Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculo do fator de utilização da área kW em traço de ferrite


Posts recomendados

Oi pessoal? gostaria de pedir a ajuda dos mais idosos e entendidos que eu rsrs! Para me ajudar nessa questão , sobre o cálculo da área utilizada do cobre  kW , em traço de ferrite,?

 Pessoal eu queria resolver todos estes fatores ,tipo Kp,KW, e saber também resolver o calculo da Densidade ! Jmax

Screenshot_20190524-192126.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, MOR disse:

Todas as suas dúvidas (e muito mais) estão respondidas no livro 

Título: Transformer and Inductor Design Handbook

Autor: COLONEL  WM.  T.  MCLYMAN

Distribuidor: 

Marcel Dekker, Inc.
270 Madison Avenue, New York, NY  10016, U.S.A.

MOR_AL

E ele esta em PDF Mor? Gratuito?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Carlosfrances disse:

Oi pessoal? gostaria de pedir a ajuda dos mais idosos e entendidos que eu rsrs! Para me ajudar nessa questão , sobre o cálculo da área utilizada do cobre  kW , em traço de ferrite,?

 Pessoal eu queria resolver todos estes fatores ,tipo Kp,KW, e saber também resolver o calculo da Densidade ! Jmax

 

Traço de ferrite!? Vou te passar uma palavra chave, se for experto vai chegar onde precisa, depende só de você... Segue: "INEP"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/05/2019 às 09:34, [Daniel] disse:

 

Traço de ferrite!? Vou te passar uma palavra chave, se for experto vai chegar onde precisa, depende só de você... Segue: "INEP"

Agradeço a ajuda mais não encontrei , esse aqui é o fator KW que estou falando ela não é uma constante kW =0,7 eu quero usar 0,9 mais cadê a desmostração dos cálculos ? Entendi kkkkkk

Screenshot_20190526-181342.png

adicionado 3 minutos depois
Em 24/05/2019 às 21:10, MOR disse:

Todas as suas dúvidas (e muito mais) estão respondidas no livro 

Título: Transformer and Inductor Design Handbook

Autor: COLONEL  WM.  T.  MCLYMAN

Distribuidor: 

Marcel Dekker, Inc.
270 Madison Avenue, New York, NY  10016, U.S.A.

MOR_AL

Todas não kkkkk cadê o calculo da constante KW  , mais a proposito o livro é excelente valeu ! Mor! 

Screenshot_20190526-181342.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde eu sei, KW é o fator de utilização da área da janela (W de window). 

É quanta área dos fios cabe na área da janela. 

Se você enrolar apenas uma bobina, como em um indutor e não usar máquina de enrolar fios, mesmo enrolando direitinho, dificilmente conseguirá KW maior que 0,4.

Pense bem, a seção transversal dos fios, na quase totalidade dos casos é circular. Um enrolamento com fios justos, vai ocupar uma área circular em um espaço quadrado. Círculo de diâmetro D igual ao lado do quadrado. Aí já tem uma redução de KW.

Tem também as folhas isolantes entre camadas e os extremos dos fios cruzam o espaço transversalmente aos fios dos enrolamentos. Se for um trafo, ainda tem que incluir mais isolamento e mais fios em posição transversal aos enrolamentos.

Tem também o fato de que um enrolamento dificilmente termina com a utilização total da sua última camada.

Eu costumo fazer meus trafos para fontes chaveadas com KW = 0,3.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MOR disse:

Até onde eu sei, KW é o fator de utilização da área da janela (W de window). 

É quanta área dos fios cabe na área da janela. 

Se você enrolar apenas uma bobina, como em um indutor e não usar máquina de enrolar fios, mesmo enrolando direitinho, dificilmente conseguirá KW maior que 0,4.

Pense bem, a seção transversal dos fios, na quase totalidade dos casos é circular. Um enrolamento com fios justos, vai ocupar uma área circular em um espaço quadrado. Círculo de diâmetro D igual ao lado do quadrado. Aí já tem uma redução de KW.

Tem também as folhas isolantes entre camadas e os extremos dos fios cruzam o espaço transversalmente aos fios dos enrolamentos. Se for um trafo, ainda tem que incluir mais isolamento e mais fios em posição transversal aos enrolamentos.

Tem também o fato de que um enrolamento dificilmente termina com a utilização total da sua última camada.

Eu costumo fazer meus trafos para fontes chaveadas com KW = 0,3.

MOR_AL

Sim correto mais eu quero os cálculos , a formula porque posso fazer um teste usando fios esmaltados quadrados  também! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma frase no Clube do Hardware diz assim Clube do Hardware descomplicado a tecnologia , meu irmão VEI eu já to me irano kkkkkkkkkkkkkcomo é que se mede o fator arra do carritel Aw é pelas beradas na parte da base de cima kkkkk ou todo o quadrado e o h que é D altura eu entendi , rsrs só a parte de cima que não , é isso mesmo ? A medida desse C?rs alguém me corrija kkk estou super burro!

Screenshot_20190530-214023.png

adicionado 10 minutos depois

Povo do meu Brasil Varonil rsrs filhos da Pátria kkkk eu andei fazendo alguns cálculos e ainda não coloquei valores em algumas variáveis no caso eu quero um indutor com corrente de pico 1A e corrente eficaz de 500mA alguém?

IMG_20190530_220017.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do jeito do você escreve, facilmente entenderias minha resposta se te dissesse...

Angry-Meme-021.jpg.2eb01348ea06c8f92a3d911ad1b8de1d.jpg

 

Enfim... Note o fundo do slide.

20190602_234710.png.800992f5545be5a90f6bb6097c3d9b5a.png

http://inep.ufsc.br/pagina-inicial/

 

Se quer livros, preferencialmente em português, procure por Ivo Barbi, você encontra alguns em .pdf, ricos em informações e outros gratuitos inclusive, viva BRASIL!. Curiosidades de lado;

 

Voltando ao assunto do tópico, pra mim estás escrevendo sobre tópicos isolados sem contexto, obviamente não vou te entregar um "miojo", tente reformular sua pergunta e deixar mais objetivo a sua dúvida e o que pretende fazer de fato, tem que seguir um raciocínio pra alguém começar a tentar entender alguma coisa, não estou à me abster de lhe ajudar.

 

Enquanto o Mor usa o Kw=0,3/0,4, por outro uso aqui Kw=0,6/0,7, isso vai te ajudar? será? Estamos falando da mesma coisa? Veja bem, com o resultado dessa equação você só vai determinar a relação AeAw mínima que você precisa pra construir um determinado indutor/transformador. Multiplicação você sabe fazer, encontrar o dado Ae no datasheet do fabricante do núcleo e o Aw no datasheet do fabricante do carretel, então você sabe o que tem pra comprar, ai você compara com esse resultado pra ver se tem como chegar perto do que precisa. Isso é só uma pequena parte de vários cálculos.

 

A maior parte dos dados estão explícitos na própria equação como constantes (de forma isolada), a frequência de chaveamento e rendimento do conversor você deve saber, se é isso mesmo que esta fazendo...

 

Kp=0,5 pois no caso do conversor forward se admite que o primário ocupe metade da área total do cobre, já o Kw=0,4 por causa do material isolante que é usado para isolar os dois enrolamentos, vai lá... "que podemos dizer que nesse caso são constantes pré-definidas", não longe disso, o fluxo magnético e a densidade de corrente pode tomar por constantes também.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!