Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola galera, venho a vocês com algumas duvidas, tenho um projeto em meu curso que é para sanar um problema existente, e o meu é o seguinte: "Idosos que não lembram de tomar seus remédios".

Eu e um grupo de amigos pensamos em uma maneira de sanar este problemas. Pensamos em um despertador que o idoso configuraria com sua voz, para lembrar-lo de tomar seus remédios. Este despertador seria composto por um gravador ( onde o próprio idoso gravaria o nome do seu remédio para lembrar-lo), um despertador digital com variações no horário, exemplo : "Tomar remédio 08:00, tomar carvedilol " e também  "Tomar remédio 20:00, tomar carvedilol ".

O aparelho ter uma forma de identificar horários  distintos. Lembrando que não tenho base de eletrônica e todos os membros do meu grupo também são leigos, estou aqui para saber se é possível fazer e quanto teríamos que desembolsar para concretizar o projeto, se seria viável nos investirmos ou pular para outro questão.

• Membro VIP
Postado

Amigo, talvez isso já exista algum aplicativo para smartphone, não? Se não, eis uma oportunidade pra desenvolvê-lo. 100% software. Especialmente interessante pra quem

3 horas atrás, lucashp disse:

não tenho base de eletrônica e todos os membros do meu grupo também são leigos

mas vai que 1 ou 2 tem alguma manha em programar smartphone? Ou pelo menos sente alguma vontade. O bacana... custo zero e bom pra veiarada...

Foi bom você ter me lembrado... ta na hora de tomar meu anti piscótico....

Postado

@Isadora Ferraz Ola Isadora, sim já existe aplicativos para isso, mas o interessante é fazer o aparelho, porque eu pensei nisto pois meu avo tem dificuldades de lembrar de toma o seu remédio, os idosos  geralmente não usam celulare, por isso não optei por aplicativo.

Postado
43 minutos atrás, lucashp disse:

Ola Isadora, sim já existe aplicativos para isso, mas o interessante é fazer o aparelho, porque eu pensei nisto pois meu avo tem dificuldades de lembrar de toma o seu remédio, os idosos  geralmente não usam celulare, por isso não optei por aplicativo.

Os idosos não usam celular, porém você pode pegar um pra adaptar e usar como gravador.

Montar o aparelho do zero, complica um pouco na hora do próprio usuário gravar o nome dos remédios. Se for pra emitir sempre as mesmas frases é mais simples.

Postado
7 horas atrás, lucashp disse:

Lembrando que não tenho base de eletrônica e todos os membros do meu grupo também são leigos, estou aqui para saber se é possível fazer e quanto teríamos que desembolsar para concretizar o projeto, se seria viável nos investirmos ou pular para outro questão.

Pule para outra.

Teria de usar um Arduino Micro, um módulo de Grav/Repr. MP3, um relógio RTC, mais display gráfico e algum tipo de teclado, além de um microfone e um pequeno alto-falante.

E saber programar isso no Arduíno.

Para quem não tem noção, não dá.

Paulo

• Membro VIP
Postado

Uma ideia mais simplista é você fazer um multi alarme em horários programados. Coloque os remédios em gavetinhas ou caixinha com leds e além de tocar, cada hora acende o correspondente. Para de alarmar quando ele abrir. Com mc é bem fácil fazer mesmo com poucas noções. Um tcc bem bacaninha...

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!