Ir ao conteúdo

PC reiniciando sozinho quando entro em algum jogo

Ir à solução Resolvido por DAnielFg,

Posts recomendados

Postado

Boa noite. o Clube do Hardware é minha ultima esperança, se não vou sai formatando tudo! 😅

ate o dia 9 de maio  meu pc estava fluindo muito bem sem nenhum problema de travamentos ou reinicialização, no dia 10 de maio o windows atualizou e apos essa atualização desliguei o pc, como trabalho em regime de embarque so liguei o pc ontem e ai começou minha dores de cabeça.

1- fui jogar apex legend o pc reiniciou assim que chegou na tela de exibição

football manager que é um jogo leve pára a GPU reiniciou depois de 1 hora de jogatina ( a temperatura da GPU chegou no max 57 cº e CPU chegou no max 48ºc)

fui testar  the wicher  3 tudo no alto joguei por 30 minutos e so reinicializou depois que eu sair do game ( temp max GPU 74 Cº e CPU 56 cº)

2 - realizei o mentest e deu tudo ok

3- fiz de tudo que vi nos forums que o pessoal tava com o mesmo problema e nao deu certo.

4- percebi que ate um pouco de gargalo esta dando quando abro o msi aftburne junto com alguns jogos (football manager por exemplo) coisa que nao acontecia antes.

5- desmontei e reconectei todos os cabos de força dos periféricos so nao desmontei o processador porque esta bem encaixado, com pasta térmica de prata e nao esta sujo o cooler.

6- despois de montado fui testa apex legend e joguei durante 3 horas sem travas ou reinicialização, fui almoçar e quando vou repetir o teste começou a reinicializar de novo.

nao sei mais o que fazer, vi em alguns foruns que amd esta com problemas no win 10

meu setup:

ryzen 1600

rx580 8gb

PM asus prime b350m-k

8 gb de ram ddr4

ssd 120 gb kingston (OS)

HD 500 gb para jogos e arquivos

fonte corsai 430cx 

obs: driver e bios tudo atualizados

estou desconfiando da fonte porém faz 1 anos que tenho esse setup e ele veio apresentar esse problema agora justamente apos a atualização do windows

me ajudem😪

Postado

@DAnielFg

Eu desconfiaria da RAM, porque suas temperaturas subiram, então a GPU estava com energia suficiente, logo a fonte dificilmente é problema...

Tentaria o seguinte, testar o PC "a frio" e "quente", deixa ele desligado algumas horas, liga e já faça algo que daria o reset, depois deixa o PC ligado, navegue no forum etc, e veja se o comportamento do reset é igual. Quando ele reinicia, você volta a fazer o que estava fazendo ou xinga ele e vai embora? Se volta a fazer o que estava fazendo, o comportamento é idêntico?

Outra coisa, você recebe alguma tela azul? Quando o windows inicia ele reclama que não foi desligado corretamente? Já verificou o log de erros do windows para ver se alguma ação ocorreu no momento que ele reiniciou? Já desligou o reinicio automático em caso de erro?

Por via das dúvidas, a fonte está com a ventoinha funcionando e sem obstrução?

E por último, drivers estão atualizados? Já tentou reinstalar o driver da GPU?

• Curtir 1
Postado

@Rolf William Gewers

O

Citação

utra coisa, você recebe alguma tela azul?

Não

Citação

Quando o windows inicia ele reclama que não foi desligado corretamente?

nao

Citação

Já verificou o log de erros do windows para ver se alguma ação ocorreu no momento que ele reiniciou?

erro 916

Citação

Por via das dúvidas, a fonte está com a ventoinha funcionando e sem obstrução?

esta rodando normalmente

Citação

E por último, drivers estão atualizados?

Citação

Já tentou reinstalar o driver da GPU?

sim, todos os drivers estão atualizados, a bios tambem.

fui fazer o teste do furkmark e so de clicar pra testa o windows reiniciou.

Citação

Tentaria o seguinte, testar o PC "a frio" e "quente", deixa ele desligado algumas horas, liga e já faça algo que daria o reset, depois deixa o PC ligado, navegue no forum etc, e veja se o comportamento do reset é igual

.vou tentar fazer isso 

Postado

@DAnielFg

O furmark judia pra caramba da GPU, se só de dar o start ele já da o reset, achou o bug... GPU, agora precisa triangular para identificar qual o problema nela.

