Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde amigos, tenho um HD Seagate Barracuda de 1 TB com uns três ou quatro anos de uso. O problema que ele apresenta é que ele está mais lento do que deveria estar. Eu costumo fazer testes de desempenho com o UserBenchmark, e ele sempre determina uma pontuação de 70-80% para meu HD, quando na verdade a maioria dos exemplares deste modelo consegue alcançar 100-115%. É uma perda bem considerável. Antes, eu atribuía essa lentidão ao fato de que a minha placa-mãe só tinha portas SATA 3 GB/s, então alguns meses atrás eu comprei uma nova, que tinha portas SATA 6 GB/S. Assim que eu instalei o Windows depois de trocar de placa-mãe e formatar, fiz o teste e ele apontou um resultado esperado para um Barracuda de 1 TB, então eu pensei que o problema estava sanado. Equivoquei-me, porque agora eu estou fazendo testes e o HD voltou a apresentar os mesmos resultados que apresentava na placa-mãe antiga, 70-80%. A perda de desempenho é bem visível, na verdade. Ele está virado numa carroça pra abrir programas.

Eu acho estranho porque, fiz o benchmark no notebook do meu pai, que tem especificações bem inferiores ao meu computador, e os testes apontaram cerca de 50-60% de desempenho no HD dele, o que é esperado para um HD de notebook. Na prática, contudo, o Google Chrome abre muito mais rápido lá, por exemplo.

Postado

Não sei se três ou quatro anos é tempo o bastante para a degradação, porém HDs convencionais por terem partes mecânicas e toda coisa móvel, com o tempo começa a perder performance mesmo, ao meu ver poderia ser isso a justificar os 80-85%.
Entretanto você pode verificar outras coisas a parte como cabo SATA, embora dificilmente isso influa em algo.

Postado

@Bernardo Lansing Verifique se o HD não está muito fragmentado.

Use o HD Tune e poste as informações da aba "Health".

Execute o "Error Scan" e poste os resultados.

16 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

Não sei se três ou quatro anos é tempo o bastante para a degradação, porém HDs convencionais por terem partes mecânicas e toda coisa móvel, com o tempo começa a perder performance mesmo, ao meu ver poderia ser isso a justificar os 80-85%.

Tempo é algo muito relativo. O HD pode ser antigo, mas com poucas horas de uso, pode ter poucas horas de uso, mas é ligado e desligado constantemente, é pouco utilizado, mas opera sempre acima da temperatura recomendada... Tudo isso influencia no desgaste.

Postado
3 horas atrás, Erso disse:

Verifique se o HD não está muito fragmentado.

Use o HD Tune e poste as informações da aba "Health".

Execute o "Error Scan" e poste os resultados.

HD 0% fragmentado.

Aba Health: tudo OK.

image.thumb.png.8e63722cacc23228c158bce48928f3fb.png

O error scan indicou que todos os setores estão em boas condições.

Eu também tinha pensado que o problema poderia ser o cabo, mas considerando que o benchmark já havia alcançado mais de 100% de pontuação, essa possibilidade acaba sendo descartada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!