer um RAID 0 em uma placa-mãe, porém embora a placa-mãe tenha 2 SLOTs M.2, um dos slots sejam X4 e o outro tenha uma bandwidth de apenas "x2" no caso funcionaria porém não teria a velocidade máxima de cada SSD correto?

• Administrador
Postado

@GabrielLP14 Movi seus posts para tópico próprio no setor correto para que outras pessoas possam participar.

Até onde eu sei, o arranjo ficará limitado ao desempenho da unidade mais lenta. Outras pessoas poderão confirmar ou refutar isto.

Abraços.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

@GabrielLP14 Acho que é meio lógico isso, vai limitar pela velocidade do 2x.

Contudo, se você ver a capacidade máxima de transferência de dados de uma linha PCIE 2x, vai ver que é de 1.97 Gb/s e essa seria a velocidade máxima deste arranjo RAID 0.

Pelo menos foi o que a tabela me diz isso. Me corrijam se eu estiver enganado.

image.png.9e5e7bfc9fb6adfce40e2fb1cf3c9b03.png

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@LNPott A sim, entendo, acredito que seja o que nosso colega GT menciona também que a velocidade de operação será de acordo com a velocidade do menor barramento.

Exatamente o que ele quis dizer.

Sendo assim, haverá um "gargalo" pela limitação de banda do barramento PCIE 2x, contudo ainda vai ficar mais rápido que somete 1 SSD desse.

1 SSD = 3.5GB/2.5GB/s

2 SSD = 1.97*2= 3.97GB/s

Acho que dá para entender,resumindo, ganha 0.44gb/s. Talvez não seja muito para tamanho investimento. 😔

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@GabrielLP14 Por isso a importância de um bom chipset e a construção completa na placa, dando o máximo.

Mas "k" entre nós, isso é realmente bem entusiasta. Seria magnífico ver em funcionamento.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
57 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@LNPott Sim, eu to com dois SSDs nessa máquina atualmente, um SSD Samsung EVO 860 2TB(Sistema operacional/MZ-76E2T0B/AM) e um SSD Samsung EVO 1TB(Backup/MZ-76E1T0B/EU).

Embora sejam "SSDs" convencionais SATAS, são excelentes SSDs com boa taxa de escrita e leitura aleatória e sequencial.

Muito bom, eles já são impressionantemente melhores que os velhos "Hard Disk".

Um simples A400 já faz uma diferença enorme desde a instalação do windows até abrir páginas recuperadas do navegador.

Show de bola seu Setup. Forte abraço e boa noite.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...