Reinstalar os drivers, mas faça uma reinstalação total, retira os antigos, reinicia, deixa o windows colocar os dele, confirma a versão, caso ele esteja usando algum cache etc... pode até aproveitar e fazer um teste no furmark nesse momento, e ai sim instala os novos.

Tenta trocar os cabos de energia da GPU, use outro.

E por último, testa outra GPU... Esse problema pode ser o VRM dela, se sobrecarga, antes do VRM explodir a fonte da o reset para prevenir problema.

• Curtir 2
Postado

Cara... o pc inteiro está em stock? Processador, memória e gpu? Isso me soa como overclock instável de gpu... o adrenalin faz isso, fecha jogo e volta as configurações caso esteja ultrapassando os limites.

Já tentou rodar um teste resetando as configurações da bios e a gpu como de fábrica? Tive dois problemas com ryzen até agora e deu pra resolver. O primeiro foi os drivers do chipset... toda vez que eu instalava o pacote... o windows update por não sei qual motivo passava por cima dos drivers da amd e instalava genéricos da microsoft... A solução foi baixar o pacote da amd, desconectar a internet e aí sim instalar. Depois disso até uns spikes de umas semanas atrás pararam. (Começou depois de um update do windows).

O outro problema foi configurar memória... meee, é possível conseguir arrancar bom desempenho delas mas tudo precisa ser feito manualmente. Deu até que bom o resultado. E olhe que é uma daquelas corsair baratinha que agora custa 150 pila o pente.

Um outro teste que eu faria é diminuir 50mv do estado 6 e 7, e no estado 5 uma média entre o valor do 6 com undervolt e o estado 4. Uns 20mv a 30mv da memória também dá pra reduzir.

514445526_Anotao2019-05-17195832.thumb.jpg.be3a7bb5dae0c7616324d885c148fd0e.jpg

• Curtir 1
Postado
30 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@DAnielFg

O furmark judia pra caramba da GPU, se só de dar o start ele já da o reset, achou o bug... GPU, agora precisa triangular para identificar qual o problema nela.

Reinstalar os drivers, mas faça uma reinstalação total, retira os antigos, reinicia, deixa o windows colocar os dele, confirma a versão, caso ele esteja usando algum cache etc... pode até aproveitar e fazer um teste no furmark nesse momento, e ai sim instala os novos.

Tenta trocar os cabos de energia da GPU, use outro.

E por último, testa outra GPU... Esse problema pode ser o VRM dela, se sobrecarga, antes do VRM explodir a fonte da o reset para prevenir problema.

vou fazer isso, vou reseta o windows, vou reinstalar tudo de novo, vou abrir novamente o gabinete e verificar novamente os cabos, instalar os drivers sem internet. depois eu venho aqui e falo se deu certo.

o pior é que nao tenho outra GPU pra testar e onde moro no interior é difícil, o maximo que consigo fazer segunda se nao der jeito aqui é levar pra um técnico testar a fonte e a gpu.

32 minutos atrás, Anderson K disse:

Cara... o pc inteiro está em stock? Processador, memória e gpu? Isso me soa como overclock instável de gpu... o adrenalin faz isso, fecha jogo e volta as configurações caso esteja ultrapassando os limites.

Já tentou rodar um teste resetando as configurações da bios e a gpu como de fábrica? Tive dois problemas com ryzen até agora e deu pra resolver. O primeiro foi os drivers do chipset... toda vez que eu instalava o pacote... o windows update por não sei qual motivo passava por cima dos drivers da amd e instalava genéricos da microsoft... A solução foi baixar o pacote da amd, desconectar a internet e aí sim instalar. Depois disso até uns spikes de umas semanas atrás pararam. (Começou depois de um update do windows).

O outro problema foi configurar memória... meee, é possível conseguir arrancar bom desempenho delas mas tudo precisa ser feito manualmente. Deu até que bom o resultado. E olhe que é uma daquelas corsair baratinha que agora custa 150 pila o pente.

Um outro teste que eu faria é diminuir 50mv do estado 6 e 7, e no estado 5 uma média entre o valor do 6 com undervolt e o estado 4. Uns 20mv a 30mv da memória também dá pra reduzir.

514445526_Anotao2019-05-17195832.thumb.jpg.be3a7bb5dae0c7616324d885c148fd0e.jpg

vou fazer isso, resetar a bios de fabrica e reinstalar tudo , so nao faço undervolt porque nao tenho experiencia. 

o ***** é que tudo aconteceu depois dessa maldita att do windows, estava vendo em foruns que perifericos da amd estava dando esses problemas com windows 10 =/ 

Postado
25 minutos atrás, DAnielFg disse:

vou fazer isso, resetar a bios de fabrica e reinstalar tudo , so nao faço undervolt porque nao tenho experiencia. 

o ***** é que tudo aconteceu depois dessa maldita att do windows, estava vendo em foruns que perifericos da amd estava dando esses problemas com windows 10 =/ 

HUAUHuhauhhua, precisa ter medo não!

Seguinte...

undervolt.thumb.jpg.05aa6b262d33369be32f29091b0592e3.jpg

Estado 7 tem 1175 correto? Então, -50mv fica com 1125

Estado 6 tem 1112. -50 = 1062

Estado 5 = estado 4 (1012) + estado 6 corrigido (1062)

dividido por 2 = 1037 no estado 5

Então os valores que você vai alterar é:

estado 5 1037

estado 6 1062

estado 7 1125

No caso da memória, a mesma coisa, dá pra tirar uns 30mv.

Depois disso vai ter a opção APLICAR, no canto superior direito e salvar perfil, recomendo que salve o perfil também.

Aí é ir testar a placa de vídeo.

A opção REDEFENIR, volta tudo ao original como veio. Então, é tranquilo!

• Curtir 1
Postado

boa tarde pessoal. desculpe a demora! 

fiz o undervolt da GPU que o Anderson K indicou ,porém  no jogo do Apex o problema persiste continua reiniciando o pc assim que entra na tela principal do jogo. 

vou testar em jogos que não exige muito da GPU como o Football manager.

a GPU tem 1 ano de uso, a fonte tem 5 anos estou começando a achar que é a fonte que não ta aguentando a GPU

segunda vou levar para um técnico e ver se ele tem como testar com um fonte mais potente e ver o desempenho dela.

vocês indicaria algum programa para monitorar GPU

• Curtir 1
Postado

Tem vários por aí. Alguns que sei que funcionam bem com gpu amd são:

Saphirre trixx,

gpuz

o próprio driver da amd se você apertar ctrl +shift + o.

nztx CAM

e o mais conhecido é o afterburner.

Vai tudo ao gosto do freguês.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Anderson K disse:

@Anderson K vi que o driver de video estava como se fosse da microsoft. dei uma pesquisa e fiz uma serie de etapas ate instalar o driver da amd de novo.

1- usei  o wu10man pra bloquear as att do win

2- exluir a pasta amd na unidade C:/

3- em modo de segurança desinstalei os driver de video com DDU

4- sem esta conectado a internet instalei o mais novo driver da amd 5.1 

e mesmo assim o driver de video continua com a assinatura da microsoft. è normal esta assim? nao deveria esta com assinatura de driver da amd ?

coincidentemente a data que esta no driver 09/05/19 foi quando começou a gerar os problemas de reinicialização.

driver amd.png

• Solução
Postado

boa noite, gostaria de agradecer vocês que dedicaram um pouco de vosso tempo para me dar dicas

fiz esses passos aqui 

1- usei  o wu10man pra bloquear as att do win

2- exluir a pasta amd na unidade C:/

3- em modo de segurança desinstalei os driver de video com DDU

4- desabilitei o windows defender

5- sem esta conectado a internet instalei o mais novo driver da amd 5.1 

e deu certo.

O windows estava tipo corrompendo cada driver que instalava. 

a fonte nao era porque joguei durante 2 horas e a placa nao consumiu mais do que 140w.

valeu pessoal 

• Curtir 2
Postado

Vai monitorando pra ver se volta a acontecer novamente. Se voltar a acontecer, dá um pulo em assistência pra testar as peças, mas de fato andou acontecendo umas substituições bem estranhas de drivers específicos por drivers da microsoft. E nesse caso ali do provedor do driver ser a amd e o signatário digital ser a microsoft tá tudo certinho!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...